Como aumentar a Champion Pool

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach de League of Legends e hoje eu vou falar sobre Champion Pool.

Qual a maneira correta de aumentarmos a nossa Champion Pool?

Essa é uma pergunta que recebo frequentemente, então vamos respondê-la.

Mas antes, vamos tirar outra dúvida.

O que é Champion Pool?

A Champion Pool são todos os campeões com que você sabe jogar, isto é, jogar bem. Os campeões que você tem conhecimento e já jogou partidas o suficiente para entender bem como funciona.

Para um campeão fazer parte da sua Champion Pool você precisa conhecer os pontos fortes e fracos dele, entender as Match Ups, saber os Powers Spikes, como jogar com vantagem, com desvantagem, enfim, saber “tudo” do campeão.

Isso é tão relevante que é um dos pontos decisivos de jogadores profissionais. Sabe quando algum jogador mediano começa a se destacar do nada e joga demais ou quando um jogador que é muito bom começa a cair de rendimento? Muitas vezes isso acontece porque, com a mudança do meta, eles precisam usar campeões de dentro ou fora da sua Champion Pool original. E isso faz com que eles brilhem ou apaguem.

Mas, qual a importância da Champion Pool?

Quando falamos de níveis profissionais, ter uma Champion Pool vasta é essencial para não ficar preso a determinadas estratégias. Ou, com os 5 bans, não acabar sem ter um campeão que você saiba jogar aberto.

Um bom exemplo disso foi o Olaf do Peanut durante o MSI. Todos os jungles do meta estavam banidos e ele sacou um Olaf que ninguém tinha usado ainda. Deu certo, e não só isso, ele destruiu o jogo, o que fez com o Olaf passasse a fazer parte do meta do MSI.

Mas, falando em SoloQ, como a Champion Pool deve ser encarada? Curiosamente, enquanto em níveis profissionais uma Champion Pool grande é recomendada, na SoloQ o contrário se aplica.

É importante termos opções de pick caso acabemos fechados ou possivelmente counterados, mas não é necessário ter uma Champion Pool grande. Ela deve aumentar lentamente, de forma gradativa.

Mas…

Como aumentar a Champion Pool?

Muitos jogadores não sabem exatamente como fazer para aumentar a Champion Pool, o que é normal. Temos muitos campeões e para colocar um novo na Champion Pool exige treino. Mas quanto treino?

O quanto precisamos nos dedicar a cada campeão? Essa é uma pergunta difícil, porque campeões diferentes tem níveis de maestria diferente. Por exemplo, dominar uma Caitlyn é mais fácil que uma Vayne. Dominar um Braum  é mais fácil que um Thresh. Por conta disso, precisamos ter uma forma concisa de fazer essa análise.

E é isso que eu vou te contar agora. Como treinador, eu criei uma métrica para que meus jogadores adicionassem novos campeões que eu queria usar. Ela funcionava assim:

Cada jogador teria 3 campeões para aprimorar. O primeiro campeão seria o foco, o segundo um substituto e o terceiro para caso nossas opções principais estivessem bloqueadas.

O foco era o campeão mais provável de pegarmos para a posição, não o que mais queríamos. Por exemplo, entre Tristana e Cait no meta de hoje, a Cait é melhor, mas nós focávamos Tristana sabendo que a Cait estaria fechada. O segundo é a Cait e o terceiro poderia ser uma Jinx.

Dentro de uma semana ele jogaria todas as partidas com esses campeões, o que dava umas 35 ~ 40 partidas. E, dentro da avaliação dele, no fim de semana antes de jogarmos, ele me dizia se estava seguro com todos e o quanto de segurança tinha.

Às vezes, quando algum campeão exigia muita mecânica, como foi o caso do Lucian uma vez, nós estendíamos por mais uma semana até o jogador se sentir seguro. Claro, isso é um tanto quanto subjetivo, mas é simples. Apenas se faça esta pergunta:

“Eu estou conseguindo render tanto com esse campeão quanto com os que já estão na minha Champion Pool?”

Se a resposta for sim, em KDA e Winrate, ótimo, você pegou o jeito.

Mas isso que eu falei é para times.

E em SoloQ?

Quando se trata de SoloQ é mais simples, porque ninguém depende de você e não tem tempo de aprendizado limite.

Para SoloQ, apenas siga essas dicas:

  • Escolha 3 campeões
  • Cada campeão deve executar uma função diferente
  • Jogue apenas com esses 3 campeões até se sentir completamente seguro com eles.

Pronto.

