Descubra o que é Power Spike

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach e hoje nós vamos falar um pouco sobre Power Spike, esse tema que parece simples, mas na verdade os jogadores costumam esquecer.

Vamos lá?

O que é Power Spike?

Nada mais nada menos do que o seu pico de poder. Porém, essa é uma explicação bem pobre, porque fica um tanto vago. O que acontece é que apesar de ser exatamente isso, um pico de poder, não é um pico de poder fixo, mas sim um pico de poder relativo. Ok, ficou um pouco mais estranho, né? Vamos com calma.

Falar que o Power Spike é apenas um pico de poder dá a atender que qualquer campeão com 6 itens está muito forte. Todavia, não é assim que acontece. Bem pelo contrário, na verdade, muitos campeões já passaram (e muito) do seu Power Spike nesse ponto. E esse, por acaso, foi o motivo da derrota da INTZ para a Keyd (um dos motivos, né).

>>> Veja: Análise INTZ x KEYD, Entenda Porque Os Intrépidos Perderam!

Se pararmos para pensar no Renekton, por exemplo, ele é um campeão que nível 6 e com 1 item está gigante. Mas, com 3 itens ele normalmente já perdeu muita prioridade e agora perde para a Fiora que antes morreria facilmente.

Além disso, muitos campeões tem pequenos spikes durante o jogo. A LeBlanc, por exemplo, tem uma troca nível 3 que supera a de quase qualquer herói. Mas, isso não quer dizer que este seja o seu real pico de poder no jogo.

O que acontece é que o Power Spike depende do seu herói e do seu ponto de referência. A Miss Fortune, por exemplo, tem o seu primeiro Power Spike com 2 itens fechados. Mas, o Spike de lane dela acontece nível 6, quando consegue basicamente solar os dois inimigos apenas com a ult.

Como eu disse no texto sobre as mudanças da Infinity Edge, um dos grandes problemas foi o fato de ela ser parte essencial do primeiro pico de poder dos Atiradores. Isto é, tanto por ser o Spike de lane de muitos, quanto de mid game.

Dito isso, vamos entender melhor o que é o “Power Spike de Lane” e o “Power Spike Real”.

Power Spike de Lane

Como normalmente a ideia de poder não vem a cabeça das pessoas quando falamos de suporte, vou usar o Rakan como exemplo.

Dentro da lane, nosso maior objetivo é sempre matar nosso adversário. Entretanto, precisamos tomar cuidado porque lutar na hora errada pode ser péssimo. Assim, precisamos estar atentos aos momentos que estamos mais fortes.

Ainda nessa linha, este é o grande motivo pelo qual o Rakan é considero um herói tão perigoso no competitivo. Ele tem muitos momentos de perigo. O herói, por conta de seus combos e mobilidade, tem um dos níveis 1 e 2 mais fortes do jogo. E, além disso, tem uma pressão de kill MUITO grande no nível 6.

Ou seja, nos níveis 3, 4 e 5 ele não é tão absurdo. Mas, nos outros ele impõe muita pressão. E é por conta disso que ele se tornou um campeão tão contestado, porque é absurda a forma como ele consegue impor o próprio jogo quando está no seu spike.

Outros exemplos podem ser a Miss Fortune e o Fizz. Ambos são campeões fortes, mas que ao chegar no nível 6 ficam completamente desbalanceados. O nosso peixe antes do nível 6 não consegue fazer muita coisa na lane, apenas apanha, mas de ult… a história muda. E a ruiva passa pelo mesmo processo. Apesar de ter uma lane forte em geral (se acertar o Q, né), quando chega ao nível 6, pode ganhar qualquer troca com uma boa ult.

Bom, eu poderia ficar aqui citando muitos outros casos, mas são 141 personagens e isso daria muuuuito trabalho. Então, vou dar uma breve explicação de como entender o spike de lane do seu campeão.

Primeiro, alguns não tem um spike tão relevante na lane, então conforme-se caso o seu seja apenas uma batata. Entretanto, pare e pense a respeito das suas habilidades. Se o seu herói tiver alguma habilidade em especial upada, ele consegue se impor muito na lane? Ou seja, dar muito dano, um CC muito forte, ganhar muita mobilidade, cura ou algo do gênero? Se sim, esse é o seu power spike.

