As Melhores Sinergias da Bot Lane

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar um pouco sobre a sinergia da bot lane. Ou melhor, quais campeões combam bem quando falamos de rota inferior.

Como bem se sabe, o bot é uma das lanes em que os combos e a sinergia ficam mais evidentes. Sendo assim, resolvi fazer esta lista para nós encontrarmos algumas boas duplas entre Atiradores e Suportes. Então, ainda que você não jogue no bot, pode ser bom ter isso em mente. Vai que você cai lá, no autofill?

Ressalvas

Para começar, acho importante ressaltar uma coisa. Existem centenas de bot lanes possíveis, várias delas muito boas e com possibilidades de heróis diferentes exercendo o mesmo papel. Sendo assim, é claro que não vão estar todas as possibilidades aqui. Eu vou deixar ressaltado outras combinações parecidas mudando apenas um campeão quando houverem muitas possibilidades quase iguais, ok?

Além disso, fora casos bem específicos, não vamos viajar muito na maionese falando de magos no bot. Então não espere ver algo como Orianna + Yasuo. Seremos bem diretos.

Outro ponto. A ideia é falar sobre sinergias e combos, então às vezes um campeão que é muito bom em determinada função não vai aparecer porque ele não tem nenhuma sinergia muito absurda, que seja relevante falar.

PS: Alistar, Braum e Rakan são roubados e servem para qualquer situação.

Duplas de Engage

Nossas primeiras duplas serão de iniciação. Ou seja, Engage. Tenho certeza que várias dessas duplas você já deve ter visto e, se não viu, vai encontrar coisas bem legais. Como é de se esperar, a ideia aqui é pular no inimigo e conseguir abates desde o começo do jogo.

Tristana + Leona

Uma dupla bastante conhecida. As duas tem um Burst MUITO forte, tendo um dos spikes mais notáveis do nível 2. Ou seja, jogando com as duas a tarefa é simples: avançar a wave, pegar nível 2 primeiro e ir para cima com tudo.

O combo funciona muito bem porque a Leona consegue encurtar muita distância, assim como a Tristana. E, a quantidade de dano que as duas causam com a bomba, ignite e a passiva estourando é mais do que suficiente para um abate no início da partida.

Seus Spikes são nos níveis 2, 3 e 6, sendo o 2 e o 6 os mais impactantes. Mas, em todos os casos, uma boa ult da Leona vai ser suficiente para engatar um bom engage e matar os adversários. Não importa como seja, será sempre uma iniciação forte.

Outros campeões que podem exercer a mesma função: Alistar, Rakan, Shen.

Kalista + Thresh

Usado pela RNG no mundial, esse é um combo bem conhecido e muito forte, por sinal. A sinergia dos dois campeões é incrível, servido para engage, desengage, pick off e mais um milhão de coisas. Apesar de tudo, ela está aqui como engage exatamente porque a iniciação é uma das características mais fortes dessa dupla.

Pense bem, a grande dificuldade de um Thresh é acertar a sentença para conseguir parar o adversário e encurtar distância. A Kalista arremessa ele lá no meio, todos são jogados para cima, então ele acerta o Esforlar, abre a Caixa e ainda consegue acertar a sentença sem problemas. É sem dúvidas um combo muito forte, além de ter uma lane phase bem opressora.

A passiva do W da Kalista com a Passiva do E do Thresh consegue causar uma quantidade surreal de dano. Vale a pena levar isso em consideração.

Bom, acho que a forma de jogar com esses dois é sendo bem agressivo o tempo todo e, no nível 6, principalmente se você pegar antes do adversário, é dar um grande engage.

Outros campeões que podem exercer a mesma função: Alistar, Shen, Braum.

Xayah + Rakan

Claro, não poderia faltar o melhor casal de todos. Acho que dispensa muitos comentários, mas a sinergia é muito forte desde o nível 1. Se o Rakan acertar o W, pode-se ganhar as trocas no começo com alguma facilidade. Apesar de ele não ter maior dos sustains, ainda ajuda a aguentar as rotas mais difíceis e, sem dúvidas, tem um ótimo engage.

Nível 1 e 2, dependendo das skills que o Rakan escolher, a troca é deles. E, a partir do 6, a pressão no bot é muito grande pela ameaça eterna de um engage vindo de muito longe.

