Como subir de Elo – Time Awareness

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre Time Awareness.

Ou onisciência. Ok, nem tanto, Time Awareness sozinho não é suficiente para ser chamado de onisciência, mas ele certamente é importante para o Awareness. Um conjunto de habilidades que todo jogador de alto nível precisa dominar.

Essa publicação faz parte de um conjunto de posts sobre Awareness, uma das coisas mais importantes do LoL. Para conferir o resto das publicações, clique aqui.

Vamos falar um pouco sobre ele, porque é importante e como dominar.

O que é Time Awareness?

Time Awareness é uma das habilidades essenciais de qualquer jogadores de alto nível. É a capacidade de guardar tempos de recarga de habilidades e spells, tempos de respawn, tempos de renascimento de jogadores e tudo que tiver a ver com o tempo dentro dos campos da justiça.

Antigamente o Time Awareness era muito mais relevante porque era mais complicado de ser feito. Conforme atualizações foram saindo, a Riot melhorou a usabilidade do jogo, o que facilitou essas marcações.

Isso sem contar coisas como os tempos de barão, dragão e buffs que tem marcações na tela do placar, além dos ícones no mapa, que aparecem 1min antes, avisando que o buff está para nascer.

Em resumo, ficou bem mais fácil fazer isso quando se trata de monstros da jungle. E ficou mais fácil marcar no chat o momento em que Spells inimigas foram utilizadas.

Isso tudo facilitou a marcação, no entanto ela ainda é ignorada e mal utilizada, porque as pessoas não sabem a força ou a importância que o Time Awareness tem.

Qual a importância do Time Awareness?

No cenário profissional ele é essencial em todos os pontos. Desde as trocas mínimas da lane, que são feitas propositalmente entre os tempos de recarga das habilidades do inimigo, até o controle do tempo dos buffs para determinar a posição dos junglers e movimentações do mid.

Durante as suas SoloQ, no entanto, o Time Awareness é bem esquecido. Mesmo os jogadores que costumam marcar o tempo, não se lembram de usar depois. Ou seja, marcam e esquecem, o que acaba não servido de nada.

Quem joga marcando e utilizando os tempos, no entanto, adquire uma vantagem enorme sobre o inimigo. E quando eu digo enorme, é enorme mesmo.

Jogadores que são capazes de dominar e trabalhar os tempos se tornam capazes de ler os inimigos, criar jogadas imprevisíveis e saber exatamente onde estar e onde não estar.

Isso porque, veja bem, estar consciente dos tempos, significa estar consciente de que os inimigos vão usar ou deixar de usar determinadas habilidades ou spells e saber exatamente quando eles podem fazer isso. É como torná-los completamente previsíveis.

Além disso, ter o tempo dos buffs guardados e utilizar isso a seu favor, permite rotações cedo para preparar rotas, ganhar visão e fazer pick offs. Tudo se torna mais simples quando se sabe o que o inimigo vai ou não vai fazer.

Por isso que é tão importante aprender a fazer Time Awareness.

Como dominar o Time Awareness?

Como eu disse, o Time Awareness pode e deve ser feito para um infinidade de coisas. Portanto, tentar dominar todos o seus modos de uma vez é besteira. Precisamos dividir o Time Awareness em áreas e dominá-lo aos poucos, conforme formos evoluindo.

Vamos aos poucos. Aqui você vai seguir uma regra, aprender um por semana.

Para cada tópico a seguir, deve dedicar uma semana de treino.

Vamos lá

1º – Time Awareness para Feitiços de Invocador

Muita gente questiona por que spells primeiro e não habilidades de campeões, mas o motivo é simples. Spells nós temos como saber o tempo exato, habilidades de campeões não. Então, é mais fácil começar a fazer essa conta com números que podemos conhecer.

Tempos de Recarga dos Feitiços de Invocador

Curar | 240s – 4mins

Fantasma | 180s – 3mins

Barreira | 180s – 3mins

Exaustão | 210s – 3mins e 30s

Purificar | 210s – 3mins e 30s

Teleporte | 300s – 5mins ou 200s 3mins e 20s

Flash | 300s – 5mins

Golpear | 75s – 1min e 15s

Incendiar | 210s – 3mins e 30s

Agora vem a parte chata.

