CNB X KEYD – Escalada CBLOL 2018

CNB X KEYD

Eai pessoal, Zero aqui e hoje vamos falar um pouco mais sobre a série entre CNB e Keyd. Na semana passada eu fiz um post falando de quem eu acho que vai subir na escalada e quem vai ficar pelo caminho. E, a primeira previsão eu já acertei, os guerreiros da Keyd atropelaram a RPG e seguem seu caminho contra a CNB!

No próximo sábado, dia 18/08, a batalha entre os Blumers e os Guerreiros acontecerá às 13:00 e será em uma melhor de cinco. Já vou deixar meu palpite aqui, vai ser uma série longa e bem diversificada, ainda mais por parte da CNB, que traz como principal trunfo seu elenco com múltiplos rosters. Então, aposto em um 3×2 para qualquer uma das equipes!

 

Histórico de Guerra

No último split, durante a fase regular a CNB ganhou da Keyd. Porém, jogaram a primeira partida da escalada devido a sua colocação na tabela (5º lugar), enquanto a Keyd terminou em 3º lugar e ficou logo acima da CNB, que jogaria contra a Pro Gaming. Naquela época, poucos apostaram na CNB para passar da primeira fase, mas os Blumers triunfaram e com uma das séries mais emocionantes da história do CBLOL, ganharam da PRG e subiram na escalada.

Mas, esse “Hype” foi rapidamente destruído pela Keyd, que mantém o mesmo elenco, na próxima fase da escalada. Foi um 3×0 contra a CNB e mandaram os Blumers para casa com um gosto amargo na boca.

Já nesse split, ambos os times mantiverem os 5 jogadores que jogaram aquela séries e ambos os times apenas contrataram jogadores novos, como o atirador Klaus por parte da Keyd e o meio Brucer, no caso da CNB, mas a história foi um pouco diferente do último split.

A CNB começou com seu famoso “autofill” levando 4 vitórias nas primeiras 4 semanas do CBLOL e depois decaindo de “Poder”. Com a mudança de patchs e estabilização do meta, acabaram chegando à última semana fragilizados, enquanto o time da Keyd, após 2 semanas vitoriosas, perderam 4 séries seguidas e chegaram na última semana muito desacreditados, com perigo até de rebaixamento!

>>> Veja: Power Ranking Escalada CBLOL

Os times se encontraram na última rodada do CBLOL e a CNB veio com surpresas: pela primeira vez utilizou seus dois reservas novatos, Hyoga e Bideki. Ambos vieram das filas ranqueadas e não possuíam experiência competitiva. Com a impossibilidade de mudar de posição da tabela, a CNB viu como boa essa chance de melhorar os novatos e dar um pouco de experiência a eles.

O que vimos foi uma CNB extremamente confusa e decepcionando novamente. Após 2 semanas perdendo série atrás de série e com uma adversária revigorada, cometendo menos erros do que antes, a Keyd fácilmente fez um 2×0 na CNB e cravou sua subida para a escalada.

Só que agora em uma situação reversa do split passado, enquanto a CNB espera a Keyd, os Guerreiras tiveram que ultrapassar a primeira fase da escalada, onde com certa facilidade ganharam do time da RPG, e agora irão enfrentar os Blumers!

 

O Confronto!

Agora que já sabemos um pouco do histórico de combate dessas equipes, podemos perceber que o time da CNB vai entrar com tudo nos campos da justiça, com todas suas armas secretas, que, não por acaso, são seus pontos mais fortes.

Após a estabilização do meta e a estratégia de “autofill” ter sido enfraquecida, o time da CNB pareceu, em um geral, completamente perdido. Apresentaram jogos apáticos dependendo de performances individuais para algum êxito e pareciam não ter uma estratégia que acompanhasse o estilo de jogo da equipe. Talvez nem eles soubessem o seu estilo de jogo. Mesmo após 2 semanas de derrotas e muito treino, a CNB aparece jogando com dois jogadores reservas e novatos, o que aumenta muito a incógnita do real potencial da equipe!

Por outro lado, o time da Keyd, que vinha de uma caída, ressurge das cinzas e crava sua classificação para escalada mostrando um jogo esperado do famoso Exódia. E, logo na sua estreia da escalada, afunda o time da RPG (Antiga IDM) com três partidas controladas e com composições e estilo bem “padrão”, com nenhuma novidade, apenas uma ótima execução do plano de jogo e macro consistente.

A maior arma da CNB nesse confronto será os seus reservas e diferentes estilos de jogo. Com um roster de 9 jogadores, há muitas opções de mudanças durante a série e picks diferentes que podem vir e surpreender os guerreiros. Porém, isso também pode ser sua maior fraqueza, porque, no total, já vimos 3 “Rosters” diferentes vindo da CNB e, quanto mais rosters, mais divisão de treinos e mais difícil se torna identificar problemas e solucioná-los. Então, essa é uma questão muito complexa que só descobriremos no próximo sábado.

Já pelo lado da Keyd vejo um time com um macro e estilo de jogo muito mais definido e afiado, com muita experiência e mecânicas individuais absurdas. A Keyd, que vinha definhando nas últimas semanas, vem de cinco jogos ótimos e extremamente convincentes, o que é esperado de um elenco com tantos títulos.

Uma das grandes forças deste elenco em playoffs sempre foi o scouting, o estudo do inimigo. Mas, nesse caso em específico, é extremamente difícil estudar um time com tantos rosters e informações, a previsibilidade é quase nula.

Enquanto a CNB já assistiu vários jogos e com certeza tem um material muito mais direcionado para ser estudado, a Keyd não tem nenhuma informação atual. Então, vejo que esse é um dos confrontos mais enigmáticos do CBLOL e qualquer lado que sair vitorioso não será uma surpresa. Mas, garanto a você que podemos esperar uma incrível série com alguns cheeses e partidas emocionantes!

E você, está torcendo para quem? Deixa ai nos comentários!

Vinicius “Zero” Pereira acompanha o cenário nacional e internacional competitivo de LOL há mais de 5 anos e atualmente trabalha como analista na LDL E-Sports.

Além disso, atua no Escola de Invocadores criando conteúdos relacionados ao CBLOL e análises em geral.