6 Dicas para Vencer jogando de Suporte

vencer-de-suporte

Olá, Invocador! Eu sou o Heye e hoje vamos falar sobre como vencer sendo Suporte.

Bom, não é de hoje que eu escuto pessoas dizendo que não dá para subir jogando de suporte e também não é de hoje que eu vejo jogadores que se dizem main sup jogando em outras lanes para tentar subir de elo. De verdade, já tive um jogadores assim. Um deles era D5 e não conseguia subir, achava que de suporte era impossível. Porém, ele teve uma mudança de pensamento e você vai ver o que aconteceu.

Antes disso, vamos começar do começo.

Cenário competitivo

Você sabia que o suporte é uma das posições mais importantes do cenário competitivo? Isso acontece porque ele executa, certamente, uma das funções com mais impacto no jogo. E não acredite, isso não é à toa, tanto que alguns deles se tornaram lendas, como o Mata, por exemplo. Passe o tempo que passar, suas jogadas de Blitz nunca serão esquecidas, assim como a Nami do Olleh, que causou bastante estrago aqui no Brasil.

Tudo bem, isso explica apenas que alguns jogadores são muito bons com alguns heróis, mas no fim das contas, por que alguns suportes são tão bons? Nas palavras do próprio Olleh ao pegar top 1 no NA “Existem algumas coisas no jogo que só o suporte pode fazer”.

Controle de visão, roaming, tracking do jungle inimigo, invades, etc. São coisas que o suporte pode e normalmente faz com mais facilidade que outras roles. Então, competitivamente, é inviável jogar sem suporte.

Ainda que fosse possível dividir recursos de uma forma que a equipe se mantivesse competitiva, não vale a pena abrir mão do suporte. Alguém precisa se dedicar mais ao time do que a si mesmo. E esse é o suporte, o cara que pode abrir mão de ir sempre para a lane e ajudar o top e o mid, ele é o cara que pode sair da rota sem medo de perder muitos recursos, para ajudar o jungle a fazer um invade. Ele é o cara que vai fazer as jogadas em prol do time em vez de fazer para si mesmo.

E acredite, jogar para o time faz toda a diferença.

Vantagens de ser suporte

Como eu já falei antes, o suporte é o cara que joga mais em prol do time do que de si mesmo. Ele é o único cara que não precisa ficar forte para fazer sua função e isso significa muito, porque os outros jogadores passam cerca de 80% do tempo fazendo isso.

Se fizermos as contas, um jogador normal em uma partida de 30 minutos vai passar, pelo menos, 24mins preocupado em farmar e acumular recursos. Ou seja, para realmente ganhar o jogo ele só gasta cerca de 6mins. Pouco, não? Pois é, o suporte é a única role que pode abdicar disso e jogar muito mais em prol da vitória em si do que de se fortalecer.

E outro ponto legal. Essa é a única role que pode impactar, sem exceção, todas as outras posições. Ou seja, sozinho o suporte consegue deixar o time todo forte e vencer em todas as partes do mapa, inclusive a jungle.

Bom, você lembra do aluno que eu falei no começo?

E aquele meu aluno

Lembra daquele meu jogador? Eu treinava ele em um time há algum tempo. O menino jogava super bem em equipe, mas reclamava diariamente que não conseguia subir de suporte e jogava na jungle suas soloQ. Papo vai papo vem, eu já estava ficando cansado disso e resolvi propor uma competição durante as férias dos jogadores.

Era simples, participava quem quisesse e valia uma skin. Tudo que eles precisavam fazer era jogar, quem ganhasse mais pontos de liga no período de 15 dias vencia. A única regra era jogar na sua role.

Conclusão? Ele queria desesperadamente uma skin do Rakan e foi um dos poucos que realmente jogou. Demorou 5 dias para sair do D5 para o D3 e, após ter essa prova de que era possível subir jogando de suporte, terminou a Season no Mestre junto o Jungle, Adc e Mid.

Mas vamos ao que interessa, como ele fez isso?

Como carregar de suporte

Essa é a grande questão. Carregar de suporte é algo que exige um pensamento um pouco mais apurado do que simplesmente ir lá e matar o seu inimigo. Claro, deixar seu AD 10/0 é bom, mas nem sempre você vai conseguir isso, até porque está em um 2×2, que dificulta a situação. Então, como vencer?

O que vou te dar agora são algumas dicas do que fazer para impactar uma partida como suporte.

