15 dicas para trocar dano no Early Game

Olá, Invocador, eu sou o Heye, coach, jogador e eu amo trocar dano quando a minha wave está stackada.

Hoje nós vamos falar de como trocar dano no early game, para sempre nos sairmos bem contra os nossos inimigos de rota. Vamos lá!

1 – Posicionamento

Essa é provavelmente a coisa mais importante das trocas na lane phase. Saiba se posicionar! Se você está de Ezreal, procure uma posição em que possa certar o Disparo Místico, se está contra uma Leona é melhor ficar longe, se é contra um Thresh ou Blitzcrank é melhor tomar cuidado com possíveis grabs ficando atrás dos minions e assim por diante. Não fique na linha de tiro à toa, procure posições em que você possa acertar seus inimigos e o contrário não aconteça.

Cuidado com personagens como Orianna e Azir ou aqueles que conseguem chegar muito rápido em você, como Jarvan.

PS: No meio das tropas inimigas é, normalmente, um péssimo lugar em qualquer ocasião.

2 – Acompanhe as jogadas

Se a sua lane for o bot, então na maior parte do tempo haverá alguém com você. Apesar de normalmente o suporte ser o iniciador das jogadas e quem define como a botlane vai acontecer, é importante que um dê cobertura para o outro, então acompanhem as jogadas, mesmo se o que o outro fizer for errado. O que posso dizer é que se você não ajudar ele vai apanhar muito ou até mesmo morrer sozinho, o que vai te custar o conforto na lane.

E caso o jungle vá gankar, fique atento para iniciar com ele. Recuar pra torre e ficar farmando enquanto o jungle está gankando para depois reclamar que ele morreu e entrou o double buff para inimigo não é uma boa estratégia. Normalmente o ideal é começar a troca antes, para o jungle chegar e só ajudar a finalizar. Esse é o famoso bait.

3 – Minions

Não subestime os minions. Quando for trocar, certifique-se de que você está em vantagem ou igualdade em quantidade de minions, porque os minions dão dano, muito dano. Fique atento, trocas com grande waves de minions acumuladas a seu favor podem ser muito boas, mas evite o contrário.

No mais, tente sempre se posicionar longe das waves, e se possível, fazendo o inimigo entrar nelas. Assim você vai ter muita vantagem nas trocas.

4 – Arbustos

Se os minions são a espada, então os arbustos são o escudo. Eles te dão invisibilidade, tiram o target dos minions de você e não ter permitem ser alvejado (claro, não dá pra bater no que não se vê). Quando estiver na lane, não bata de dentro do arbusto, se quiser pokear, saia do arbusto primeiro, bata e depois volte, isso irá te fazer dar harass no inimigo sem ao menos sofrer o foco dos minions. Apenas tenha antes a garantia de que não há wards nos arbustos.

Acredite, isso é muito forte, principalmente em lanes como o Top e Bot, onde se torna mais fácil entrar e sair. Suportes e Tops que batem a distância se beneficiam muito dos arbustos para dar um poke e sair da visão inimiga rapidamente, se tornando inalvejáveis. Use e abuse dos aburtos.

5 – Movimento

É simples, não fique parado. Ficar parado é se tornar um alvo fácil, então mexa-se, para todos os lados, mexa-se aleatoriamente, quanto menos previsível melhor. Assim você diminui a chance dos seus inimigos te acertarem alguma habilidade que não seja target.

6 – Utilize o farm

Toda vez que seu inimigo vai farmar, dar um last hit, ele fica por alguns milissegundos parado e incapaz de te alvejar. Nesse momento você tem uma brecha para bater nele. Sempre que ele for farmar você deve aproveitar para dar um pouco de harass nele. Ainda que seja um ataque básico, há 6 brechas em cada wave, então tente aproveitá-las ao máximo.

7 – Poções

Não subestime as poções e nem tenha pena de usá-las. Há jogadores que ficam com 200 de hp embaixo da torre e 4 poções no bolso. Aí vem uma ult da Jinx ou do Ez e já viu…

Por outro lado, já pensou se durante uma troca você ficasse com uma recuperação passiva de hp capaz de aumentar a sua vida em 100 ou 200 enquanto tudo acontece, sem que você precise fazer nada? Pois é, observe os profissionais, sempre que eles começam alguma troca, eles usam as poções logo no começo para recuperar o máximo de hp enquanto elas ocorrem. Assim é como se eles tivessem 100 ou 200 a mais de vida, que faz toda a diferença entre vencer ou perder a troca.

