O Erro que Todo Jogador Comete – Foco na Vitória

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach de League of Legends e hoje nós vamos falar sobre um erro que todo jogador comete quando está tentando subir de elo. Focar na vitória.

Sim, sim, eu sei que é estranho dizer isso, mas focar na vitória é uma péssima maneira de se subir de elo. E, relaxa, você vai entender isso logo logo.

O que é preciso para subir de Elo?

A resposta para essa pergunta é um bem simples, na verdade. Para subir de elo só precisamos vencer mais partidas do que perder, então este não é nenhum segredo. Mas, será que é só isso?

Se pensarmos um pouco mais a fundo sobre o que é necessário para subir de elo, isso fica meio vago. Imagine se você perguntar como sair do Gold e eu te responder “ganhe muitas partidas.”. Você não iria ficar satisfeito, né?

Isso é porque todo mundo sabe que precisa vencer, então a questão real não é essa. E, pode acreditar, a maior parte dos jogadores nunca fez para si mesmo a pergunta que deveria. Você sabe que pergunta é essa? Bom, vou te ajudar.

Como vencer mais partidas?

Muitos, muitos jogadores mesmo nunca pararam para pensar a respeito disso e nunca se perguntaram isso. A maioria dos players que chegam nessa pergunta é por terem cansado de ter maus resultados.

Mas então, como vencer mais partidas?

Pode acreditar que, jogar focado em vencer é a pior forma de fazer isso, porque, como no texto passado sobre Aceitar o seu Elo, focar simplesmente em vencer, gera frustração quando saímos derrotados.

Então, o que fazer, devemos jogar para perder? Definitivamente não, mas a vitória não pode ser o nosso foco principal. Devemos jogar para melhorar.

Claro, sempre precisamos jogar para vencer e dar o nosso máximo para isso em cada partida. Mas, nunca deixando que o resultado de cada partida seja mais importante do que o que nós aprendemos nelas.

Subir de Elo é uma questão de aprendizado

Para subir de elo, você precisa melhorar, aprender a ser um jogador melhor. E, acredite, isso faz toda a diferença.

Quando você joga focado em vencer e não tem resultados, é porque o seu conhecimento está esgotado ou você não é capaz de usá-lo totalmente. Então, você precisa melhorar, ou adquirindo mais conhecimento, ou aprendendo a utilizar o que já tem.

Treino é a palavra correta para cada partida. Todas elas devem ser um treino para que a próxima seja melhor. Lembre-se disso, porque a única forma de subir de elo é aprendendo cada vez mais.

Um jogador que está no Challanger não está lá porque é aficionado pela vitória. Ele está lá porque, seja aficionado ou não, treinou em busca de resultados melhores.

Portanto, use seu tempo para aprender, esta é a única forma real de subir de elo. Acredite, sem isso, não é possível subir. Aumentar seu elo é uma questão do quão melhor que ontem você consegue ser hoje.

Uma pequena história

Gostaria de compartilhar uma história muito interessante que vi outro dia e que pode se encaixar bem aqui.

Certo dia, um menino que queria ser monge foi ao mosteiro e pediu ao senhor mais sábio do mosteiro que o ensinasse. O senhor aceitou, e, por muito tempo, manteve o menino fazendo tarefas básicas.

Depois de alguns meses, o garoto não aguentava e foi ao monge prestar reclamações. O monge, esperou que ele terminasse de falar e concordou em mostrar a ele o verdadeiro segredo. Então, falou que no dia seguinte o menino acordasse cedo e arrumasse as coisas para uma viagem.

O menino, eufórico, mal conseguiu dormir e na hora combinada já estava esperando o Monge, que chegou com sono, mas sorridente. Assim, os dois partiram.

Durante toda a viagem o menino estava alegre, conversando com o Monge e falando sobre o caminho. Não havia nada que não fosse interessante, as árvores, as pedras, os animais. Era tudo emocionante.

Então, duas horas depois, quando já não aguentavam andar, o monge simplesmente parou e disse “Pronto, é aqui.”. O menino olhou em volta e tentou achar o que o local tinha demais. Mas, não era nada, não haviam pedras diferentes, não havia uma grande árvore, um animal. Era apenas um local como qualquer outro na floresta.

Sem entender o que estava acontecendo ele emburrou a cara e perguntou ao monge o que o local tinha de especial e a resposta foi simplesmente “Nada.”. Então, furioso, o menino começou a reclamar que o monge não o ensinava nada.

Eis que o Monge lhe respondeu:

– Você não estava feliz e animado até chegar aqui? Não se divertiu? Não brincou, falou e ficou contente desde que saímos? Não é sobre a chegada, mas sim sobre apreciar o caminho. Se você não souber fazer isso, jamais vai ser feliz e ter paz interior. Aprenda que você não pode controlar seus resultados e nem sempre vai ter sucesso, então, aprecie o caminho o quanto puder.

Assim o menino passou um tempo pensando e entendeu a mensagem do monge.

Se você não puder apreciar o que faz enquanto faz, mude, porque é só o que você pode controlar. Não é sobre os seus resultados, mas sobre o quão proveitoso é o caminho.

Tá, mas e daí?

Apesar dessa história ter outro significado, vamos trazer para o Lolzinho. Se você não for capaz de dar o seu melhor e ainda assim gostar de estar jogando, não jogue. Não é questão de jogar brincando, mas aprecie as emoções que as partidas te geram. Sinta a frustração dos seus erros, mas não deixe que este sentimento te estresse. O sabor do esforço deve ser o predominante quando o jogo terminar.

Lembre-se que cada partida é apenas mais uma em milhares e que, na verdade, ela não significa nada no mar de rankeds que você vai jogar. Seus resultados são apenas a ponta do iceberg de um processo enorme que é o seu aprendizado. Não os leve tão a sério, esteja sempre focado em melhorar a gameplay e não apenas em vencer.

Conclusão

Subir de elo é algo que demanda tempo e esforço, e, se não for feito direito, pode até mesmo não acontecer. Portanto, lembre-se, aprender é a alma do negócio. Se você não melhorar a sua gameplay, o seu nível não sai subir.

Bom, Invocador, espero que você tenha gostado do texto e, se gostou e acha que alguém que você conhece deveria ler, mande para ele, eu agradeço hehe.

Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que eu vou estar respondendo!

Discord: Convite Discord Escola de Invocadores

Página: @HeyeOficial

Grupo: Grupo Escola de Invocadores

Um abraço e até a próxima!

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.