4 Dicas Para Vencer no Top

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou o Coach e hoje eu vou te dar 4 dicas para vencer jogando como top laner!

Como bem sabemos, o top é a rota mais isolada do jogo, mas também é a rota em que a vitória da lane é mais importante. Sendo assim, as dicas que vou dar são para ajudar você a vencer e impactar o jogo como top laner.

Bom, vamos parar de enrolação e vamos para as dicas!

Use os Arbustos a Seu Favor

Como o mapa é espelhado, o top, assim como o bot, tem muitos arbustos ao lado. Porém, a maior parte dos jogadores não sabe usar tão bem esse benefício, então vamos aprender algumas das vantagens dele.

O top é a lane que as trocas são mais frequentes, porque os jogadores são obrigados a ficar próximos um do outro. Sendo assim, temos que tomar alguns cuidados.

Como eu explico no nosso artigo sobre Trocas na Lane Phase, os minions são grandes causadores de dano e, por conta disso, precisamos tomar cuidado. Entretanto, o top nos fornece uma ótima ferramenta para lidar com essa situação. Os arbustos!

Apesar de parecer algo bem irrelevante até certo ponto, entrar e sair dos matos da lane para “resetar o agro” é ótimo. Falando em miúdos, a ideia é que você consegue bater no inimigo sem receber dano. Claro que não é assim tão simples e uma ward pode acabar com a estratégia. Mas, como os arbustos são separados, então, se a wave mudar um pouquinho de posição, esse problema já é resolvido.

Bom, como eu sei que “resetar o agro” fica meio vago para quem não entende esse linguajar ainda, vou tentar explicar em miúdos.

Quando você bate em um campeão inimigo e está dentro do range dos minions inimigos, os eles viram em você. Isto quer dizer que você está com o agro. Resetar o agro significa fazer os minions virarem para outro lado, focarem em outra coisa. E é isso que entrar no arbusto faz. Ele muda o foco dos minions.

Para finalizar, a ideia é sair do arbusto, bater e entrar. E depois repetir o processo. Isso te mantém “inalvejável”. E assim, vamos a nossa próxima dica!

Não Saia da Lane à Toa

Sabe, eu acho que uma sensação de todo jogador do top é a de que você não faz tanta coisa no jogo. Bate uma sensação de que você está meio isolado e acaba não tendo tanto impacto, então tentam resolver isso indo ajudar em qualquer oportunidade.

A ideia é boa, mas a prática é péssima. Um top laner não tem que impactar os primeiros 10mins de jogo e às vezes nem os primeiros 15. Alguns jogadores, pelo contrário, quase não saem da rota e mesmo assim ganham muitas partidas. Por que?

Eu vou tentar mostrar isso de forma simples, então me acompanhe. Se o outro top laner está com você, os outros 4 jogadores, em teoria, estão em um possível 4×4, certo? Agora, imagine que você está mais forte e um jogador sozinho não te para, tem que vir mais um. Agora o time inimigo tem 2 jogadores contigo e os outros 3 estão jogando um 4×3, onde o seu time tem vantagem numérica.

Isso, por si só já mostra que nem sempre sair da lane é necessário para impactar o jogo, mas eu quero falar um caso específico. Jogadores da top lane costumam sair muito para ajudar em brigas no rio, mas eles não medem o que estão perdendo e até onde vão.

Se você vai lutar no Rio antes do nível 6, das duas uma: ou você acabou de avançar a rota e não vai perder absolutamente nada, ou você tem a absoluta certeza de que aquilo vai dar em alguma coisa. Do contrário, você não deve sair.

Os jogadores, tanto os que conseguem vantagem quanto os estão atrás, tendem a sair da rota em momentos péssimos, perdendo muito farm, XP, dando espaço para o inimigo controlar ou se recuperar na rota e acabam perdendo toda a pressão que tinham. Ou seja, se for sair da rota, faça isso direito, porque o resultado pode ser péssimo.

É uma questão de decisão, mas é uma decisão que precisa ser tomada com muito cuidado. Dito isso, ainda vamos manter nesse mesmo tipo de assunto.

Ajude o seu Jungle

Na última grande mudança da jungle, a riot fez questão de de complicar a vida dos caçadores. Então, atualmente, os laners acabaram tendo certa responsabilidade pelo sucesso do caçador no início do jogo (sempre tiveram). O aronguejo se tornou importantíssimo.

Se apenas um jungle fizer os dois aronguejos no início, a vantagem é gigante. Ele garante muito ouro, muita XP e muito controle de mapa, deixando o outro jungle muito para trás. Sendo assim, nós precisamos ajudar o nosso querido caçador a não passar dificuldade no começo do jogo. E como fazemos isso?

Pressão de rota é a resposta que você está procurando. Tudo o que você precisa fazer no começo ou quando o aronguejo estiver vivo na parte de cima do mapa é pressionar a rota, ou seja, avançar. Isso vai dar espaço para o seu caçador fazer o monstrinho.

Porém, e apenas porém, se prepare com antecedência para o caso de precisar sair da rota, porque brigas pelo aronguejo têm acontecido com alguma frequência. Sendo assim, é melhor estar preparado e com isso eu quero dizer limpar a rota e se posicionar para baixo, mais perto do Rio.

E, por último, vamos falar de um erro muito comum e que pode simplesmente acabar com a sua lane phase.

Não perca a lane em 5 minutos

Um erro muito comum de muitos jogadores é de entregar o jogo por conta de um erro bobíssimo em menos de 5 minutos de jogo. Tomar 3 ganks seguidos.

A rota mais comum da jungle hoje começa pelo bot, porque entre muitas coisas, o leash é melhor e o trajeto mais intuitivo. Sendo assim, caçadores tendem a aparecer pelo top perto dos 03:20 ~ 03:40. Isso significa que até os 04:00, ele tem grande possibilidade de te dar um gank e é aqui que começa o problema. Esse é um gank “previsível” e que todo mundo toma.

Mas, tudo bem, muitas vezes não se perde nada além de flash nesse primeiro gank. Então o caçador sai, faz mais um campo e volta. Aí nesse você morre. Mas, tudo bem, não está tudo perdido, você tem TP para voltar para a rota. Então, nesse meio tempo o jungle sai, faz mais um campo ou pega um pouco de visão e volta. Aí você morre de novo, não tem teleporte, não tem flash, está mais de 1 nível atrás, sem gold e tiltado.

Para essa situação mudar vai demorar uns 20mins, no mínimo, isso se mudar. Nesse ponto a sua rota já vai estar arruinada e o jogo vai ser um saco para você, então precisamos quebrar essa rotina.

Se você tomou um gank, morreu e voltou de teleporte, leve uma ward e, ainda assim, não avance, porque se morrer de novo, a sua lane vai ficar muito difícil. Então, tome sempre esse cuidado, ok?

Conclusão

O Top é uma lane bastante complicada de se jogar, porque normalmente você está sozinho e precisa se virar. Então, tome cuidado, porque um erro pode custar tudo, assim como um acerto pode te dar uma grande vantagem.

Enfim, espero que este texto te ajude a ter melhores resultados jogando na rota do topo. Então, se puder, deixe um comentário dizendo o que achou. É muito importante para nós!

Ah, e também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

No mais, um abraço e até a próxima!

 

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.