Por fim, observe as poções do seu oponente. As vezes, por voltar com um pouco mais de dinheiro (ou o contrário), seu oponente vai voltar para a lane com poucas poções. Nesses casos, muitas vezes ele pode ter até um item como uma BF e você só ter uma picareta, mas se vocês trocarem, ainda que você saia perdendo, vai ter como se curar, enquanto ele vai ficar dependendo da recuperação passiva. Ou seja, a vantagem é toda sua, desde que você force.

8 – Habilidades essenciais

Essa é uma das minhas favoritas, porque também é uma das mais fortes. Existem certas habilidades que são muito importantes, MUITO importantes para a sua lane. Por exemplo, o escudo da Morgana em uma lane contra Blitz ou Thresh. Ou, ainda sobre esses dois, a sentença do Thresh e o puxão do Blitz. Essas são consideradas as habilidades essenciais dos personagens e são elas que garantem toda a pressão da lane que esses personagens são capazes de causar.

Então, sempre que esses personagens gastam essas habilidades, existe uma brecha enorme na lane para se forçar uma troca, porque elas são MUITO importantes e tem um tempo de recarga muito alto. Então, se aproveitar dessas brechas é essencial, assim como não deixar que o seu inimigo tenha essa possibilidade. Ou seja, não gaste essas habilidades à toa.

Provavelmente esse é um dos maiores erros cometidos por jogadores do low elo, senão o maior. Gastar habilidades essenciais à toa. Então ficam algumas dicas:

  • Não gaste sua única fonte de CC à toa.
  • Não gaste seu único scape à toa.
  • Não sua ult à toa.

Isso já vai dar uma ajuda, mas ainda quero ressaltar. Essas habilidades não devem ser usadas em momentos como “Vou tentar fazer uma jogada”, elas devem ser usadas quando a jogada já existir, porque do contrário você já perdeu pressão de rota, já perdeu tempo e seu inimigo vai poder aproveitar.

Sempre que tiver dúvidas sobre alguma habilidade, procure um vod de um player famoso e assista, veja quantas vezes ele usa as habilidades e quando ele as usa. Se você entender isso, vai se sair muito bem. Ah, aconselho os jogadores coreanos, eles são, muitas vezes, os melhores do mundo em suas posições.

9 – Feitiços de Invocador

Se habilidades são importantes e elas voltam em alguns segundos, quem dirá os feitiços de invocador. Eu sei que gravar os tempos dos feitiços é chato e complicado, mas faz uma diferença muito grande você começar uma troca consciente de que o seu inimigo tem ou não tem Heal, Flash, Ignite, etc. Então, contar esse tempo é essencial para melhorar as suas trocas Early Game.

Uma boa dica para facilitar isso é, além de gravar o tempo de recarga dos feitiços (essa é a parte chata), usar o chat. A Riot até facilitou isso, agora é só clicar no ícone do feitiço de invocador, então quando você estiver pronto para iniciar uma troca, aperte Z e veja os tempos dos feitiços no chat. Já vai ser de grande ajuda.

E claro, não use os feitiços de invocador à toa. Sempre guarde para o último segundo. Nada de usar Heal sem ninguém perto de você para recuperar um pouco de HP, certo? Tem que ser uma arma secreta.

Link para tabela com o tempo dos feitiços de invocador: League of Legends Wiki

10 – Entenda o inimigo

A ideia aqui é passar a prestar atenção na movimentação do seu inimigo. Agora, toda vez que você jogar uma habilidade e ele desviar, você vai passar a ver para que lado ele desviou e vai então começar a prever o próximo passo dele. Se ele desvia para esquerda, então a partir de agora você vai jogar mais na esquerda, sempre assim, prevendo o próximo passo. Se ele mudar o padrão, então mude também.

Faça coisas que o seu inimigo não espera. Muitas vezes ele também vai começar a prever os seus movimentos, então tente agir de forma inusitada. Seja imprevisível, desvie sempre de formas diferentes e ataque de lugares inesperados, assim você não será pego por ele facilmente.

11 – Chase

Esse é básico. Normalmente não é aconselhado dar chase muito longo não importa o momento jogo, há sempre mais coisas a se fazer e muito o que dar errado num chase longo. Na lane phase não é diferente, se você ganhar a troca, espante os inimigos, não fique dando chase, isso vai te fazer perder farm e provavelmente ser focado pelos minions, além de que pode receber um gank do nada e acabar cedendo kills numa lane que estava ganha.

