Como Fazer DUO Mid e Jungle

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach de League of Legends e hoje nós vamos falar sobre a relação Mid-Jungle, uma das peças mais importantes do jogo.

Bom, se você está nos campos da justiça há algum tempo e joga mid ou jungle, talvez tenha percebido isso. Quase tanto quanto AD e Suporte, o Mid e o Jungle precisam jogar juntos. Como dizem os Kindred “Nunca um sem o outro”. E é essa a ideia do texto.

Vamos lá?

Mid e Jungle / Marido e Mulher

Sabe como é, né? Aquela relação complicada, um depende do outro, mas que no fim, se os dois se ajudarem, é ótimo. Claro, normalmente isso não acontece e o número de divórcios é altíssimo. No entanto, em um mundo perfeito, um bom casal pode mudar o rumo das partidas.

Ok, parando com as analogias, vamos falar um pouco do que isso tudo significa. O mid e o jungle precisam um do outro, isso é fato, mas por quê? A resposta para isso está em “Pressão de Rota”.

Vamos imaginar o seguinte. É como se a Jungle fosse uma casa e cada Caçador tem a sua. Como toda casa, ela tem uma porta de entrada, mas quem tem as chaves de ambas as casas não é o Caçador, e sim o Mid Laner.

Para que um Caçador invada a Selva do outro, ele precisa que o seu Mid Laner abra a porta. Isto é, avance a Wave. Esta é a única maneira de fazer uma invasão segura e, da mesma forma. evitar ser invadido.

Mas qual o motivo disso?

Claro, existe um motivo para isso. Imagine que você está jogando do lado azul e o seu mid está pressionando muito o outro. Com o mid laner do time inimigo embaixo da torre, ele não tem como sair da rota para ir te matar, caso você entre na Jungle do time inimigo. E é por isso que o Jungle precisa tanto do Mid Laner.

Quando um jungle vai invadir, se o mid não estiver pressionado, ele sempre pode ser fechado, caso seja visto. Sendo assim, a invasão se torna muito perigosa. E, acredite, saber abusar disso pode te fazer subir de elo muito facilmente.

Portanto, vamos falar um pouco das combinações entre marido e mulher que costumam dar certo.

Vamos ser diretos

Os exemplos mais diretos possíveis, ok? Durante a Superliga foi visto que o time da INTZ usava muito o combo de Azir e Xin Zhao. Por que? Porque o Xin é um jungle agressivo, que tem pressão de kill no começo do jogo e o Azir, por sua vez, consegue controlar muito bem a rota desde o começo.

Ou seja, temos um caçador que quer invadir para pegar vantagem e um mid laner que pode avançar a wave e “abrir a porta” para ele.

Outro exemplo, esse mais antigo, era quando se usava o combo de Nunu e Orianna. O Nunu é um campeão muito bom para invadir e roubar campos da selva adversária, enquanto a Orianna, na época, era um dos melhores campeões para controlar o mid.

Posso citar uma grande infinidade de exemplos sobre essas duplas no mid, mas acredito que você já entendeu a ideia, então vamos para a próxima parte.

O outro lado da Moeda

Se o Mid Laner tem as chaves, ele também tem as fechaduras da própria Jungle. Imagine que para um caçador invadir ele precise de pressão no mid, certo? Se o seu mid conseguir segurar a pressão do inimigo, ele vai poder invadir? A resposta é Não.

É por este motivo que certos picks são tão contestados no competitivo. Ter a capacidade de controlar a Wave e decidir quando avançar ou recuar é importantíssimo. Se o seu jungle for mais passivo no começo do jogo, como uma Sejuani, o seu mid precisa ser capaz de jogar segurando um pouco da pressão do adversário. Assim, a Seju vai estar segura para jogar o seu Early Game sem tanta preocupação.

Ao mesmo tempo, se o mid laner for passivo, o ideal é que o caçador seja agressivo. Assim, se ele for invadido, deve conseguir fazer uma troca contra o inimigo sem ser tão pressionado.

Caso ambos sejam passivos no começo do jogo, será preciso muita habilidade e leitura de jogo para manejar a partida. Sendo assim, se torna um jogo complicado. Não impossível, porém bem complicado.

E o lado do Mid Laner?

