3 Dicas Simples Para Sair de Uma Losing Streak

Olá, Invocador! Eu sou o Heye, sou Coach de League e hoje nós vamos falar sobre como sair de uma losing streak, ou sequência de derrotas!

Quem nunca entrou em uma losing streak, não é mesmo? Às vezes você está jogando super bem, tudo está dando certo e aí, do fucking nada, você começa a perder. Perde uma, duas, cinco. Quando vai ver já está na décima derrota, mas afundado que martelo sem cabo dentro d’água.

Todos passam por isso. E, se você não passou ainda, vai passar, porque é muito comum. A grande questão é: o que fazer e como evitar? Portanto, vou te dar 3 dicas simples para você não passar por isso.

Aceite que é sua culpa e pare de jogar

Vamos começar pelo primeiro passo. Você é a causa de tudo, então não culpe seu time. Feito isso, pare de jogar. Se você está perdendo, em uma losing streak, não tem porque continuar. É como estar na areia movediça, quanto mais você tentar sair, pior vai ser e as consequências serão mais complicadas de se reverter depois. Então, seja sensato e poupe a si mesmo. Não continue jogando.

Pare por tempo o suficiente para você esquecer do LoL. Vá assitir uma série, dar uma saída, dormir, ligar para alguém, não importa. Apenas pare. Você não deve, em hipótese alguma voltar a jogar antes disso, porque as derrotas estavam vindo dos seus erros, que estavam vindo do seu estado mental daquele momento. Seja pela frustração, estresse, cansaço, tristeza, fome, não importa, você tem que sair daquele estado mental.

Busque o erro

Agora vem o grande ponto dessa história toda. Você estava perdendo sem saber por quê. Então, vamos descobrir o motivo disso tudo. Baixe um replay de uma das partidas que você achou que deveria ter ganhado e de uma que a derrota foi de lavada (se for preguiçoso demais pode ser um só). E assista.

>>> Leia: Qual a Importância de Assistir Replays?!

Você deve assistir o jogo focando nos seus erros. Nos motivos de você ter morrido para o gank, se você tinha como saber o que estava acontecendo, como fugir das habilidades, se a troca foi ruim, etc. Você precisa encontrar tudo aquilo que estava fazendo de errado e, se possível, anote em um pedaço de papel em forma de tópicos mesmo. Ah, papel > bloco de notas.

Fazer isso vai te dar noção do que você estava fazendo de cagada e vai te ajudar a entender o motivo das derrotas.

PS: 90% das vezes você vai ficar impressionado com o tamanho das bostas que estava fazendo e quase sentir vergonha alheia, é normal.

Zere sua mente

Bem, por fim, vamos voltar ao estado natural antes de começar a jogar de novo. Esse passo é meio que um bônus, mas ele ajuda a colocar tudo no lugar.

O que é zerar a mente? Literalmente sair do estado que você está, seja de alegria, tristeza, angústia, vergonha alheia por cometer erros tão bobos que você jamais cometeria normalmente ou coisas do gênero, não importa. É você sair desse estado e voltar ao 0.

Existem muitas formas de fazer isso, a maior parte são técnicas de meditação, mas dormir pode ser uma opção também. Porém, vou contar uma aqui, que funciona para quase todos.

Sentado, deitado ou em pé, tanto faz, tente ficar em uma posição razoavelmente confortável. Feche os olhos, e respire fundo 3 vezes. Na primeira vez preste atenção no ar que está entrando no seu corpo. Na segunda vez, preste atenção na pausa entre o ar entrando e sair. Na terceira vez, preste atenção no ar saindo do seu corpo. Então, (pode deixar a respiração voltar para o ritmo normal nessa parte) conte 10 respirações.

Pronto. É só jogar. Por mais que comece perdendo, certamente você vai estar mais preparado para a partida, como se a losing streak fosse algo passado.

Conclusão

Bom, espero que este texto te ajude a não ficar mais preso em uma sequência infinita de derrotas. Se seguir todas essas dicas, certamente vai conseguir colocar a cabeça de volta no lugar e melhorar para as partidas seguintes.

Um abraço e até a próxima, senhores! E visite o Escola de Invocadores o/.

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.