Eu sei que essa aqui é manjada, mas eu precisava dizer.

PS: A Skill que se foca no Rakan é o Q (cura), não o W ou o E, como alguns pensam.

Poke ou Harass

Antes de começarmos, vamos falar a diferença entre Poke ou Harass. O Harass é você ficar causando dano no seu adversário a todo momento, normalmente com ataques básicos e sem tomar muito dano de volta. Basicamente, incomodar ele e fazer com que fique sem recursos. Já o Poke é causar dano principalmente com habilidades de longo alcance.

Dito isso, acho que alguns campeões começam a aparecer na nossa mente, né?

Caitlyn + Zyra

Se eu não me engano, a primeira vez que as duas foram realmente exploradas juntas foi no Mundial da Season 3. Naquela época as inversões estavam fazendo sucesso e a Zyra estava brilhando porque destruía qualquer esperança do Top adversário fazer alguma coisa.

Aqui o combo é simples. A Cait tem uma range absurda e bate de muito longe, então consegue bater bastante no adversário de rota. Já a Zyra consegue causar muito dano com o Q e as plantas. Assim, se torna uma rota muito chata de se jogar contra.

Se isso tudo não bastasse, é muito fácil para a Cait acertar a Armadilha uma vez que a Zyra aprisione. Sendo assim, é um combo muito forte e chato de se jogar contra, com muito controle de Terreno e desengage também.

Outros campeões que podem exercer a mesma função: Lulu, Nami, Karma, Zilean.

Ezreal + Karma

Este aqui é mais um clássico. Muito famoso por serem dois campeões com um Poke constante e chato, que causa muito dano ao longo do tempo. Essa bot lane, quando bem jogada, acaba com as esperanças dos inimigos em pouco tempo e se torna muito cansativa para os seus adversários.

Não acho que seja preciso muitas explicações. Os dois campeões tem o dano baseado no Q e causam muito dano ao longo do tempo. Uma estratégia muito comum para quem começa do lado vermelho com essa dupla é esperar os adversários na Tribush embaixo do Dragão. Quando os inimigos passam a Karma acerta os dois com a ult e o Ez consegue acompanhar o dano com o Q. Quando não sai o First Blood, pelo menos algumas poções e feitiços você força o inimigo a gastar.

Os dois tem um bom desengage e velocidade para sair de ganks, então é uma lane que, bem jogada, se torna muito, mas muito chata de estar contra. Sendo assim, entra para a nossa lista de sinergias.

PS: Eu não vou colocar outros campeões que possam entrar nessa dupla, porque apesar de existirem suportes que executam a mesma função da Karma, nenhum fica tão forte quanto. Sendo assim, se contente.

Miss Fortune + Vel’Koz

Essa dupla também poderia estar na categoria “Combo Ridículo de Ultimates”, mas está aqui porque tem uma Runa para a Miss Fortune que a torna um tanto desbalanceada. Com a Colheita Sombria ela só precisa acertar um Q ou outro no adversário. Se ativar a passiva da Colheita, é suficiente para machucar muito.

Além disso, o Vel’Koz é um campeão que tem o poke constante na lane, então se juntarmos os dois, vamos ter uma quantidade surreal de poke e ambos com muito dano. O que dá o toque final nessa dupla é que ambos tem uma ultimate fortíssima, que consegue finalizar os adversários de muito longe e sem que eles precisem ter perdido tanta vida. Ou seja, é absurdo.

Nem é necessário pokear para matar, no nível 6. Só precisam acertar os combos e já era. Por tanto, divirta-se testando isso e fazendo seus inimigos passarem muita raiva.

Outros campeões que podem exercer a mesma função: Zyra, Fiddlesticks, Xerath, Brand e Lux

Scaling e Protect

Vamos começar a falar agora daquelas sinergia entre qualquer coisa que fique muito forte no late game e a Lulu. Brincadeiras a parte, é nesse momento que surgem os nossos queridos Twitch, Kog e seus leais companheiros. São bot lanes que servem para se manter vivas e crescer conforme o jogo evoluir. Assim, chega um ponto que são imparáveis.

Kog’Maw + Lulu

Esse combo é bem manjado e funciona da seguinte forma: eles apanham o tempo todo e a Lulu se vira nos 30 para fazer o Kog sobreviver. Quando ele fechar o 3º item a única coisa que ela vai fazer é apertar E + W nele e ele vai acabar com o jogo sozinho. Assim essa bot lane vive e assim ela faz o jogo acontecer.

