Como Vencer o Sion Suicida!

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje, a pedidos, vou ensinar como vencer a nova estratégia do Sion Suicida.

Como me pediram recentemente, vamos falar um pouco sobre esse Sion, que está causando desespero na SoloQ. Ele é, de certa forma, a nova versão do Singed Proxy, só que com alguns buffs pontuais.

Vamos falar um pouco sobre ele e como lidar com isso.

Que Sion é Esse?

Bom, para quem não conhece, vamos elucidar a estratégia que está sendo usada por aí. O Sion é um campeão que, em geral, é bem forte. Ele tem um harass bom na lane, tanka bastante e causa um dano bem razoável em trocas. Fora isso, ele joga muito bem contra alguns campeões chatos do Top, que outros tankers não conseguem, como Urgot, Tryndamere, Gang Plank, entre outros. Basicamente, ele é um campeão seguro, simples e forte.

Dito isso, ele é um herói que não parecia causar muitos problemas também, uma vez que sua função era tankar. Seu único momento fora da curva foi quando a Flâmula do Comando estava tão forte a ponto de tornar ele invencível no mid ou top. Fora essa ocasião, sempre foi um campeão controlado. Mas aí veio alguém com a mente criativa e, deste bicho pacato, criou um monstro.

Você deve se lembrar do Singed Proxy. Já deve ter caído algum nas suas partidas, ele corre para trás da torre, mata os minions sai correndo de você. Aí você mata ele e ele faz a mesma coisa um milhão de vezes sem dar mais gold e se torna só uma encheção de saco gigante.

O Sion segue a mesma linha. Ele se aproveita de um item (Zz’Rot) e uma combinação de Runas (Demolir) para fazer “proxy” e dar uma quantidade absurda de dano na torre. Assim, mesmo 0/10, ele vai lá e leva a sua base sozinho.

Se você quiser ver mais sobre como essa estratégia funciona, estou deixando o vídeo do canal do Ucla falando sobre ela, já que eu não escrevi sobre, então confere aí e vamos ao que nos interessa.

Como parar o Sion Endiabrado?

Jogando contra Spliter

Esta é a primeira resposta que precisamos dar. Como se joga contra spliter? Se você está com outro spliter, é uma questão de quem está mais forte. Aquele que está à frente vence as trocas e, consequentemente, tem a prioridade para avançar. Mas e se você está com um tanker? Nesse caso você só aceita o spliter te jogando para baixo da torre e espera uma oportunidade de fazer uma jogada em time. Mas, claro, voltando correndo porque ele está levando a sua base.

É assim que se joga contra um Tryndamere, Fiora, Camille e muitos outros campeões que desempenham essa mesma função. Mas, a questão do Sion e do Singed é um pouco diferente por um motivo específico. Normalmente os spliters tem muito dano e são papeis, fáceis de matar, com um Early Game ruim. Esses campeões, apesar de morrerem muito, são tankers e enchem o saco desde o começo do jogo.

Para jogar contra um spliter, você pode matar ele algumas vezes, que ele não vai fazer nada, porque ele precisa de dano. O Proxy não precisa disso, ele tanka e mata os minions de qualquer forma e depois foge de você. Mas, ambos tem duas coisas em comum. A troca de objetivos e a necessidade de minions. Vamos falar um pouco mais sobre isso.

Objetivos e Minions

Sabe qual o melhor counter de um Singed proxy? O Cho’Gath. Por que? Todo campeão que joga contra o Singed perde muita vida tentando farmar no começo do jogo, por isso a torre toma muito dano e fica difícil fazer qualquer troca. Então, por conta da passiva que recupera vida e mana, o Cho lida super bem com isso. Ele não perde muitos recurso e segue segurando o Proxy sem problemas.

E aí que está a grande sacada. Esse counter acontece só por causa disso. O Cho segura o push com tranquilidade e ainda troca com o Singed.

O que nós precisamos aprender aqui é que o Proxy só dá certo porque o campeão que está fazendo consegue forçar o time inimigo a ir parar ele, porque eles estão ficando sem minions nas rotas. Então, ele sai correndo e ganha muito tempo até morrer. Assim, o time inimigo fica com vantagem numérica em outras partes do mapa e consegue levar objetivos sem contestação.

Outro ponto é que, por mais que ele morra, normalmente, o Top Laner que matou ele várias vezes e está forte fica na lane defendendo o Proxy. Ou seja, ele está forte, mas não distribui a vantagem. Esse gold a mais não resulta em nada, no fim das contas.

>>> Veja Também: Como ter Cura Infinita na Lane

O Sion não faz exatamente um proxy, mas essa ideia também vale para ele. Sendo assim, para parar essa estratégia nós precisamos usar o que aprendemos com o Cho, que limpa os minions com tranquilidade, sem perder vida. Afinal, as torres do seu time só caem porque tem minions inimigos batendo nelas junto com o Sion¹. E, claro, distribuir a vantagem que conseguimos matando o amiguinho diversas vezes. Vamos dar uma olhada direto em como fazer isso.

¹Defesa de Torres: Existe um buff que defende as estruturas quando não há minions por perto. Ele diminui o dano recebido pela torre em 66,6%.

