Descubra como melhorar a sua Mecânica

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach de League of Legends e hoje eu vou te mostrar como melhorar a sua mecânica!

Sim, mecânica também pode ser aprimorada com treino, basta um pouco de força de vontade e paciência. E, claro, podemos dizer que é algo bem importante, afinal, muitos heróis precisam dela para chegar ao seu nível máximo de gameplay.

Dito isso, vamos começar!

Os três tipos de mecânica

Para começar, eu quero fazer uma separação aqui sobre os três tipos de mecânica existentes. Sim, 3 (três). Sei que parece muito, mas ainda é a realidade, então vamos entender quais são.

Mouse

Para começar, temos a mecânica que trabalha o mouse. Essa é a que te permite Kitar bem, ou seja, bater e correr, assim como desviar e acertar habilidades. É bem simples e trabalha com velocidade e precisão. É primordial para atiradores.

Dê uma olhada nessa jogada do Uzi.

Bonito, né? O vídeo é antigo, mas a jogada não perde o brilho.

Teclado

A segunda é a que trabalha o teclado. Esse tipo de mecânica te permite fazer combos e ter reflexos rápidos com feitiços de invocador e habilidades essenciais, como escudos, itens ou ults. Um pouco mais avançada e foca bastante na velocidade, sequência e timing. É primordial para mid laners, top e suporte (e jogadores de Lee Sin).

Essa, sem dúvidas, foi uma das melhores jogadas da carreira do Blank. Um Insec lindo em que a Taliyah deve estar até hoje procurando de onde veio.

Fusão

Como você pôde ver, o vídeo anterior já usou consideravelmente a velocidade do mouse, mas é aqui que nós queremos chegar. Quando você une tanto o mouse quando o teclado para fazer uma play.

Nesse aqui eu vou deixar o vídeo da jogada que provavelmente mais marcou a carreira do Faker.

Como você pôde ver, é simplesmente insano o que ele foi capaz de fazer. Esse, sem dúvidas, é um dos níveis de mecânica mais altos de todos.

Sendo assim, vamos entender um pouco sobre como tudo isso funciona.

A base da mecânica

Em geral, tudo o que fazemos e treinamos no LoL tem uma base que, sem ela, é impossível jogar. Sendo assim, vamos entender um pouco de onde parte a mecânica com os campeões.

Para começar, vamos partir para a forma como o nosso corpo trabalha. Eu não sei há quanto tempo você usa um computador, mas posso apostar que consegue digitar bem rápido. Muito mais rápido do que conseguia quando começou a utilizar o computador. Mas, isso não vale para tudo. Se eu te falar para digitar a sequência “%(&@)$@” de caracteres, você provavelmente vai demorar mais do que para digitar normalmente.

Isso acontece porque você diariamente estimula seu cérebro escrever palavras em um teclado QWERT. Assim, as letras, em suas devidas posições, são parte do seu cérebro, elas já se tornaram habituais, ou seja, um padrão. Já os caracteres como “%(&@)$@” você usa muito menos, e, por mais que saiba onde estão, não é tão rápido e intuitivo digitar.

Para resumir, o seu cérebro cria padrões, hábitos, e esses hábitos te permitem ser muito mais rápido digitando. No entanto, você provavelmente não digita rápido o suficiente para dar um Insec, caso estivesse tentando. Ou pelo menos não 100% do tempo, né? Por conta disso, você não está habituado a controlar os seus movimentos na ponta dos dedos tão rápido.

Ou seja, melhorar a mecânica em si é uma questão de tempo e repetição. Você cada vez mais se esforça para fazer movimentos que não está acostumado e cada vez mais rápido. Em algum momento eles se tornam fluidos. E sim, a mesma ideia vale para o mouse.

Portanto, o que vou fazer aqui é ensinar pequenas mudanças de hábitos que podem fazer toda a diferença para melhorar a mecânica. Coisas que você pode fazer para assimilar melhor tudo isso.

Mouse

Aumente seu CPM

Para começar, CPM é a sua quantidade de cliques por minuto. Isto é, a quantidade de vezes que você clica no mapa. Porém, não é apenas fica clicando. Você precisa aumentar a sua quantidade de ações por minuto o máximo possível.

Muitos jogadores tem o hábito de ficar com o mouse ou personagem parado e isso é péssimo. Se vai jogar, clique o máximo que pode, sempre realizando uma ação, seja indo atacar um minion e cancelando, se movendendo de um lado para o outro, não importa, faça.

Kiting

Kite qualquer coisa. Não importa se é um minion, se é uma planta, um monstro, uma ward. Bateu? Põe o Kiting em ação. Isso vai fazer você se acostumar ao movimento do mouse de ir e vir para dar o ataque. Então não pare.

Lembre-se que repetições simples são o que vai fazer a sua mecânica melhorar.

Aumente a Sensibilidade

Antes de começar, essa parte é para quem tem um mouse que permite mudar a sensibilidade. Se o seu mouse for como o meu, que não musa absolutamente nada, você só põe a velocidade do mouse em 100, dentro do LoL, e pode ignorar o resto deste tópico. Ou não, vai que em algum momento você compra um mouse novo. Bom, vamos voltar ao texto.

Lembra que eu falei sobre velocidade e precisão? O mouse é uma mistura das duas coisas, então o ideal é você não ficar a vida toda mexendo na sua sensibilidade, porque isso vai afetar o seu nível de jogo.

Entretanto, muitos jogadores usam um DPI muito baixo, o que complica uma boa execução, então existe um método de treino bom para aumentar a velocidade e a precisão com o mouse.