Dito isso, vamos para o “Power Spike Real”.

Power Spike Real

Este aqui é o que normalmente se referem quando dizem “Power Spike”. É um pico de poder que te coloca capaz de carregar o jogo nas costas, porque nesse momento você está muito mais forte que qualquer outro campeão.

Vamos a exemplos práticos. Um Renekton com o primeiro item tende a estar muito forte. Já um ADC (principalmente nesse meta), tem o primeiro Power Spike com 3 itens. Alguns mage controlers só alcançar seu primeiro spike com 3 ou 4 itens, dependendo do caso. E os lutadores e duelistas no primeiro, como Camille e Darius.

Nesses casos, em especial, é difícil dizer os spikes dos campeões exatamente porque eles variam de acordo com a build. Algumas builds demoram mais, mas tem um pico de poder altíssimo. Outras são mais rápidas, mas tem um pico de poder mais simples.

A ideia é sempre tentar perceber o que deixa o seu campeão realmente forte. Muitas vezes é um item fechado que comba muito bem as suas habilidades. Uma Jinx de Runnan tem um ótimo Spike para Fights, desde que já tenha algum dano na build.

Ou seja, não existe um power spike fixo. Ele vai depender do jogo, do adversário e da sua build. Mas, claro, existem padrões. Sempre que o meta se adapta, algumas builds ficam mais fortes e alguns heróis se sobressaem. Nesses casos, quando uma build e um herói costumam estar fora da curva, existe um pico de poder mais claro.

Uma fácil visualização eram os adcs anteriores, que tinham seu pico de poder, em sua grande maioria, com 3 itens. Eram sempre duas evoluções do Zelo e o Gume do Infinito. E isso era um padrão para todos os adcs de crítico.

>>> Veja: Análise da nova Infinity Edge

Eu acredito que tenha conseguido passar uma boa ideia do que significa um power spike. Mas, ao mesmo tempo, para simplificar. Se quer entender o Power Spike do seu campeão, dê uma olhada em que momento você tem mais facilidade de matar seu inimigo.

Uma forma mais “fácil” de se fazer isso dar uma olhada em sites como o champion.gg, que mostram em que momento do jogo seu herói tem a maior taxa de winrate

Winrate por tempo
O gráfico à direta mostra o Winrate de acordo com o tempo de jogo. No caso da Quinn, 54,44% entre 25 e 30mins.

Sendo assim, já dá para ter uma ideia se o seu campeão é melhor no começo, meio ou fim de jogo.

E vamos aos finalmente

Conclusão

Eu pensei em escrever um tópico só sobre como identificar o Power Spike, mas a verdade é que achei inútil depois de tudo que já tinha escrito. Seria só repetição. Porém, eu quero fazer algumas considerações aqui.

Existem Powers Spikes de coisas diferentes, como de push na lane (capacidade de avançar), então vale à pena prestar atenção nisso. Porém, não vale à pena fazer um tópico só para isso porque é relativamente simples. Então, preste atenção: alguns heróis precisam de mana ou dano para conseguir avançar uma wave e conseguem isso com o tempo. O momento que conseguirem, é o power spike.

E mais uma é: seu power spike também depende do seu inimigo. LoL é um jogo que sempre tem ressalvas. Se você estiver 0/7/2, ter 3 itens de adc não darão diferença alguma no seu jogo. O mesmo serve para casos em que seu campeão é counterado e a habilidade que deveria dar vantagem a ele é anulada (spike de lane), como Tahm Kench e Camille. Afinal, ela ulta alguém e ele come o dito cujo.

Bem, acho que expliquei o tinha ficado faltando. Se sobrar qualquer dúvida ou quiser fazer alguma pergunta mais específica, fique à vontade para deixar nos comentários!

Ah, segue a gente nas redes sociais!

No mais, um abraço e até a próxima!

Facebook: @HeyeOficial

Twitter: @HeyeOficial

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Youtube: https://goo.gl/mU2Ywa

 

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.