Map Awareness – O segredo da Vitória

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach, jogador e meu Map Awareness tá enferrujado.

Hoje nós vamos falar de Map Awareness, a habilidade capaz de te tornar onisciente.

Esse é mais um post da série “Como Subir de Elo” e, se você ainda não viu nenhum, aconselho começar por “Como sair do Automático“.

O que é Map Awareness?

Map Awareness é uma dentre várias funções conhecidas como Awareness.

Awarenesse, em tradução literal, significa percepção. Ou seja, estar ou tomar consciência de algo ou de alguma coisa. No caso de Map Awareness, tomar consciência do mapa.

O Map Awareness é a sua capacidade de observar o mapa e adquirir informações através dele. E acredite, pode-se tirar MUITA informação através de uma olhada de 1s para o mapa, mas calma, ainda vamos chegar lá.

Qual a Influência do Map Awareness na minha partida?

O Map Awareness é uma das habilidades mais importantes de um jogador. Profissionais olham para o mapa com intervalos mínimos e por isso são capazes de retirar muitas informações.

Enquanto a maioria dos jogadores deixa passar despercebido, profissionais são capazes de ver pequenas aparições no mapa, como uma ward sendo posta e entregando o posicionamento do jungle inimigo. São capazes de perceber uma ward que foi destruída. Ou mesmo o jungle que passou rapidinho embaixo de uma área com visão. Ou seja, eles veem tudo.

Pode parecer besteira, mas o Map Awareness é tão importante que ele é um dos grandes divisores de água entre os elos. Jogadores do Bronze, pasmem, colocam mais wards comuns que jogadores do diamante. Enquanto no Diamante+ são postas em média 60 wards por jogo, no Bronze são postas 76,9 wards em média por partida. Estranho? Nem tanto.

Enquanto no Bronze são gastar mais wards, elas também são mal utilizadas. No Diamante as wards são melhor aproveitadas. Não só melhor posicionadas, mas também melhor utilizadas. Lembre-se, não adianta colocar uma ward no rio se você não olhar o mapa para ver o jungle passando ali.

Claro que não é tão simples, mas ver o Jungle inimigo a tempo de recuar já é um grande passo. E, acredite, isso não é exclusividade do bronze.

Em altos níveis o Map Awareness também causa polêmica. Há alguns meses o caso “Jovirone” e “Deft DemonRX” viralizou pela acusação de script, que não foi nada além de um bom Map Awareness seguido de boa mecânica. Se quiser conferir a matéria, o Streamie fez uma cobertura que você pode ver clicando aqui.

No entanto, já adianto que foi apenas uma boa observação do mapa. Como era um jogador desconhecido, gerou a suspeita, se fosse algum profissional, não seria assim.

Qual a Importância do Map Awareness?

Eu vou fazer uma analogia para simplificar. O conhecimento sobre o jogo, é como um idioma novo. Pode-se comparar ao inglês ou russo, por exemplo, é um idioma que você está aprendendo.

Cada partida é como um livro que você precisa usar seu conhecimento para ler. No entanto, esse livro não vem completo. É como se ele viesse na maior parte sem as páginas. E você vai completando o livro, conseguindo as páginas que faltam, através do Map Awareness.

Ou seja, pode ser que você saiba ler em russo perfeitamente, mas isso não vai servir de nada se o seu livro estiver quase sem páginas. E, isso é tão relevante, que é um dos motivos pelos quais nós, coachs, não nos sobressaímos.

Sabemos mais do jogo que a maioria dos jogadores, mas nossa aplicação é deficiente, principalmente no que diz respeito a conseguir informações para ler. Bom, em muitas outras coisas também, mas se formos falar dos meus defeitos como jogador, vamos perder muito tempo hehe.

Não adianta saber tudo sobre o jogo se você não treinar seu Map Awareness. E aí que entra o nosso próximo tópico.

Como treinar o Map Awareness?

O Map Awareness entra num treino muito diferente do que a maioria dos jogadores está acostumado. É o que chamamos de Multitask, ou simplesmente Multitarefa.

Multitarefa é a ideia de que você vai precisar fazer várias coisas ao mesmo tempo. E, também vai ter que raciocinar rápido a respeito delas. Ou seja, não é simples, além de que a maioria dos jogadores está muito acostumado a jogar no automático. Portanto, a tarefa não é simples.

O primeiro ponto para isso é que você não pode olhar para o mapa e esquecer do resto. Você precisa ser capaz de continuar farmando, se movimentando, se posicionando, entre outros. O jogo não para. Você tem que ser capaz de fazer isso usando sua visão periférica.

O segundo ponto é que você precisa absorver as informações e para isso você tem que criar conexões entre o que vir. Esqueça a ideia de memória fotográfica, até porque isso nem te ajudaria.

A memória fotográfica não passa de uma ideia errônea que foi muito utilizada em Hollywood, ela não existe de fato. Para você guardar alguma informação, você precisa criar uma conexão lógica com ela. Você precisa raciocinar sobre aquilo que vir.

Um exemplo simples seria olhar para o mapa e em vez de só olhar, tentar entender o que está acontecendo nele.