Eu normalmente digo que não precisamos gravar as informações. Aqui nós mudamos de figura.

Sim, é preciso gravar esses tempos.

Sua tarefa vai ser, toda vez que um inimigo usar um Feitiço de Invocador, olhar para o relógio, marcar o tempo e fazer a conta para quando ele vai ter o feitiço de novo. Então você pode tentar guardar na sua mente ou colocar no chat.

Em ordem.

  1.  – Ver o Feitiço
  2.  – Olhar para o relógio
  3.  – Fazer a conta para saber quando ele vai voltar.

Ex:

Top gastou Flash, eu olho e vejo que eram 17:32, então até 22:32 ele vai estar sem.

Bem simples. Sabendo disso podemos abusar dos nossos inimigos.

No começo vai ser difícil, mas depois começa a se tornar simples.

2º – Time Awarenes para Habilidades de Campeão

Quando eu faço a análise do Thresh eu explico que ele não pode utilizar a sentença com frequência, porque isso tira pressão da rota. Afinal, a sentença é uma habilidade essencial.

E é exatamente disso que estamos falando agora. Por exemplo, estamos de Thresh e a Morgana do outro lado usa o Escudo Negro. Pronto, assim que ele acabar, temos uma brecha para trocar.

Isso vale para qualquer habilidade importante e para Ultimates. Fazer trocas enquanto seu inimigo está sem algumas habilidade pode facilitar muito a sua vida.

O ponto mais importante aqui é começar a conhecer o tempo de recarga das principais habilidades dos campeões inimigos.

Como o Tempo de Recarga do Mordidinha Flamejante da Jinx é de mais de 20s, eu sei que posso baitar uma iniciação do Alistar, por exemplo e usar isso para desposicionar a Jinx, que sem a habilidade, vai estar vulnerável a um gank ou mesmo uma troca.

Isso também conta para as habilidades de Dano, CC, Gap Close, Passivas do Zac, Blitz, Anivia, etc. Saber dessas coisas cria brechas para você fazer jogadas. Esteja consciente disso. É muito mais fácil trocar com uma Syndra sabendo que ela não tem ult.

Assim, passada mais uma semana, você vai ter uma boa noção dos tempos de recarga dos campeões do meta.

Ah, sim. Costumam me perguntar “como eu vou saber os tempos de recarga?”. Simples, jogue com os campeões em normal games ou simplesmente dê uma olhada. É preciso ter essa noção.

3º – Time Awareness para Itens

A nossa terceira semana vai ser voltada para os itens. Determinados itens podem definir o rumo de uma batalha, então precisamos estar atentos a eles.

Sabendo que foram utilizados, podemos forçar trocas enquanto estiverem em tempo de recarga e isso muitas vezes é ótimo.

Vou citar alguns itens aqui, os mais importantes. E infelizmente esses tempos também precisam ser gravados.

Hexdrinker | 90s – 1min e 30s

Redenção | 120s – 2mins

Cadinho de Mikael | 120s – 2mins

Face da Montanha | 60s – 1min

Anjo Guardião | 300s – 5mins

Placa Gargolítica | 90s – 1min e 30s

Sinal de Sterak | 60s – 1min

Ampulheta de Zhonya | 120s – 2mins

Lamina Fantasma de Youmuu | 45s

Véu da Banshee | 40s

Pistola Laminar Hextec | 40s

Espada do Rei Destruído | 90s – 1min e 30s

 

Eu sei, são muitos itens e pedir para gravar todos é complicado, mas com o tempo isso vai se tornando possível. É importante tentarmos lembrar sempre que for necessário.

Não podendo gravar todos, grave os mais importantes e relevantes, como GA, Zhonya e Bandana. Esses itens são feitos com frequência e podem mudar o rumo do jogo.

