Como as composições de Funneling funcionam?

Como as composições de Funneling funcionam?

E ae, pessoal, aqui quem fala é o Zero! Eu sou analista da LDL e-Sports e hoje vou explicar pra vocês como as composições de afunilamento funcionam. Além disso, vamos ver também suas variações, forças e fraquezas, com isso você vai conseguir entender melhor o que acontece nas partidas do nosso querido CBLOL ou de outras ligas internacionais.

O que é o Funneling?

Primeiramente temos que entender o conceito de Funneling e como ele é executado dentro das partidas competitivas. Além de vermos até mesmo na soloQ em alguns elos mais altos (mas que também pode ser executado em elos baixos).

Funneling nada mais é do que literalmente afunilar recursos nas mãos de apenas um jogador para que o mesmo tenha um crescimento extremamente acelerado. Na partida competitiva, o objetivo é acelerar o suficiente para que haja uma vantagem de itens entre o afunilado e o outro time. Assim, no geral, essa vantagem costuma começar com 1/1.5 itens na frente do outro time.

Com essa vantagem de itens, é praticamente impossível o time inimigo contestar objetivos e comprar brigas em equipe. Assim, mesmo que o outro time tenha aberto pequenas vantagens em outras rotas, o afunilado consegue ganhar as lutas quase que “sozinho”. Isso porque a vantagem é muito grande na transição do começo para o meio do jogo.

Como o Funneling é feito?

O Funneling é feito com um carregador como “caçador ou midlaner” e um suporte que auxilia o carregador a limpar a selva e a rota do meio. Assim, é extremamente normal associarmos a composição de afunilamento com carregadores a distância na selva, como Kaisa e Xayah. Entratanto, elas são igualmente efetivas com campeões como Kayle e Master Yi.

Na verdade o que leva um campeão a virar um carregador na composição de afunilamento é sua capacidade de Spike com 2/2.5 itens. Então, campeões com grandes esteroides naturais como Kayle e Master Yi somados à rápida velocidade que conquistam itens, conseguem impactar o jogo de forma descomunal quando estão no seu power spike.

Quando esses campeões finalizam seus 2/2.5 itens na casa dos 18 aos 22 minutos (geralmente) é quase que impossível para-lós, porque a diferença de itens é tão grande que não há como o time inimigo se defender.

Concluindo, o afunilamento ocorre quando temos um carregador que farma tanto a selva quanto a rota do meio, acelerando seu crescimento na partida e levando o mesmo a ter vantagens de nível e itens.

Pontos fortes do Funneling

O motivo da força absurda do Funneling no meta atual é que com o 8.12, o snowball no começo do jogo é extremamente valorizado. Além de ser por muitas vezes o fator decisivo para vitória ou derrota. Ou seja, o time que consegue ter um inicio de jogo arrematador e agressivo por muitas vezes acaba ganhando a partida.

Podemos até perceber que campeões com um bom early/mid game e com spikes fortes de primeiro/segundo itens são os prioritys picks no momento (Nocturne, Talyah, Irelia, Aartrox, Zoe e Trundle). Então, você espera que haja muitas lutas e criações nos primeiros spikes dos times.

Com a composição de afunilamento, você acelera esse primeiro e segundo item do seu carregador. Assim, você basicamente não tem como perder as primeiras lutas do jogo. Essa é a grande força do afunilamento.

Além de que, no momento, acelerar o jogo é uma ótima estratégia para alcançar a vitória. Então, tem um jeito melhor de se fazer isso do que com um carregador que tem um power spike com 2 itens e farma a selva e o meio? Sem falar nos geralmente 2 suportes para defendê-lo, ainda por cima.

Portanto, se feito corretamente e disciplinadamente, o funneling pode ser um dos melhores jeitos de se alcançar a vitória no meta atual.

Pontos fracos do Funneling

Como podemos perceber o afunilamento é perfeito para acelerar o jogo nas lutas de equipes, mas como toda estratégia, ela contém seus prontos fracos. E, o problema do afunilamento é que se você coloca um carregador e um suporte para fazer a selva, você não tem um caçador no jogo!

Assim, se você não tem um caçador no jogo, suas side-lanes tem que se virar sozinhas e perdem quase que totalmente sua pressão. Isso porque os adversários não tem chance de levar um gank enquanto os laners do time que prática o funneling estão sempre abertos à ganks. Além de que, por sua vez, não levará o counter (justamente por não possuir outro jungler).

Então, os times que jogam contra esse tipo de composição buscam sempre fazer composições que tenham push nas side-lanes. E, além disso, forçar jogadadas/kills e torres nessas side-lanes pois não há resposta “adequada” por parte do adversário. Se você faz um dive de 4 jogadores por exemplo na bot-lane contra uma composição de afunilamento, você não será punido como seria se houvesse um caçador no outro time, por exemplo.

Podemos ver que esse tipo de fraqueza é facilmente explorada pelos times profissionais. Temos até como grande exemplo o jogo 3 entre IDM e KEYD que um time visto como muitos tecnicamente inferior, a IDM, conseguiu abusar da estratégia de afunilamento da Keyd para criar um grande snowball e punir fortemente as side-lanes.

Conclusão

O afunilamento é uma estratégia extremamente forte e que, se bem executada, é um dos melhores jeitos de vencer uma partida competitiva no League of Legends atualmente. Então, times que tem uma boa disciplina e se encontram nesse estilo de jogo, com certeza tem um leque de estratégias muito mais ameaçador do que times que não possuem tal estratégia no bolso.

Além de que, vendo apenas seus pontos fortes você pode parar e imaginar como que ele não é usado em simplesmente todos os jogos em todas as ligas. Porém, logo após você conseguir enxergar os pontos fracos que são, de certo modo, gritantes, você percebe a fragilidade e nível de disciplina que o time que executa essa composição tem que ter para atingir o sucesso.

Bem, espero que você consiga entender melhor o que acontece quando assistem partidas profissionais, sejam elas nacionais ou internacionais. E, compreendam que por muitas vezes o time que aplica o afunilamento acaba perdendo mesmo que aparentemente não tenham cometido grandes erros.

Isso ocorre pois a margem de erro para esse tipo de composição é minusculo para quem aplica. Como eu disse, os menores erros de tracking ou de visão podem resultar em um snowball absurdo nas side-lanes por parte da equipe adversária.

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado e se você estiver com alguma dúvida, pode deixar aí nos comentários que nós vamos vamos responder para tirar! Um grande abraço!

E vocês, o quê acham do afunilamento? Já rolou nas suas partidas ranqueadas?

Vinicius “Zero” Pereira acompanha o cenário nacional e internacional competitivo de LOL há mais de 5 anos e atualmente trabalha como analista na LDL E-Sports.

Além disso, atua no Escola de Invocadores criando conteúdos relacionados ao CBLOL e análises em geral.