Evitando os Minions

Para começar, nem todos os campeões vão ser capazes de lidar com isso. Têm muitos heróis que só se ferram para o Singed no começo, porque sofrem muita pressão. Com o Sion, claro, vai ser o mesmo. Mas, vamos aprender a diminuir esse problema.

O primeiro ponto é que você precisa aproveitar as oportunidades de matar ele. O Sion, normalmente, vai morrer com muita frequência, então aproveite isso, vai te deixar muito forte e te permitir fazer o mais importante. Clear Wave. Depois de um tempo você não precisa mais brigar com o Sion, você só precisa avançar a lane dele.

Faça como o Sion, ignore ele e avance os minions o máximo que puder. Sem minions ele não vai poder fazer nada. Esse é o seu primeiro passo, conseguir segurar a pressão dele com um push.

O segundo ponto é ter Sustain. Faça algum roubo de vida, seja ele qual for. Você precisa limpar os minions sem perder muita vida. Então, como pode ver, Hidra Titânica ou Hidra Raivosa são ótimos itens para se considerar.

Ou seja, aqui a ideia é literalmente ignorar o Sion e limpar os minions em um primeiro momento. Sem wave ele não dá dano na torre e você ganha espaço para matar ele. Você tem que forçá-lo a recuar ou morrer à toa. Limpe uma, duas ou três waves, que seja, só não avance demais e morra por estar mal posicionado.

O terceiro ponto aqui é voltar para matar ele quando não houverem mais minions chegando. E aqui entramos no próximo tópico.

Troca de Objetivos

No comecinho do jogo o Sion não é tão impactante. Ele morre tanto e fica tão sem itens e sem vida no começo que, se você sair da rota para pressionar o resto do mapa, você distribui muita vantagem. Talvez, saindo umas 2 ou 3 vezes da rota no momento certo, você pegue vários objetivos pelo mapa e nem chegue a perder a torre do top. Lembre-se, você provavelmente já vai ter matado ele uma vez ou outra, então vai estar forte.

PS: Não significa abandonar ele na rota. Isso você NUNCA pode deixar acontecer.

O problema mesmo é quando o jogo começa a avançar, porque ele fica muito forte e leva as torres muito rápido. Então, tem uma coisa que você pode fazer para resolver esse problema. E ela se chama barão. O barão é o counter direto do Sion.

>>> Veja Também: Como Pegar Nível 3 na Jungle em 1 Minuto

Não tem problema você abrir mão de uma ou duas torres para fazer o barão, porque isso vai te dar pressão de jogo suficiente para tirar o Sion da partida e acabar com ela, ao menos até que o buff acabe. E aqui está o grande ponto, agora você junta o item 1 com o item 2.

Você vai avançar a wave o máximo que der para atrasar o Sion a levar as torres, depois vai para o barão. Sempre lembrando, ele deve estar no bot. Talvez você perca uma ou duas torres, mas com o barão a única coisa que você vai precisar fazer é se dividir com o seu time e ir um para cada lane. Assim, nosso amigo morto-vivo não vai ter para onde ir.

O grande ponto aqui é pressionar todas as rotas e ir levando o jogo aos poucos, porque o Sion não vai conseguir matar os minions buffados pelo barão e, por sequência, não vai avançar a wave. E, se ele tentar segurar o jogo sozinho em algum lugar muito longe, a vantagem numérica é suficiente para fazer você ganhar a partida.

Sendo assim, só nos resta falar de uma coisa.

Tempo de Morte

Com 10 mortes em uma partida, você deve ficar sem participar dela por cerca de 5 minutos, senão mais. Então são 5 minutos de 5×4 no mapa, o que é muita coisa. Você precisa aproveitar isso. Com o Sion morto, você tem que sair da lane e ir fazer os objetivos próximos. Fazer Barão, Arauto, Dragão, Torre, não importa. Use esse tempo, ele é essencial.

Quanto mais tempo alguém passa morto, menos influência essa pessoa tem no resultado do jogo, então você precisa usar isso contra ela. Sempre que o Sion morrer, avance a wave e vá fazer algum objetivo. Seu time precisa estar forte para conseguir snowballar a partida antes dele estar grande demais e começar a fazer estrago.

Conclusão

Para resumir e repassar as informações, vamos um por um: matar o Sion o máximo que puder; fazer uma build com clear wave e sustain; avançar a rota ignorando o Sion; sempre buscar objetivos e jogadas em time para fazer quando não tiverem minions a favor do Sion; não largar o Monstro sozinho na lane por muito tempo; fazer o barão com a pressão que você colocar avançando a wave; avançar todas as rotas juntas; vencer o jogo.

Como pode ver, são várias coisas para se fazer aos poucos, então é um jogo que, não minto, vai ser chato de jogar. Porém, é um jogo que pode ser vencido, se você jogar em cima dessa estratégia da maneira correta. Uma coisa que é sempre importante e que eu aconselho é tentar pegar o herói certo para o momento certo. Alguns campeões não vão conseguir lidar com esse Sion, então não os escolha.

No mais, apesar de longo, esse é um texto que pode te ajudar a, em vez de perder, vencer as partidas que cair contra esse Sion endemoniado. Sendo assim, diz aí o que você achou e o que, na sua opinião, poderia ser usado para parar ele.

Portanto, se puder, deixe um comentário aí embaixo dizendo o que achou. É muito importante para nós!

Ah, e também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.