5 Dicas Para Virar Uma Partida

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach e hoje nós vamos falar sobre 5 formas de se virar uma partida perdida.

Como é de praxe na soloQ, muitas vezes começamos perdendo e, consequentemente, temos que voltar para o jogo. Então, separei algumas dicas bem interessantes sobre a melhor forma de se virar uma partida “perdida”.

Vamos lá?

Barão

Bem, eu acredito que existam muitas formas de se virar um jogo, mas o Barão é com certeza uma das melhores. Sendo assim, vamos aprender formas legais de se fazer o buff.

Normalmente em soloQ, a maior parte dos jogadores está desligado. Quase nunca estão realmente atentos aos objetivos e por isso se torna fácil fazer o Barão, mesmo em certa desvantagem.

Fique atento à 3 coisas:

1º – Voltas para a base

2º – Jogadores sem TP no bot

3º – Waves

Fazer o Barão não é difícil, tudo que se precisa é tempo e 4 ou 5 jogadores batendo. Então, se você estiver atento à quando seu inimigo volta para a base, pode fazer o objetivo facilmente. Por exemplo, você está farmando mid de frente para o um atirador, então ele começa a dar recall. Em vez de cancelar você pode deixar ele ir e rotacionar imediatamente para o Barão

Outro ponto legal é o fato de que alguns jogadores importantes vão para longe do objetivo e ficam sem ter como chegar. Uma das coisas mais frequentes é o ADC descer para farmar uma grande onda de minions e ficar distante do Barão. Sendo assim, fica fácil começar o objetivo por ter vantagem numérica.

Por último, as suas waves. Se você prestar atenção nas próximas dicas, vai ver que elas são importantes. Sendo assim, se as suas waves do mid e top estiverem avançadas, você ganha um espaço muito grande no mapa para rotacionar e fazer um Barão às cegas.

Bônus – Barão aos 20mins

Principalmente nos elos mais baixos, ninguém espera um barão aos 20mins. Portanto, é fácil fazer o objetivo mesmo estando atrás. Basta esperar o inimigo se afastar um pouco e começar. Sim, comece, mesmo que seu time não acompanhe de imediato, vão atrás de você caso você comece o objetivo. Assim, até que o inimigo se dê conta, vocês já estão terminando o barão.

Slow Push

Normalmente, quando você está sendo dominado por um inimigo, eles costumam pressionar bastante a sua base. Entretanto, é pouco comum ver um time que avance todas as rotas antes de começar a pressionar. Sendo assim, fazer um slow push pode ser muito proveitoso.

Quando você põe uma lane em slow push, ela fica com uma wave cada vez maior, que, se ninguém for limpar, pode até mesmo levar uma torre. Desta forma, alivia a pressão que o time inimigo coloca, além de te dar mapa (aumenta o espaço que você pode andar).

E eu prometo fazer um texto só sobre slow push com imagens bonitinhas, mas o que importa agora é: para colocar uma lane em slow push, mate apenas os maguinhos da wave do time inimigo. Depois disso é só deixar lá que ela vai crescer sozinha.

Assim, além de exigir que o time inimigo pare de pressionar, também permite que, em caso de vencer uma luta, você consiga levar um objetivo. Ou seja, é uma ótima forma de segurar e voltar para o jogo em soloQ.

Visão Recuada

É fato que controlar a visão quando está sendo pressionado é realmente complicado, mas ficar sem ela é pior ainda. Então, se estiver sendo pressionado, coloque e retire wards.

É muito importante que todos os jogadores saibam disso, porque já tem tempo que wardar deixou de ser função só do suporte. Quando jogamos atrás a visão é a nossa segurança. Andar no escuro é o mesmo que entregar vantagem para o inimigo, então compre detectoras e posicione onde der.

A pior coisa para um time que está perdendo é ser obrigado a andar no escuro, porque nesses casos é muito fácil tomar um pick off. Ou seja, morrer de bobeira e acabar entregando um objetivo que poderia ser evitado. Assim, você impede o snowball do time inimigo.

Ah, importante dizer: tome cuidado para não morrer wardando. Não se esqueça de não ir longe demais do seu time, você precisa de ajuda para colocar wards. E, além disso, tente sempre jogar uma habilidade para ver se não tem ninguém te esperando na moita.

Pick Off

Como eu disse acima, tomar pick off (morrer sozinho) é a melhor forma de se entregar grandes objetivos. Mas, isso não vale só para que está ganhando. Se você tiver conseguido controlar minimamente bem a visão, pode conseguir bons pick offs, que, muitas vezes, viram o jogo por abrir espaço para objetivos. Sendo assim, fique atento.

Entretanto, é bom lembrar, sempre tome cuidado com a possibilidade de ser um bait. Não vá com tudo se não tiver ideia de onde está o time inimigo, do contrário o tiro pode sair pela culatra, ok?

Paciência

Ontem saiu um texto sobre power spike, que eu aconselho ler para ter um maior entendimento. Isso porque, esse, com certeza, é um dos temas mais importantes quando se trata de virar um partida.

Muitas vezes estamos atrás porque a composição inimiga é melhor em um determinado momento de jogo, então nos resta ter paciência. Do contrário podemos perder por querer forçar demais quando não temos força. Portanto, seja paciente.

Sempre olhe para os itens do seu time, para os seus campeões e para os do time inimigo. Em algum momento do jogo, por mais que exista diferença, seus campeões estarão naturalmente mais fortes. Então, identificando este momento, você pode forçar e ganhar o jogo.

Outro ponto importante é dizer que: as equipes sempre erram. Não existe jogo perfeito. Em SoloQ, se você segurar o suficiente, o time inimigo vai errar e você pode virar o jogo a partir daí, então sempre saiba esperar.

O jogador mais calmo e paciente sempre estará em vantagem porque ele é metódico. Sabe a hora que pode vencer e a hora que pode perder e só investe quando as chances estão a seu favor. Portanto, seja paciente.

Conclusão

Virar uma partida é sem dúvida algo difícil, mas se prestar atenção nas oportunidades, você pode voltar mesmo nos jogos mais complicados. Sendo assim, não se dê por vencido, o surrender não é uma opção.

Bem, espero que este texto te seja útil. Se houver qualquer dúvida pode deixar nos comentários que nós conversamos sobre, ok?

No mais, um grande abraço e até a próxima!

 

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.