6 Dicas para fazer Predict

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje vou te mostrar como você pode se tornar um mestre em Predict.

Bom, mas antes de explicar como fazer, você sabe o que é um predict?

Predict em tradução direta significa prever. E no LoL não é muito diferente. Os predicts acontecem quando um jogador prevê o que o inimigo vai fazer e age antes que ele realize ação. Resultando em jogadas como esta:

Thresh_hook_predicted

Bonito, né? Mas como fazer?

Como fazer um Predict?

A maioria dos jogadores realiza predicts com frequência, só não são tão bonitos assim. Quando você acha que um alvo vai continuar andando reto, joga a habilidade na direção dele e acerta.. Parabéns, foi um predict.

Mas assim não tem graça, legal é dar predict em Flashs ou Gap Closers¹. Então, como fazer?

¹Gap Closers: São habilidades que aproximam o campeão de um inimigo, por exemplo a Ult da Akali ou o Q do Fizz.

1 – Observe os Padrões

Para dar um predict, você precisa prever o que o adversário vai fazer e, para isso, você deve enxergar os padrões de ação dele.

Como assim?

Bom, se imagine na lane. Você joga a sentença e o inimigo desvia para baixo. Você joga de novo e ele desvia para baixo de novo. Na terceira vez, você não vai mais jogar no lugar que ele está, você vai jogar um pouco para baixo.

Todo jogador tem vícios, seu objetivo é descobrí-los.

2 – Crie situações

Crie situações em que não exista outra forma de reagir senão aquela, por exemplo:

Imagine que você vai fazer um gank e seu inimigo começa a correr para a torre. Se você fechar o caminho dele, a única saída vai ser um flash na direção dela. Pronto, é só você soltar a habilidade em direção a torre, seu único trabalho vai ser calcular mais ou menos onde o Flash vai parar.

Isso também funciona muito bem em barões, dragões ou paredes grandes. O importante é ficar esperto.

PS:  Cuidado com quem beija paredes.

3 – Jogadas Marcadas

Sabe aquela Le Blanc? Ela vai voltar no pulo. Sabe o Zed? Ele vai voltar na sombra. O Lee tá fugindo? Ele vai pular no aliado mais próximo. O Braum também.

Todas essas situações são jogadas marcadas. Sempre acontecem, não são uma surpresa. Você tem que estar esperto para essas possibilidades.

4 – Jogue muito

Parece bem básico, né? Mas não é exatamente o caso. Determinadas habilidades são complicadas de entendermos com perfeição a hit box, o tempo de percurso, o tempo de animação e a forma como as pessoas reagem a elas. Por exemplo, eu era o mestre dos puxões de Blitz, mas um caolho de Thresh.

Para dar predicts temos que estar 100% seguros com o nossos campeões. De Nidalee eu era capaz de acertar lanças lindas em alvos que estavam nas sombras do mapa há mais de 5s. Isso só era possível porque eu conhecia muito bem a campeã. Eu conhecia a hitbox perfeitamente, sabia o tempo de percurso da habilidade e o tempo de animação.

Obviamente, Nidalee era um dos meus campeões mais jogados desde sempre. Só assim podemos chegar realmente ao mais alto nível com um campeão, jogando com ele exaustivamente.

5 – Planeje

Muitas vezes o que você acha que foi um predict por puro reflexo, já estava planejado há muito tempo.

Os melhores jogadores sempre planejam suas jogadas. Claro, pode ser que não aconteça da forma como você planeja, mas isso já ajuda bastante.

Imagine que você vai fazer um gank top. Se você chegar lá sem pensar em nada, pode acabar ficando tudo descoordenado e acabar não dando certo. Agora, imagine que você faz um planejamento mental:

“Quando eu chegar o Gnar vai pular, então assim que ele começar eu já jogo a onda sônica onde ele vai cair, ponho uma ward na frente e chuto ele em uma direção que o Malphite consiga ultar.”

Parece bem melhor, né? Claro que pode sair uma Rek’Sai da moita e acabar com a sua graça, mas aí você tem que se virar. Além de que, pode fazer um plano B perfeitamente.

6 – Se fosse você, o que você faria?

Por fim, mas não menos importante. Se fosse você na situação do outro jogador, o que você faria? Isso é uma coisa muito importante de se pensar durante as partidas de League, mas para dar predict, é essencial. Ao menos para os mais bonitos.

Você precisa estar sempre se perguntando o que o seu inimigo vai fazer, e se você prestou atenção na parte dos padrões, isso é fácil. Mas agora você já passou dessa parte, ele já entendeu que você está seguindo os padrões dele e começou a mudar completamente o que está fazendo, o que te resta? Perguntar a si mesmo.

Quando você encontrar um inimigo que não esteja mantendo um padrão, se pergunte como você reagiria na situação dele. Isso vai te permitir prever os movimentos dele até certo ponto,  e com boa precisão.

Sempre pense no que você faria, isso é a base para tudo.

Conclusão

Dar predicts em si não é difícil, mas precisamos ficar cada vez melhores nisso porque nossos inimigos também ficam cada vez melhores. E claro, é muito bom quando fazemos uma jogada destas:

Bom, Invocador, espero que este texto tenha te ajudado, e se ajudou, manda para um amigo seu que é meio ruim na hora de adivinhar o que os outros vão fazer. Isso vai ajudar a ele e mim x).

Não seja esse cara
Não seja esse cara

E falando em predict, recentemente fizemos uma Análise do Thresh que ficou muito legal e pode ajudar você a masterizar um dos grandes mestres do Predict. Confere lá Análise de Campeão – Thresh

Enfim, muito obrigado e um grande abraço!

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.