Eu aconselho manter esses campeões por bastante tempo, usando 3 para cada rota por conta do Autofill. Os da sua rota mãe, ou seja, a sua role, você usa pode trocar depois de algumas semanas, mas os outros, eu não aconselho trocar.

Isso vai ajudar a sua Champion Pool a crescer de maneira saudável, de 3 em 3 campeões, e você vai começar a masterizar todos os da sua role. O ideal é acrescentar aos poucos e pegar o máximo de maestria possível com cada um.

Se quiser aumentar o número mais rápido, jogue 5 ~ 6 partidas por dia e troque os campeões dentro de 1 ~ 2 semanas. Isso vai ajudar a ter uma ampla noção de cada um dos campeões, apesar não te dar uma real maestria com eles.

Porém…

Quando falamos de Champion Pool para soloQ, ela não precisa ser grande. É muito melhor saber jogar só com 3 campeões e ser um absurdo com eles do que jogar com 20 e fazer um trabalho meia boca com cada um.

Você não precisa ser, e eu aconselho que não seja, mono champion, porque pode acabar sendo facilmente counterado. Mas, escolher 3 personagens para desempenhar funções diferentes e ser o melhor com eles é uma ótima ideia.

Por exemplo, se for jogar de suporte, aconselho fazer 3 escolhas que se completem para caso de necessidade.

Escolha um Blitz para Pick off e All In, vai funcionar bem contra composições frágeis e sem scape.

Escolha uma Nami para sustain e pressão de troca na lane. Vai funcionar bem com e contra lanes de early forte, como Draven ou Cait.

E escolha um Braum como um suporte defensivo, para peel e focar em Team Fights.

Pronto, você tem 3 escolhas, cada uma para uma situação diferente e pode escolher conforme o necessário, sendo o melhor com cada um deles.

Faça isso em cada uma das 5 roles, Top, Jungle, Mid, Adc e Sup e pronto, jogue só com esses campeões.

Você não vai ser counterado e vai conseguir um bom desempenho sempre.

Conclusão

Ter uma Champion Pool grande é útil, mas faz mais sentido em jogos profissionais. Para a soloQ é melhor jogar com campeões que você domina de verdade do que com o que está no meta.

Seja em soloQ ou em equipe, não tente aprender mais de 3 campeões ao mesmo tempo, não dá certo. 3 é um número ideal.

Pode-se ainda manter o que chamamos de Pocket Pick, um pick específico que fuja a todas as situações comuns, mas que você domina muito e sempre vai usar quando a situação for favorável. Por exemplo, uma Nidalee Mid ou Kassadin Top. Coisas assim.

Por fim, espero que tenha gostado! Se gostou, dá uma conferida nos nossos posts sobre Como subir de elo, tem várias dicas legais lá!

Um abraço!

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.

11 thoughts on “Como aumentar a Champion Pool

  1. Muito bacana! É uma coisa que muita gente tem dúvida, e que eu sempre busquei fazer.
    Desde que passei a jogar ranqueadas que eu busco focar bastante na minha Champion Pool. Jogo de Atirador e Caçador. Decididamente, como Atirador eu tenho Ashe (Utilidade com Controle de Grupo, Rota mais flexível, mais voltada pra pick offs), Miss Fortune (Dano Puro, Rota mais forte e alto impacto nas lutas) e Sivir (Utilidade, porque sou tarado em Utilidade, só que voltada para iniciação e entrada nas lutas, além de uma rota mais defensiva do que as outras). Não uso atiradores com mobilidade por falta de gosto mesmo. Na Selva, uso Evelynn (assassina, voltada pra pick offs e até iniciação nas lutas), Elise (early game com mais ganks e mais controle de grupo) e Hecarim (iniciação de lutas, alto impacto nas lutas em equipe e tanque). Eu usava Rek’Sai, mas a função dela e da Elise é praticamente a mesma.

    Acha que a pool tá interessante?

    Pelo meu PC não ser perfeito já busco esses campeões que não requerer tanta mecânica em si, e também porque gosto do kit de cada um.

    1. A Pool tá boa sim, mas na jungle seria legal você adicional algum tanker mais raiz como um Gragas ou coisa do gênero. Isso iria ajudar a ter mais opções caso o time esteja muito papel. Mas nada demais, o Hecarim consegue fazer um pouco desse papel e a Elise também dependendo da build.

      De resto, muito bom que você já faça isso! Parabéns!

      Um abraço!