12 – Zoning

Como o nome já diz, Zoning é uma técnica onde você cria uma zona de perigo na qual seu inimigo não pode chegar perto, do contrário irá tomar muito dano ou mesmo morrer. Existem muitos personagens que são zoning naturalmente, como Blitz, Thresh, Azir, Orianna com a sua esfera, entre outros. Em um mundo perfeito, você espanta os seus inimigos se posicionando a frente da wave e não os deixando chegar perto.

Outro modo de fazer zoning é estando mais forte que o seu oponente. Se estiver feedada, até uma Vayne pode fazer zoning. A questão é você saber o seu pico de poder. Até o nível 6 uma Syndra faz zoning em um Fizz, mas a partir do momento que ele pega nível 6, a situação se inverte e quem passa a dar zoning é o Fizz, porque se ela chegar perto, ele pode ultar e ela irá morrer sem chance de reagir.

A forma de execução é simples, se posicionando a frente da wave.

13 – Controle de lane

Se você está ganhando as trocas contra o seu oponente e é capaz de zonear ele, por que puxar desesperadamente a lane? Freezar a lane, mantê-la parada, é ideal, assim você pode negar não só farm, mas também experiência. Freezar a lane, dando só last hits, culmina em grandes waves de minions chegando a torre, o que permite até mesmo dive.

14 – Poke na torre

Quando dar dive não é uma opção, você deve usar o poke como forma de importunar seu inimigo e não deixar ele farmar. Não tome ataques das torres inimigas de bobeira e nem fique embaixo delas sem visão, mas puna o seu oponente por tentar farmar. As torres só dão um ataque por vez e só mudam o alvo depois que o primeiro ataque já saiu. Ou seja, isso te dá alguns milissegundos (de novo) para bater no seu inimigo mesmo estando dentro do range da torre. Do momento em que o tiro sai até ele acertar o minion você pode bater no seu inimigo e sair do range da torre.

Portanto, assim como quando usamos o arbusto, a ideia é bater, sair, bater, sair, bater, sair, e em fim, você entendeu. Bons personagens para isso são Cait, Nami, Azir, Orianna, pro Top os rangeds como Kayle ou os com muita movimentação como Renek também.

Ah, se você estiver dentro da range da torre do seu inimigo, mas ele não estiver e você causar dano a ele, a torre não irá te focar. A torre só irá te focar se ele estiver dentro da range da torre ao receber seu dano.

15 – Itens e voltas para a base.

Quando adquirir uma vantagem, utilize-a. É um erro absurdo você pegar uma kill e ficar na lane até o seu inimigo voltar. Principalmente se você estiver no top e for de ignite contra um inimigo de teleporte. Você tem a vantagem do dano, pode ir para cima dele e conseguir a primeira kill, então assim que fizer isso volte pra base. Pense assim, mesmo que você tenha matado seu inimigo, se você não for base ele vai estar mais forte que você, porque com certeza ele comprou alguma coisa lá.

Não fique enrolando para ir pra base, não é bonito ter 3k de gold no bolso. Gaste seu dinheiro sempre que puder, não fique acumulando, assim você vai sempre estar na vantagem.

Bônus – Visão

A visão não faz parte da troca de dano exatamente, mas ela pode ajudar ou atrapalhar, então não poderia deixar de falar.

Utilize a visão a seu favor. Wards nos matos da lane podem ser muito úteis, e no mid, muitas vezes uma ward avançada no lado contrário ao da torre logo após a mureta (se estiver blue side à esquerda, se estiver red side à direita), pode evitar que você receba pokes de longa distância de um Vel’Koz ou Xerath, e prevenir a movimentação de heróis como TF e Kassadin.

Outro ponto importante é: não aceite trocas sem visão do jungle inimigo. Se você não tiver wards no rio e não souber onde ele está, isto é, possivelmente, uma bait, então não compre a troca.

Conclusão

E assim chegamos ao fim. Espero que essas dicas te ajudem a melhorar as trocas e, se você acha que esqueci de alguma coisa relevante, deixe aí nos comentários.

No mais, até a próxima!

Um abraço!

Heye

Imagem por: lucpinkey L

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.

2 thoughts on “15 dicas para trocar dano no Early Game

  1. Só passando pra avisar que isso aqui tá errado: “Ah, se você estiver dentro da range da torre do seu inimigo, mas ele não estiver e você causar dano a ele, a torre não irá te focar”.
    Entrei no modo treino e testei isso e a torre me focou.

    1. Você tem razão! Eu já tinha verificado isso, mas acabei não editando o texto. Ele é um texto bem antigo e infelizmente acabou passando. Mas, agora, já está certo :).

      Valeu pelo lembrete.

      Abraço!

Comments are closed.