*Seu bot está muito recuado sendo que ele tem o push mais forte. Por que? Provavelmente eles estão perdendo a troca, olhe a Mana e Vida e confira. Logo, se o Jungle inimigo estava bot side porque você viu que o top demorou para chegar na lane (estava dando leash), é melhor você tomar cuidado com posição do mid, afinal, é a outra possibilidade de gank. Se o mid estiver em uma posição que pode ser facilmente gankada e você for o jungle, é o hora de pingar para ele recuar e preparar um counter gank o mais rápido possível. E, opa! Você estava certo, o jungle inimigo acabou de passar em uma ward indo em direção ao mid! Seu mid se deu conta, vocês armaram uma bait e você pegou duas kills no counter gank. GG Map Awareness.*

Foi só um exemplo, mas a situação pode ser real e você tem que começar a se preocupar em gankar o bot para ajudar sua lane em dificuldades. Garanta visão para o mid que está em vantagem e vá encontrar espaço de gank no bot.

Agora, de fato, como treinar isso? Primeiro você vai precisar de paciência. Depois você vai começar a jogar e, sempre que se lembrar, mesmo que isso seja quase nunca, vai começar se forçando a olhar para o mapa. E por fim, trabalhar o multitarefas. Segue a lista.

1º – Se forçar a olhar para o mapa sempre que lembrar

2º – Tentar criar conexões entre as informações (treinar em vods pode ajudar). O quanto você puder ler e pensar sobre isso fora do jogo, faça, porque ajuda muito. É aquela parte sobre “aprender o idioma”. Essa é a hora de adquirir fluência.

3º – Aprender a fazer duas coisas ao mesmo tempo durante as partidas. Isto é, entre em personalizadas e comece a farmar sem olhar diretamente para os minions. Quando fizer isso bem, ou seja, mantendo um farm perfeito, é hora de mudar. Agora você vai olhar para o mapa só com a visão periférica durante as partidas e continuar fazendo tudo normalmente.

Lembre-se, olhe para o mapa com a visão periférica e tente usar aquelas informações. No começo vai ser MUITO difícil, se você nunca tiver feito, mas depois se torna mais natural. O importante é olhar e tentar entender o que se passa no mapa.

Existem coisas que podem ajudar? Sim!

Algumas dicas

Existem alguns jogos que podem ajudar, chamamos de jogos estimulantes. Se você já assistiu streams, com certeza já viu. Aqui vão alguns:

I wanna be the boshy

Touhou

Multitask

Esses são os principais para ajudar em map awaraness, mas existem outros. Além disso, você também pode fazer uso de vídeos com sons periódicos para lembrar de olhar para o mapa.

PS: Abaixe o som, isso me dá um susto absurdo, sempre.

Com isso, toda vez que fizer barulho, você deve olhar para o mapa. Funciona, vai te ajudar a criar esse hábito, mas não se acostume a fazer isso só com o vídeo. Jogue sem colocar o vídeo também e se force a olhar para o mapa.

Conclusão

Treine bastante, Map Awareness não é fácil, mas é essencial e assim que se começa a ser feito pode ser difícil, mas depois se torna muito gratificante. Seja persistente e treine bastante que não eu tenho certeza que você não vai se arrepender. Os resultados de um bom Map Awareness são incríveis!

E esse é só um dos Awareness que nós podemos desenvolver, apesar de ser o mais importante. Irei trabalhar os outros em outras publicações, então fique ligado para saber sobre Time Awareness, Item Awareness, Damage Awareness e mais.

Este foi mais um post da nossa série sobre Como subir de Elo. Eu espero que você tenha gostado e, se gostou, deixe aí nos comentários. É muito importante para mim saber o que você está achando.

No mais, muito obrigado e um grande abraço!

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.

2 thoughts on “Map Awareness – O segredo da Vitória

  1. Fala cara blz? Estou gostando bastante do seu site e do conteúdo que você está postando! Gostaria de dar uma sugestão que acredito que vai ser de grande ajuda para muitos jogadores que assim como eu ficam perdidos na hora de organizar o treino. Seria interessante se você montar uma planilha com os treinos de acordo com as dicas que você está dando no site. Nessa planilha poderiam conter uma ficha de exemplo com 6 campeões(em branco mesmo para o player incluir o que ele gosta), com controle de treino de farm, controle de mortes por game com pontuação conforme você explicou no texto, e os demais treinos que todo técnico deve passar aos jogadores para que os mesmos evoluam. Disponibilizar esta planilha no google docs ou outra ferramenta parecida e ir aprimorando ela.

    Eu sugeri isso, pq já paguei coach uma vez, aprendi algumas coisas novas, porém nunca conseguiram me passar um regime de treino e tals e eu sempre fico perdido.

    Espero que leve em consideração essa sugestão e se quiser, podemos trabalhar juntos para montar essa planilha.

    Obrigado!!!

    1. Opa, cara, essa é uma ideia muito legal. Eu tenho algumas planilhas prontas já, só vou precisar adaptar. Daqui há algum tempo lanço no site.

      Quanto a ficar perdido, isso é bem normal. Normalmente as aulas são muito focadas em conteúdo, te dizem como fazer, mas não dizem o que fazer ou por onde começar, e isso acaba deixando os jogadores perdidos mesmo.

      Como eu já trabalho há bastante tempo com isso, sei desses problemas e por conta disso criei um método bem organizado de treino para evitar que os jogadores se percam. Mas, como não é algo simples, ainda estou vendo como vou fazer para lançar isso e também estou trabalhando para deixar esse método perfeito. Então, fica ligado que em algum tempo vou falar mais sobre isso aqui no site.

      No mais, obrigado pelo feedback e um abraço!

      Heye

Comments are closed.