9 Dicas para melhorar o Farm

Olá, invocador, eu sou o Heye, sou coach, jogador e eu costumo ser o cara que fica com o melhor farm nas minhas partidas.

E é sobre isso que nós vamos falar hoje, sobre farm. Manter um bom farm é essencial para que consigamos garantir recursos e assim comprar mais itens. Os minions são, sem dúvida, a maior fonte de ouro do League.

Para você ter noção, cada 15 minions equivalem a um abate, então terminar o jogo com 300 de farm é mais ou menos igual a pegar 20kills. O que significa quase 6000 de ouro. E se você acha pouco, ter 100 de farm a frente do seu inimigo é equivalente a um item grande quase fechado. O que faz toda a diferença.

Não é à toa que profissionais se esforçam tanto para farmar tão bem.

Pensando nisso eu decidi reunir 9 dicas que são essenciais para você ter um bom farm. Então confere aí abaixo e não deixe passar nos seus próximos jogos

 

1 – Treine seu Last Hit

Eu sei que isso é de praxe, mas as pessoas não dão a devida importância ao last hit. A maioria sabe mais ou menos como fazer, mas é aquilo, mais ou menos pode ser mais ou menos bem ou mais ou menos mal. E a maioria faz mais ou menos mal.

Só entender que é necessário dar last hit não é o suficiente. Você precisa saber fazer isso com cada campeão que escolher. Alguns são mais fáceis e outros mais difíceis. Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade de farmar de Le Blanc, por isso, sempre que jogo com ela, me esforço ao máximo para manter um bom farm. E também, sempre que vou fazer um treino de farm em personalizada, é para ela.

Não é vergonha não saber. A vergonha é persistir no erro. O que eu aconselho é que, sempre que tiver tendo dificuldades para manter um farm legal, 80 em 10 minutos e 200 em 20 minutos, treine em partidas personalizadas até se acostumar com o ataque básico do campeão, de preferência sem runas e talentos, e sem usar habilidades. É essencial saber farmar usando o Last Hit.

Por mais que não pareça, uma vantagem de 5 minions na lane phase faz toda a diferença. São 100 de gold a mais, que podem ser duas poções ou uma pink, duas coisas que podem mudar completamente o rumo da partida.

 

2 – Tenha foco no farm.

Essa dica é muito simples, mas também essencial. Principalmente durante a lane phase, esteja focado no farm. Muitos jogadores querem forçar a lane o tempo todo e, por isso, acabam perdendo muitos minions enquanto estão trocando.

Lembre-se, farmar deve vir em primeiro lugar. Não tem problema perder um minion para fazer uma troca, mas vai ser um problema se você perder 3, 4 em toda wave. Então, foque no farm, porque cada 15 minions equivalem a um abate, e sair com 30 de farm a mais que o inimigo, dá o mesmo gold que ter pego aquelas duas kills que você ficaria tentando e se arriscando em vez de estar farmando.

 

3 – Não volte para a base com a lane recuada

Sabe quando você está contra uma lane de push muito forte, como Sivir e Karma, e eles ficam te jogando para baixo da torre? Você não pode voltar base antes deles.

Toda vez que o seu inimigo tiver uma lane com um push muito forte, para voltar base você tem duas opções. Ou você espera ele voltar, ou empurra a lane mais que ele. E isso é muito importante, não só para o farm, como também para a sua experiência.

Acontece que se você voltar antes deles, ele vão puxar a lane com muita força e os minions inimigos vão acabar morrendo para a sua torre. Por isso que, sempre que se está tomando muita pressão, é importante levar bastante sustain, porque você não pode voltar para a base a qualquer momento. Quem decide isso acaba sendo o inimigo e você só acompanha o ritmo.

Uma dica para lidar com essa situação é forçar trocas. Se você tiver sendo muito pressionado, mas seu time tiver um all in melhor, talvez você consiga parar o ímpeto do seu oponente fazendo boas trocas e deixando a ameaça de morte no ar. Assim um bom zoning vai te permitir empurrar a lane e fazer uma volta para  a base sem perder xp e gold para as torres.

 

4 – Não volte para a base com a lane stackada a seu favor

A lane stackada a seu favor nada mais é do que a sua wave ter muitos minions. Normalmente acontece quando o inimigo fica muito recuado e você controla a wave dando só last hits. Acaba chegando outra wave e a sua tende a ficar gigante, dominando a lane.

Essa situação normalmente é favorável, porque te dá vantagem em trocas (os minions dão muito dano) e você consegue pressionar o inimigo. No entanto, se você voltar para a base, ela se torna um verdadeiro desastre.

Antes de voltar base com uma wave stackada, você precisa ter certeza de deixá-la embaixo da torre do oponente, no mínimo. Isso porque se você deixá-la stackada, ela vai agir como uma torre ambulante, matando todos os minions do oponente e assim te negando gold e xp que você ganharia se estivesse ali na lane.

Portanto, sempre que você estiver com uma wave muito grande e quiser voltar base, espere mais uns segundos e limpe a última wave que chegar, assim você vai conseguir resetar a wave, e quando você voltar para a lane, não vai ter perdido nada.

 

5 – Negue farm ao inimigo

Outra maneira de “farmar bem” é negando farm ao inimigo. Isso porque você vai adquirir vantagem e aí seu farm fica bom em comparação ao dele. A dica aqui é simples. Sempre que seu inimigo voltar base e você puder forçar puxar a lane até embaixo da torre, o faça.