1º – Não vença só a sua lane

Lembra que o suporte é o cara que não precisa passar a vida toda pegando recursos? Na verdade, é até ruim fazer isso, porque se você está pegando XP, está tirando de alguém que realmente precisa. Portanto, a ideia aqui é você sair da lane sempre que puder para gerar vantagem em outras partes do mapa.

É sempre bom lembrar, com outras partes do mapa eu quero dizer Mid, Jungle e Top também. Todos esses lugares são bons para você ir sempre que puder e fazer ganks ou controlar visão. Sempre distribuir vantagem e, se puder, deixar uma ward.

PS: Eu não disse para largar o seu AD pra lá, ele precisa de você também, então saiba a hora de sair da lane. Normalmente depois que a torre cai, você passa a só roubar XP à toa mesmo.

2º – Controle a visão

Nos primeiros níveis, trazer uma detectora quando volta da base é bom e quando o AD faz isso é de vomitar corações. Porém, no mid game levar apenas uma é um erro. Se tirarem a sua ward o que você vai fazer? Ficar triste? Claro que não, você vai lá e põe outra.

Além de que, controle de visão não é só colocar visão. Controlar visão é tirar a do inimigo também. Ou seja, algumas wards você vai botar e tirar pouco tempo depois.

Outro ponto importante é comprar a lente detectora e completar a missão do amuleto o mais rápido possível. O seu time precisa de visão e quem consegue isso primeiro tem muita vantagem na partida.

3º – Invades

Faça o Jungle do time inimigo te odiar.

Sempre que a sua wave estiver avançada e o jungle do seu time estiver perto, chame ele para fazer um invade. A sua função é tentar dar o máximo de recursos para o seu time, lembre-se disso. O caçador também faz parte do seu time.

“Ah, o meu jungle está brigando pelo aronguejo.”. Vai lá ajudar, abençoado!!

Seu maior desafio é conseguir fazer com que o seu jungle saia vitorioso em todos os combates do seu lado do mapa que você puder ajudar.  Então ajude sempre que puder, ora.

4º – Prepare objetivos

Fazer um dragão com o mapa ao seu redor todo escuro pode dar um pouco de medo, não acha? Então, se o dragão está vivo, não seria uma boa ideia ganhar a visão ao redor dele? Talvez assim seu time tome coragem e faça esse objetivo de fato, além de que, se houver uma luta, é melhor ter visão para não ser surpreendido.

Sabe de quem é essa função? Do suporte. É uma das coisas mais importantes. Todos os objetivos, inclusive torres, precisam de visão para serem feitos. Visão avançada na jungle do time inimigo, às vezes uma no meio da rota também. Você pode ver um pouco mais sobre visão no nosso infográfico de visão.

5º – Guarde informações

Durante a fase de rotas, principalmente, o suporte é o jogador com menos coisas para fazer, afinal, ele não farma. Sendo assim, ele é o melhor para guardar informações úteis e lembrar o time do que ele tem que fazer.

Tempos de Flash dos adversários, posicionamento do jungle inimigo, tempo dos objetivos, tempo de recarga de itens importantes como Zhonya ou cronômetro, ults, entre outros. Tudo que for possível usar como informação útil, o suporte tem mais facilidade de guardar, porque ele pode escrever no chat e ficar mais atento a isso.

“Ah, mas os objetivos aparecem no tab.”. Sim, eu sei, mas ninguém vê até que faltem 10s e em 10s não dá tempo de se preparar ou colocar visão. Você precisa saber quando vai aparecer e avisar a galera.

6º – Se comunique

Eu acho que fica um tanto explícito, mas é melhor avisar. Você precisa se comunicar com o seu time, é essencial. Não adianta nada você saber um monte de coisas e não passar para a frente. O suporte é o cara que pode pensar mais no time do que no resto, então ele é o cara que precisa passar as informações.

Se você jogar de suporte sem avisar nada, vai ser complicado para você, de verdade. É muito importante você se comunicar, mesmo que não fale muito no chat. Hoje a Riot facilitou bastante a nossa vida com os pings, então podemos avisar apenas clicando nos itens ou habilidades e pingando, então faça. Mas, se puder falar, talvez seja melhor.

Conclusão

Bem, espero que tenha aprendido que suporte também carrega. Você poder dar vantagem a todos os jogadores do mapa e deixar todos seguros é algo que poucas pessoas podem fazer. É muito forte e que ninguém pode fazer por você.

Sendo assim, deixe aí nos comentários um pouco da sua experiência como suporte. Conte o que acha ou se faltou algo que eu deveria ter dito!

Também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

Um abraço e até a próxima!

 

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.