Aumente a sensibilidade aos poucos, cada vez que se sentir minimamente acostumado, aumente. Pode ser que você chegue a valores bem altos ou até ao DPI máximo do seu mouse, mas tudo bem. Você deve continuar jogando, mesmo que seja péssimo, até conseguir se habituar um pouco ao estado que o mouse está.

Em seguida comece a abaixar aos poucos a sensibilidade, até começar a se sentir confortável de novo. Assim, você vai ter um aumento significativo na velocidade em que você utiliza o ponteiro e na precisão dos seus cliques. Após isso, não fique alterando mais as configurações. Deixe essa como base e se mantenha assim para se acostumar com ela.

Osu!

Apesar de ser um pouco clichê, jogar Osu! realmente pode aumentar a sua habilidade com o mouse, porque o jogo exige velocidade, precisão e memorização de movimentos. E, essas são ótimas características para o seu cérebro aprender. Sendo assim, vale à pena jogar.

Mas lembre-se, é para aumentar o desafio conforme joga. Não fique jogando no fácil. Jogue o quanto puder, mas vá se pressionando a evoluir, sempre subindo de nível e tentando músicas novas, ok?

Dito isso, a parte do teclado fica por aqui, vamos para o próximo.

Teclado

Digitação

Como eu falei acima, a sua velocidade com os dedos está muito associada ao seu hábito, então se acostumar a digitar muito mais rápido é um bom começo.

E aqui é mais ou menos a mesma ideia do Osu!. Não se conforme com um pouco mais. Digite realmente mais rápido, force seus limites, in game mesmo. Precisa digitar, faça o mais rápido possível e volte para o jogo.

No começo você vai parecer uma criança de 6 digitando, mas depois de algum tempo se acostuma e passa a errar cada vez menos.

Treine

Esse aqui é quase um tabu. Muitos jogadores detestam a ideia por ser chata, mas ela também ajuda muito e 20 minutos por dia não vão te matar.

A maioria de nós tem dificuldade de executar combos exatamente pela dificuldade dos movimentos. No entanto, podemos melhorar isso com repetição simples, ou seja, treinando combos em uma partida fechada. E sim, eu sei que na partida fechada é lindo, mas na hora você erra tudo. Porém, isso acontece pelo fato de que você não treinou o suficiente.

Se vai treinar, faça tudo que for possível, muito, até que consiga acertar o seu combo de olhos fechados e de qualquer posição. Faça até que o movimento se torne natural. Não basta acertar uma ou duas vezes. Acerte todas, 300 vezes se for necessário. O seu corpo demora a se acostumar com novos padrões.

Pode parecer exagero, mas é assim que funciona. Se quer aprender um novo combo, se esforce para isso. Nossos dedos são consideravelmente lentos e, principalmente para quem é destro, esse tipo de treino pode ser muito chato. Mas, eu juro, por mais difícil que pareça, é possível. Eu já passei por isso e posso dizer que a sensação inicial é péssima, porque parece que o cérebro deu um nó, mas o resultado vale a pena.

FlashFlash Revolution

FlashFlash Revolution é um desses jogos de música de apertar teclas. Eles, apesar de simples, ajudam na movimentação dos dedos, então vale à pena jogar, mas aconselho sempre usar a mão esquerda. Afinal, é um treino e não pura diversão.

Assim como no caso do Osu!, sempre se desafie. O objetivo é treinar, então você precisa sempre aumentar o nível. Não se acomode, vá sempre acima buscando a perfeição.

Alongamentos

Além de importante para a sua saúde, se alongar e aquecer tem um impacto direto no seu nível de jogo. Não é à toa que a primeira partida do dia costuma ser pior do que as outras. Se esforce um pouco para lembrar disso, porque vai te ajudar.

E, quanto a saúde, não foram poucas as vezes que já vi jogadores precisando para de jogar por tendinite. Há algum tempo tivemos o Hai, ex mid laner da Cloud 9, se aposentando por esse motivo.

Bem, aqui terminamos a parte do teclado, agora vamos falar sobre como colocar tudo isso em prática.

Vá ao limite

Este aqui é simples, sem tópicos. Se quer melhorar a sua mecânica in game, seja com o mouse ou o teclado, só tem uma saída. Levar a sua gameplay ao limite.

Com isso eu quero dizer: se acha que uma jogada pode dar certo por mais complicada que seja, planeje e faça. Isso vai te custar muitas partidas e muitos erros bobos, mas a recompensa em nível mecânica é gigantesca. Elevar a sua gameplay ao limite é a melhor forma de alcançar um alto nível mecânico.

No entanto, tome cuidado para isso não virar modo de jogo, porque seria  desastroso. Você precisa aprender a levar seu campeão ao limite, mas assim como a sensibilidade do mouse, que uma hora você diminui para aumentar a precisão, aqui você diminui os riscos para aumentar o seu nível de jogo (seu elo, para ser bem direto).

Ou seja, crie e se arrisque o máximo possível, mas quando estiver no mais alto nível, volte e faça apenas o que é essencial e que você tem certeza que vai dar certo. Afinal, agora entende perfeitamente a mecânica do campeão.

PS: Eu não estou dizendo para se matar desnecessariamente. Às vezes uma boa jogada pode fazer a diferença, mas você tem que ser capaz de ver a jogada. Pense um pouco sobre você vai colocar em prática o que quer, se achar que é possível, então tente, se não, é perda de tempo.

Conclusão

Melhorar a mecânica é um trabalho árduo, porque não tem segredo além de treinar e treinar e treinar. Sendo assim, dê o seu melhor e não pare, porque isso é o mais importante. Se você continuar sempre seguindo em frente, vai chegar lá.

Enfim, espero que este texto te ajude a melhorar o seu nível mecânico. E, se puder, deixe um comentário dizendo o que achou. É muito importante para nós!

Ah, e também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

No mais, um abraço e até a próxima!

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.