Mas lembre-se, não fique tempo demais. Se você for o adc, peça ajuda ao seu suporte, ou mesmo ao jungle se ele estiver por ali, no top ou mid. Assim você nega xp e farm e não volta para a lane atrasado.

PS: Nunca puxe mais de duas waves, o ideal é gastar uns 10 à, no máximo, 15 segundos com isso, contando do momento que o inimigo iniciou o recall.

 

6 – Farme a jungle

Sempre que você tiver um bom clear wave¹, ou vantagem no push, procure brechas para farmar a jungle. A sua, ou a do inimigo. Mas cuidado, não entre na jungle inimiga sem saber do posicionamento do jungle inimigo, afinal não vale a pena trocar um gromp por uma kill.

Principalmente no mid, fique ligado nessas possibilidades, porque vários dos personagens tem um clear wave muito forte e isso permite fazer as acuaminas (galinhas) entre as waves. Lembre-se que as waves chegam na lane a cada 30s, então, se você limpar a wave em 5s, sobram 25s para fazer o campo e voltar para a lane.

No caso de fazer a jungle do time inimigo, é importante deixar o outro laner embaixo da torre, farmando. Caso contrário você pode se complicar em uma troca indesejada. E também lembre de só invadir se souber que o jungle inimigo não está por perto, ou tiver visão te dando segurança.

Conjunto de habilidades que mata toda uma onda de minons rapidamente.

Pontos a se ressaltar:

  • Não troque os minions da lane pelos da jungle, se for perder alguns da lane, deixe pra lá e faça depois.
  • Não faça se isso for te fazer perder muito hp, aprenda a fazer kite, andar e bater, para receber menos dano.
  • Se for muito dependente de mana, certifique-se de que não ficará sem para trocar na lane depois.

 

7 – Compre wards

Compre wards, mesmo se for o adc, uma pink quando voltar da base não vai te matar. O suporte é de praxe, mas para as outras posições é necessário ter consciência de que todos precisam wardar, assim entrar na jungle inimiga para roubar um campo não se torna algo arriscado e diminuímos o perigo constante de gank que pode acabar com a sua vantagem.

 

8 – Lembre-se de continuar farmando

Muitos jogadores de baixo elo não conseguem manter o farm quando chega o late game. Se o jogo “corre bem” a equipe passa a andar em bloco e o farm deixa de ser prioridade. Isso pode ser bom, mas impede o crescimento individual dos carregadores, então é importante saber que as vezes é preciso se dividir (sem se por em risco) e juntar antes de ir para um grande objetivo, mas não deixar de farmar.

O segredo para fazer isso é tentar manter as rotas sempre puxadas. Eu costumava brincar que sempre na hora de voltar base, cada um tem que limpar um pedaço da casa. O top vai puxar e farmar o top, o mid vai puxar e farmar o mid e o adc vai puxar e farmar ou bot, enquanto o jungle limpa e tira visão da jungle e o suporte ajuda a tirar e colocar visão.

Portanto, sempre que sair da base, encontre qual é o seu dever e faça-o. Leve sempre aquela primeira wave maior e a depois dela também, assim a lane vai continuar puxando sozinha. Você pode puxar até mais que isso, mas cuidado para não ser arriscar e morrer em um pick off. Então depois que as lanes estiverem puxadas, junte-se ao seu time passando pelo caminho mais seguro.

 

9 – Para jungles…

Se você joga na jungle, precisa ter em mente que seu farm também é importante e, por isso, gankar muito não significa gankar o tempo todo, mas sim quando puder garantir alguma vantagem e depois escalar essa vantagem. Principalmente se você estiver com um jungle que precisa farmar muito no começo, como Graves, Rengar ou Noc.

No quesito experiência, conseguir uma kill para um de seus laners dá menos XP do que fazer os golens e as acuaminas (galinhas), então as vezes, se for chegar atrasado para um counter gank, fazer um counter jungle pode ser a sua reposta.

Ah, e quando algum de seus laners for base ou morrer e você estiver por perto, vá lá para farmar e pegar experiência, mas repeite as preferências quanto a empurrar a lane.

 

10 – Constatações

  • É consenso entre os jogadores profissionais que o ideal é farmar pelo menos 5 minions por wave. Isso te permite 80 de farm em 10 minutos, sem contar os canhões.
  • Passam 100 minions em 10 minutos, o que te permite 20 erros.
  • Uma wave de minions chaga à lane a cada 30 segundos.
  • Lembre-se, minions geram ouro, ouro gera itens, itens podem gerar abates, abates geram mais ouro e assim por diante sucessivamente.
  • Só para ilustrar, a primeira volta pra base com 10 minutos de jogo e 80 minions farmados permite voltar pra lane com Espada BF, Picareta e Bota.
  • Pra terminar, essa imagem é bem antiga, mas acho que ilustra bem tudo o que falamos aqui.
Kami com 321 de farm em 23mins de jogo.
Kami, mid laner da Pain, com 321 de farm em 23mins de jogo.

 

Bom, Invocador, espero que você tenha gostado! Se acha que faltou alguma dica, deixe aí nos comentários, vamos conversar :).

Um abraço!

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.

One thought on “9 Dicas para melhorar o Farm

Comments are closed.