  2. Opa Heye blz???
    Cara eu jogo suporte/mid, minha pool de suporte eu escolhi usar, Tresh( bom peel e pode servir de utilidade ou de all-in dependendo da situação), Lulu(encantador com boa proteção pro adc/algum outro carry do time e Karma( bom dano na rota e pressão em lane, pode ser usado como encantador quando precisar ou mais dano). No mid eu uso Ahri( bom roaming, all-in e pick off), Orianna( boa tf e controle de wave e objetivos) e Twisted Fate( gosto desse carinha para fazer pick off ou split). Você acha que teria como melhorar a pool, incluir algum champion para novas situações??

    PS: Parabéns pelo trabalho cara!!!!! Ainda quero coaching hein!!!!

    1. Obrigado! E quanto ao coaching, deve sair algo sobre isso daqui a algum tempo, então fica de olho aí hehe.

      Sua pool está boa, são campeões bem completos e que vão servir em muitas situações. Talvez um dia ou outro você jogue counterado, mas nada que dê para matar. Na verdade, esse é até o tema de um posto futuro.

      Não precisa incluir nada, poderia colocar um assassino, se fosse o caso, mas não faz falta.

      Continue assim!

      Abraço!

  3. Legal, só que eu tenho um Certo desconforto com Campeões sem Mobilidade, Eu jogo de Ahri e Kassadin, mobilidade boa e conseguem dar roaming, tento jogar de orianna não consigo, tento jogar de Syndra fui razoavelmente normal. Compensaria comprar a Le Blanc Zed ou Talon pra treinar ? já que Tem um Roaming forte e Mobilidade

    1. Seria bom ter um Mage Controler. Eu vou fazer um Guia sobre eles daqui a algum tempo. O problema para você é que eles normalmente não tem mobilidade. Syndra, Viktor, Orianna, etc.

      Mas, jogar com campeões sem mobilidade é bom porque nos força a consertar nossos erros de posicionamento. Se quiser, pode testar aprender com um deles que seja mais simples, ou, usar Ekko como Mage Controler. A ideia é controlar a rota.

      No mais, um abraço!

      1. Então seria bom eu Treinar com Ahri Kassadin e Syndra inicialmente ?

        Estou no Aguardo do Guia de Mage Controler.

  4. Jogo anivia, como comentei em outro post.
    Gostaria de saber como funciona sua função, seus pontos fortes e quais seriam possíveis campeões para eu treinar em segundo e terceiro lugar.

    Tenho pensado em zigs, cassiopeia ou veigar, conheço as mecânicas de todos os tres, porem preciso domina-los como domino Anivia, Malzahar, Heimerding e Viktor então preciso de muito foco no campeão que eu escolher. Como pode observar, não sou muito bom com mobilidade kkkkkkkkkk

    Gostaria de saber por exemplo, se Heimer cumpre a mesma função da Anivia.
    Qual a função do Viktor, e bom, do Malzahar parece meio obvia asjasjasjs Pick off e peel.
    ACho que meu maior problema é considerar a Anivia, pelo menos para mim, um campeão completo, com bastante Clear Wave, ela facilmente segura muito bem no late, consigo fazer Pick Off fácil, consigo dar um Peel legal contra assassinos, meu roaming com ela é legal, consigo me proteger dos counters dela, então sei la, não consigo ver onde eu poderia encaixar outro campeão.
    Obs: único champ que jogo legal que tem muita mobilidade é o Kassadin.

    1. Hey, man, obrigado pelo comentário,

      Então, pra começar, dentre todos esses que você falou, eu acho que Veigar é bem interessante e Cassiopeia também. Ambos são mais voltados para o Late Game e não tem um controle de rota tão bom, mas se saem bem no Early.

      Como você gosta de farmar, vai se sari bem com o Veigar.

      O Heimer é um caso complicado, ele não compre a função da Anivia porque ele é muito mais situacional e dependente de criatividade e estratégia. A Anivia é mais forte. No entanto, pode ser usado em diversas situações, é preciso maestria. Domina bem a rota, tem bom dano em TF e consegue dar pick offs. Basicamente ele faz um pouco de tudo e nada de forma excepcional, esse é o problema.

      O Viktor é um Mage Controler, ele vai controlar muito bem a rota depois de um certo ponto. Seu grande problema hoje em dia é que até fechar 2 ups do cajado, fica muito atrás. E isso é um problema.

      Acredito que, se você se sai bem Anivia, não mude a não ser que seja necessário. Jogue com ela, faça o segundo ou terceiro pick em caso de Ban ou de outro jogador fazendo o pick.

      Não tem problema ser quase mono champ para subir de Elo, desde que você saiba reconhecer seus pontos fracos e saiba a hora de mudar. Isso é importante. De resto, pode continuar com ela.

      Primeiro aprende a jogar o LoL, depois aprende a jogar com mais campeões, essa é uma boa tática.

      Abraço, man!

Comments are closed.