Como evitar Calls Suicidas!

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou coach de League of Legends e hoje nós vamos falar sobre Calls Suicidas!

Bom, acho que todo mundo já teve este tipo de problema. Você já deve ter visto uma ótima oportunidade de fazer um dragão ou barão e, de repente, o time inimigo todo chegou, matou a sua equipe e ficou com o objetivo.

É uma situação bem comum da SoloQ, mas será que tem como evitar? No resto deste texto eu vou dar algumas dicas sobre como não cair neste tipo de situação e porque ela acontece tanto.

Vamos lá?!

O que exatamente são Calls Suicidas?

Essa resposta parece óbvia, né? Infelizmente só parece, porque a explicação disso é um pouquinho mais profunda, mas nada que não dê para entender.

Quando entramos em uma partida, ativamos vários hábitos pré-programados, que, como eu explico no texto sobre Sair do Automático, nos fazem jogar sem prestar muita atenção a todos os detalhes da partida.

Acontece que quando estamos jogando assim, não temos controle de tudo que acontece ao nosso redor e, por consequência, nos enfiamos em situações que poderiam ter sido evitadas.

É como você fazer uma chamada de Barão por ter visto um jogador do time inimigo no bot, mas não se dar conta de que seu AD estava na base e aí acabar perdendo um 4×4 porque o time inimigo estava mais forte.

Claro, existem infinitas variações, como tentar roubar o blue do time inimigo e ser fechado, tentar fazer um dragão depois da bot lane ter morrido e acabar morrendo para o mid e jungle inimigos porque você estava com muito pouca vida, entre outros.

O ponto é: calls suicidas são chamadas para situações que dão MUITO errado.

Então, o que fazer?

Como evitar Calls Suicidas?

Bom, há duas formas de evitar este tipo de situação onde quase literalmente entregamos a partida para time adversário.

A primeira (e mais complicada) está contida no texto sobre Sair do Automático. Mas, com um porém. Não basta sair do automático, tem que sair do automático e pensar a respeito de tudo o que está acontecendo pelo mapa. Por conta disso, efetivamente pouquíssimos jogadores são capazes pôr em prática.

Acontece que para evitar Calls Suicidas nós temos que ter controle da maior parte das coisas ao nosso redor. Não basta estar apenas focado no nosso campeão. Temos que levar tudo o que pudermos em consideração.

Então, se você quer parar de se matar por aí, o ideal é sair do automático e focar 100% em melhorar o seu Awareness. Mas, claro, isso é extremamente trabalhoso e muitas vezes nem jogadores profissionais são capazes de aplicar com perfeição.

Então, vamos à segunda maneira!

Confie na sua intuição!

Ok, eu sei que parece ridículo dizer isso, mas calma, eu vou explicar.

A não ser que você seja um exímio jogador com muitos anos de treino, provavelmente você não é capaz de “computar” tudo que acontece pelo seu mapa. E não se sinta mal por isso, como eu disse antes, pouquíssimos players são capazes.

No entanto, você não deixa de perceber essas informações. Elas só não vêm a sua mente de forma clara.

O que acontece aqui é que como você é bombardeado de informações a todo momento, o seu cérebro percebe os padrões que você já viveu dezenas ou até centenas de vezes dentro das suas partidas, mas essas informações não vêm à tona na sua mente. No lugar de uma imagem clara da situação, você sente aquela estranha sensação de quem tem algo errado, logo antes de “dar ruim”.

Eu tenho certeza que, se você joga LoL, já passou por isso. Resolveu ficar 10s a mais na lane para farmar uma wave mesmo sentindo que não devia, então… saiu um Rengar louco do mato que te fez voltar para a base sem precisar dar recall.

Este tipo de sensação, de que tem algo errado, é o seu cérebro te avisando que um dos padrões está se repetindo, mesmo que você não consiga identificar qual.

Portanto, se quiser melhorar as suas Calls, respeite a sua Intuição.

Mas, tem um outro porém nisso tudo.

Você ainda vai ter que Sair do Automático

Bem, não adianta nada eu dizer isso tudo se você continuar jogando sem pensar no que está acontecendo. Fato é que, se você não for capaz de ir contra seus hábitos básicos e passar a respeitar sua intuição, nada do que eu disser e você fizer vão fazer diferença.

Portanto, se quer realmente dar um up no seu jogo, precisa sair do automático.

Um Benefício

Por outro lado, temos um grande benefício aqui.

Lembra quando eu falei que o primeiro método era só para jogadores que treinavam muito e apenas os melhores eram capazes? Isso ainda é verdade, mas aprender a reconhecer essas situações de maneira consciente começa assim, aceitando a sua intuição.

Quando você começar a entender quando tem algo errado, a aprimorar seu “sexto sentido” e se acostumar lidar com situações que podem não dar certo, vai abrir espaço para aprender a reconhecer os padrões que te levam às Calls Suicidas.

Isto é, se você for capaz de respeitar sua intuição dentro do jogo, naturalmente você vai começar a abrir espaço para questionar o motivo daquela situação te gerar essa sensação. E, na resposta desse questionamento, você aprende a reconhecer estes padrões conscientemente.

Claro, é algo demorado. Precisa de uma boa quantidade de partidas para se chegar a este nível, mas vale muito à pena.

E, jogadores que já conseguem estar fora do automático durante às suas partidas, principalmente, se beneficiam muito desta dica.

Portanto, se você começar a respeitar a sua intuição e se esforçar bastante, com o tempo vai começar a entender melhor o jogo e já não vai mais precisar correr tantos riscos.

Sendo assim, dê mais valor aos seus instintos e não se arrisque à toa.

Conclusão

Evitar Calls Suicidas é uma arte que deve ser treinada, assim como quase tudo dentro do LoL, mas neste caso, existe um atalho. Se aprendermos a respeitar o que nossa mente nos diz, podemos cortar um bom caminho.

Não se engane, aprender a reconhecer estes padrões é uma grande arma. E, poucos jogadores o fazem de fato.

E assim chegamos ao fim.

Bom, Invocador, eu espero que você tenha gostado! E, se gostou, compartilhe com seus amigos que também querem subir de elo. Quanto mais gente jogando bem, melhor! Ah, e, caso ainda tenha alguma dúvida, pode deixar nos comentários que eu vou responder!

Por fim, Invocador, eu gostaria de te convidar para curtir a minha página e entrar no grupo do Escola de Invocadores.

Discord: Convite Escola de Invocadores

Página: @HeyeOficial

Grupo: Grupo Escola de Invocadores

Um abraço e até a próxima!

Heye

 

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.