É legal dizer que foi o estilo de jogo que dominou o mundial do ano passado. Não necessariamente com o Kog, mas a Lulu e a Janna em especial, porque o Turíbulo estava muito forte. Hoje os dois juntos não estão tão fortes quanto antes, mas ainda causam muito medo quando chega o late game. O problema é que até chegar lá o jogo fica bem chato.

Ah, claro, bem como eu disse, muitos campeões acabam desempenhando funções parecidas, então não vou fazer um milhão de combos, apenas troquem o suporte ou o adc por um da lista abaixo e veja o resultado. Ele será parecido.

Outros campeões que podem exercer a mesma função: Twitch, Vayne, Kai’Sa, Jinx, Janna, Soraka, Nami, Karma

Controle de Rota

Legal, aqui nós vamos falar sobre as melhores sinergias para controlar a rota. Ou seja, aquela galera que consegue ter uma presença muito forte, independente da situação.

Gostaria de deixar uma ressalva. Vale a pena citar o Heimer nessa área, mas ele não tem nenhum suporte que tenha um combo conhecido muito relevante, então finjam que ele faz parte. Talvez um Heimer e Fiddle, quem sabe. Mas, fica a nota aí sobre esse assunto.

Ashe + Tahm Kench

É quase poético começar com essa dupla. Dá um filme da Disney, não acha? A Ashe é uma campeã que tem um bom domínio de rota. Ela é forte, tem uma boa troca e um bom push, então ela controla bem o bot. Mas tem uma fraqueza bem clara, que é a sua falta de mobilidade. Assim, o nosso sapão vem e salva a princesa de todas as situações complicadas que jogar avançado possa resultar.

Portanto, é uma ótima bot lane e tem algumas “irmãs”, podemos dizer assim. Jhin e Varus são campeões na mesma pegada, mas que sofrem consideravelmente por conta da falta de mobilidade. Sendo assim, o Tahm Kench tem uma ótima sinergia com eles também, principalmente quando existe pick off do outro lado.

Outros campeões que podem exercer a mesma função: Jhin, Varus, Sivir, Xayah, Thresh, Braum

Sinergia de Trocas

Tem alguns campeões que simplesmente encaixam muito bem e se completam. Aqui nós vamos citar dois casos mais famosos e que são muito fortes.

Lucian + Braum

Dentre todos os campeões, o que melhor utiliza a passiva do Braum no começo do jogo é o Lucian. Além disso, tudo comba muito bem com o Pressione o Ataque, que é a runa do Pistoleiro. Portanto, é inegável a sinergia dos dois tanto para engage quanto para desengage.

Além da passiva, temos as ults, que auxiliam uma a outra e toda forma de jogar que um campeão permite ao outro. Sendo assim, essa é sem dúvida uma das maiores sinergias da bot lane. Ponto muito importante é que ambos estão fortes no momento, apesar do Lucian não ser o mais disputado dos ADs.

Draven + Thresh

Novamente, uma dupla que se completa em tudo e se ajuda muito. O Draven é um campeão super ofensivo, que acompanha bem o Thresh desde o começo, dá muito dano e que, muitas vezes, se põe em situações complicadas. Portanto, a função do suporte nesse caso pode ser desde iniciar até simplesmente recuar e deixar a lanterna para que o AD possa ir o quão fundo for necessário atrás do abate.

Novamente, mais uma dupla muito forte e que, sem dúvida, dá muitas oportunidades de kill e de belas jogadas. Mas, claro, ambos são campeões difíceis e os dois jogadores tem que estar acostumados a jogar juntos.

Conclusão

Bem, esse foi o post de hoje, falando um pouco mais sobre a bot lane e as funções que vários campeões assumem. Como você pôde ver, muitos heróis ficaram de fora em situações que seriam a cara deles, como Braum, Alistar e Shen. Isso, no entanto, é necessário, porque do contrário você teria uma bíblia para ler. Com o que aprendeu aqui já dá para criar as suas próprias sinergias.

Ah, existe a possibilidade de eu ter esquecido alguém importante, então deixa aí nos comentários, caso você conheça alguma outra combinação muito forte para o bot!

Ah, e também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

No mais, um abraço e até a próxima!

 

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.