4 Erros Muito Comuns que Destroem a Lane Phase

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje eu vou falar um pouco a respeito dos erros de Lane Phase mais comuns. E não, não vou dizer que você precisa farmar ou coisa do gênero. Hoje nós vamos um pouco mais fundo.

Vamos lá?

A Lane Phase

Antes de começar, vamos esclarecer o que é Lane Phase. Ela, em suma, é o período em que os jogadores ficam fixos, cada um na sua lane. Quando as movimentações começam a aumentar e as Torres a cair, significa que a fase de rotas está chegando ao fim.

Portanto, estamos nos referindo ao período que vai do começo do jogo até, provavelmente, a queda das primeiras duas ou três torres. Sendo assim, tenha esse período em mente enquanto estivermos conversando.

Sair da Lane no momento errado

Se eu ganhasse um real para cada vez que visse este erro, estava rico. É algo muito, muito comum. Então, vamos entender algumas coisas sobre sair da lane.

Para sair da lane você tem que controlar a wave, ou seja, deixar ela da forma certa. Isso significa evitar perder o mínimo de farm e XP possível. Na verdade, o ideal é não perder nenhum minion. Vamos ver como isso funciona na prática, dê uma olhada aqui.

Nesse momento o Effort precisa sair para colocar visão, mas ele não quer perder XP, então ele espera a Ashe terminar de avançar a lane. Perceba que, quando ela mata o último minion, ainda falta muito para a wave da Gen.G chegar e, assim, ele não corre nenhum risco de perder um minion sequer.

Ou seja, quer sair da lane? Limpe a wave do time inimigo.

Acontece que este erro ainda tem um agravante, que é o próximo que vamos falar.

Ajudar ou fazer lutas desnecessária no Rio

Este erro é um complementar do erro anterior, porque é muito, muuuuito comum mesmo. Principalmente entre os Tops, que costumam ter uma lane mais simples para sair e ir brigar no Rio, isso aqui é, sem dúvidas um dos erros que causa a maior parte das derrotas.

Sim, um erro que às vezes acontece aos 3 minutos de jogo pode causar a sua derrota. Incrível, não?

Fazer lutas no Rio é algo que às vezes acontece e às vezes é bom, mas você tem que saber medir a situação. Muitos jogadores começam vencendo a lane, fazendo ótimas trocas e pegando vantagem. Aí o Jungle começa a lutar no Rio ou simplesmente encontra o outro jungle e o que você faz? Você sai da sua rota, vai até o meio do rio para tentar ajudar e não consegue nada.

Se você estava com mais vida, mais farm e mais XP, você perdeu tudo isso. Perdeu toda a vantagem que tinha na rota, porque o inimigo não saiu, ele continuou lá, fez tudo o que você não fez, ganhou tempo, vida e daqui a pouco vai voltar para a base tranquilo. Ou seja, você perdeu tudo o que tinha feito de bom, quando colocou ele sob pressão, ao sair da rota.

A ideia é simples: só vá ajudar se correrem até você, do contrário é perda de tempo.

PS: Parece besteira, mas eu realmente vejo inúmeras derrotas por causa disso. Alguns jogadores pegam campeões que devem colocar pressão no começo porque depois ficam atrás. Então, na fome de pegar uma kill para poder chegar mais cedo nesse pico de poder, largam a pressão no top. Pouco tempo depois o Nasus/Fiora/Yorick, entre outros, estão te comendo vivo por ter deixado aquela pressão escapar.

Avançar a Lane Desesperadamente quando está Vencendo

Se você está vencendo, avançar a lane não é necessariamente o que você quer fazer. Lembre-se de uma coisa, quando você avançar a wave, seu inimigo ganha farm e XP embaixo da torre, ainda que ele não pegue tudo. Agora, quando você freeza¹ a wave, ele não pega nada.

Se pesarmos as coisas, vai ser simples perceber que é muito melhor para você freezar a wave em muitos momentos. Claro, também existem horas que você deve avançar, então vamos entender um pouco mais sobre.

*Esse assunto é mais complexo que isso, então vamos resumir muito. Se quiser saber mais sobre o assunto, eu falo um pouco sobre ele neste texto: Como Vencer Sem Lutar

1º – Quando freezar? Você consegue matar o seu inimigo, se ele chegar muito perto? Ou pelo menos tirar muita vida? Você sabe o que quero dizer, aquele momento que o jogador do outro time simplesmente não tem mais como ficar por perto, porque ele sabe que perde a troca. Nesse momento, vale mais a pena freezar. Claro, talvez ele não saiba que perde a troca, mas aí é ainda melhor, porque você aproveita e mata ele.

2º – Quando avançar? Novamente, a ideia é a mesma. Você não consegue fazer o seu inimigo perder XP ou farm? Você não mata ele na troca? Se a resposta for não, então avançar é uma ideia legal, porque você ganha pressão de mapa.

Lembre-se de uma coisa, negar recursos no começo do jogo é algo muito forte, que pode te dar uma vantagem enorme, mas precisa saber usar. Vou deixar aqui o vídeo do Jensen fazendo isso com o Brucer e, se você quiser, pode até assistir o jogo para ver qual o resultado dessa partida. Assista pelo menos 5mins e veja o que acontece.

Bom, eu acho que tudo que eu tinha para dizer sobre este tópico está dito. Se puder freezar, freeze.

¹Freezar: significa congelar a wave, deixá-la parada no meio da lane.

Fazer trocas no meio dos Minions

“Ah, mas isso é erro de bronze/prata.”. Meu amigo, quem dera fosse. Uma quantidade absurda de jogadores em elos altíssimos, como mestre e challenger, cometem esse erro. É algo simples sim, mas é algo muito comum.

Minions dão MUITO dano. Acredite nisso, por favor.

Sabe quando você faz uma troca e acha que deveria ganhar, mas perde? Baixa o replay e assiste aquela troca de novo. Eu garanto que você deve ter tomado muito dano para os minions.

Pode ser que no Late Game os minions não tenham tanto impacto, mas no Early Game eles contam como um jogador a mais. Ou seja, você perde as trocas só por causa deles.

Pense comigo: cada maguinho dando 26 de dano, você nega 20% por causa da armadura. Vamos arrendondar o dano recebido para 20. Se tem 3 maguinhos e eles te dão 3 hits cada um, você já recebeu 180 de dano.

“Ah, isso não é nada”

Quando você tem 600 de vida isso é quase 1/3 do total. Em vez de sair com 400 de vida da troca, você sai com 220.

O resultado disso, claro, é você passar a receber pressão em uma lane que poderia ser sua. Sendo assim, passe a tomar cuidado com como e onde você faz as suas trocas, porque elas podem significar vencer ou perder a lane.

Conclusão

Bom, Invocador, a Lane Phase é um dos momentos mais importantes do jogo, porque é onde você fica forte e também é o momento que define quem vai concluir as suas condições de vitória primeiro.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e que ele te ajude a ter uma Lane Phase mais sólida e segura. E, se puder, deixe um comentário aqui em baixo dizendo o que achou ou sugerindo um conteúdo, você que sabe!

Também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

No mais, um abraço e até a próxima!

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.