O Mid Laner, assim como o Caçador, vai precisar do seu companheiro muitas e muitas vezes. Isso porque o Jungle tem a obrigação de manter o Mid protegido. Colocar Wards e estar por perto para prevenir ganks quando o mid estiver puxando, estes são os trabalhos do Jungle.

Se o Mid Laner avançar sem ter o Jungle perto, ele está se pondo em risco. Para empurar, ele precisa de cover do seu caçador, ou então, saber onde está o caçador do outro time. Só assim vai ser capaz de se manter no mid sem acabar sendo gankado várias e várias vezes.

Portanto, ele depende muito do jungle do seu próprio time. Do contrário, em cenário profissional, acaba sendo muito abusado. E, em SoloQ, pode facilmente acabar com o seu jogo e custar a partida.

Então, tome cuidado ao puxar a lane sem a presença do seu Jungle. Isso pode ser mortal.

Vamos usar algumas Imagens?

Para começar, vamos falar sobre o certo e errado para dar um invade na Jungle, ok? Nesta primeira imagem você pode ver como é a forma correta de fazer um invade, quando o seu mid tem pressão.

PS: Team Amarelo vs Team Azul

Maneira correta de se fazer um Invade com pressão no mid.
Maneira correta de se fazer um Invade – Com pressão no mid.

 

A área em vermelho é o local onde a Wave deve estar. Perceba que nessa situação é muito fácil para o Azir chegar e ajudar o Xin. Já a Ahri, por outro lado, vai precisas fazer um caminho mais demorado para conseguir ajudar a Sejuani em uma troca. Desta forma, o Xin Zhao pode invadir sem problemas e abusar do início fraco da Seju.

Por outro lado, veja como fica quando é feito da maneira errada.

Maneira errada de se fazer um Invade – Sem pressão no mid.

A Ahri consegue facilmente sair do Mid para fechar o Xin Zhao, caso necessário. Enquanto isso, o Azir vai ter dificuldade para acompanhar e ajudar ele em uma luta. Assim, o Xin Zhao acaba se expondo.

Ao mesmo tempo, quando o Mid avança a Lane, ele precisa que o Jungle esteja com ele, dando cover, para não ficar vulnerável. Veja como o Xin Zhao protege o Azir nesta imagem, acompanhando a Sejuani e deixando visão do outro lado do mapa, para que o Azir não seja gankado.

Maneira correta de dar Cover para o Mid Laner
Maneira correta de dar Cover para o Mid Laner.

Nesse caso, se a Sejuani tentar gankar, o Xin vai chegar rapidinho para ajudar, porque está na cola dela. Assim, ele está perto do Azir para qualquer necessidade. Mas, veja na próxima imagem a maneira errada de fazer isso.

Maneira errada de dar Cover para o Mid.
Maneira errada de dar Cover para o Mid Laner.

Nesse caso, o Mid está super avançado sem visão e sem o Cover do seu caçador, o que o põe em perigo.

Para finalizar

Acredito que com as imagens tenha ficado mais fácil entender as analogias feitas antes. Então, qualquer dúvida, por favor, pergunte, porque este é um assunto MUITO importante para qualquer jogador. Entendo como funciona o sistema de invade/pressão no mid, se pode entender qualquer outro.

Como este é um assunto complexo, logo vou trazer a parte 2 dessa publicação, falando mais sobre tomada de decisão. No entanto, ter noção destas coisas já é algo que faz muita diferença. Posso falar com consciência que até no cenário profissional brasileiro nós temos muitos erros deste tipo.

Sendo assim, fique bastante atento, porque não isso pode parecer simples, e, na teoria até é. Mas, na hora de botar em prática, não funciona assim.

Portanto, treine! Treine muito para poder colocar em prática com perfeição.

Conclusão

Bom, Invocador, este foi um texto curto se parar para pensar na importância do assunto. Por conta disso, vou trazer a segunda parte dele que, pode ter certeza, também é muito importante.

No mais, espero que o texto tenha te ajudado de alguma forma e, se ajudou, compartilhe com um amigo! Quanto mais gente tiver este tipo de conhecimento, menos gente vai cair feedando no seu time haha.

Qualquer dúvida pode deixar nos comentários!

Discord: Convite Escola de Invocadores

Página: @HeyeOficial

Grupo: Grupo Escola de Invocadores

Um abraço e até a próxima!

Heye

 

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.