4º – Time Awareness para a Jungle

Se você é jungle e quer subir de nível, precisa aprender isso. Para o resto dos jogadores é importante porque permite ler a rotação do jungle inimigo.

Esta será uma semana cansativa, mas vale a pena. Saber onde o jungle inimigo vai estar ajuda demais a prevenir ganks, fazer invasões e garantir visão avançada. É muito forte.

Seguem os tempos da Jungle:

Acuâminas

Spawn: 1:37

Respawn: 2:30

Lobos

Spawn: 1:37

Respawn: 2:30

Krugues

Spawn: 1:50

Respawn: 2:25

Gromp

Spawn: 1:50

Respawn: 2:30

Aronguejo

Spawn: 2:25

Respawn: 3:00

Red

Spawn: 1:40

Respawn: 5:00

Blue

Spawn: 1:40

Respawn: 5:00

Dragão

Spawn: 2:30

Respawn: 6:00

Arauto

Spawn: 10:00

Respawn: Não tem.

Barão

Spawn: 20:00

Respawn: 7:00

 

Esses tempos também vão precisar ser gravados, mas em uma semana, não é nada demais. O mais importante aqui é ter noção de quando os campos vão surgir, assim tem como ter noção do posicionamento do jungle inimigo. Para Laners, não é necessário saber com exatidão. Já para Jungles, é melhor saber exatamente cada um desses tempos.

¹Spawn: O momento do jogo em que o monstro nasce. Ex: Spawn aos 01:37 significa que quando o relógio marcar 01:37, o monstro vai nascer.
²Respawn: O tempo que leva para um monstro renascer. Ex: Respawn de 02:30 significa que um monstro que morreu aos 02:00 vai renascer aos 04:30.

Time Awareness para Tempo de Renascimento

Esse ficou por último porque é algo simples demais e que a maioria dos jogadores já fazem, mas que pode ser um pouco melhor aproveitado. É o tempo que um jogador fica morto e renasce na base.

Algumas dicas simples:

  • Sem bota, leva cerca de 30s para sair da base até o mid e cerca de 40s até as rotas laterais.
  • Em 1min um adc consegue levar 4 ou 5 torres sem dificuldade durante o late game.

Com essas informações, tome cuidado para não ficar tempo demais na lane e, se for perder uma team fight late game, tenha certeza de levar o adc do time inimigo, pelo menos.

Enfim, preste atenção nesses tempos e não dê Over.

É importante saber usar o tempo do inimigo morto, assim como o do seu time, então fique atento para não fazer besteira.

Não é necessária uma semana inteira para aprender isso, a maioria dos jogadores já sabem, mas eu precisava falar por desencargo de consciência.

Quando o time inimigo todo está morto, não tem ninguém para te matar, então você pode estar com 100 de vida e continuar batendo na torre. Nada vai te matar.

Conclusão

Eu sei que aprender a guardar e utilizar esses tempos pode parecer hiper complicado, mas não é. Se você já tiver saído do automático, é questão de se esforçar o máximo possível, que o resultado vem.

Não se assuste se esquecer no começo e tiver dificuldade para fazer as contas, é normal. Não estamos acostumados a somar tempo, é estranho mesmo, mas o hábito leva a perfeição.

Ah, e se você conseguir passar esses tempos para o seu time, mesmo que a maioria não saiba usar, pode ser que alguém esteja iluminado e lembre. Então, sempre que possível, repasse a informação.

No mais, espero ter ajudado!

Abraço!

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.

2 thoughts on “Como subir de Elo – Time Awareness

  1. Os Feitiços de Invocador eu consigo memorizar bem de boa, já as Skills acho meio difícil, já não joguei com todos os campeões, já os efeitos de itens ativos, eu tento só que acabo esquecendo, e isso na mesma partida que eu memorizo :v

    1. Hahaha, é bem complicado memorizar tudo, mas vale a pena quando conseguimos.

      E sobre o tempo das skills, é complicado mesmo. Uma dica é tentar contar o tempo entre as vezes que o inimigo usa a habilidade, assim dá pra ter uma noção, dependendo da habilidade.

      Abraço!

Comments are closed.