Inspiração e a Cura Eterna

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre uma combinação de runas da árvore de Inspiração que vai te permitir ficar na lane por muito tempo.

Dentre todas as runas, as de inspiração são as mais rejeitadas pelo grande público. Porém, se olharmos com um pouquinho de atenção, vamos ver que tem algumas pérolas perdidas por ali. Então, hoje, eu vou te mostrar uma combinação que permite ficar na lane por um longo tempo. Ou, se for o caso, aguentar bastante pressão em uma rota que você deveria perder.

Vamos lá?

A Árvore de Inspiração

“Iludir os meros mortais. Ferramentas criativas e distorção das regras”. É como a Riot descreve essa página de runas. Eles não estão errados, mas isso tem um problema. LoL é um jogo onde matar é muito mais divertido que ser criativo, então a página de runas ficou de lado por um bom tempo. Admito que eu mesmo vi pouca utilidade em algumas ferramentas de lá.

Hoje em dia, no entanto, com alguns ajustes aqui, outros ali e um pouco de criatividade, fomos achando o seu lugar. E ela prova ser o que deveria, uma forma criativa de lidar com certos problemas, sejam eles acertar skill shots, como mostrei no texto sobre o Aprimoramento Glacial, ou sobreviver a uma rota desfavorável, como vamos ver agora.

Dominando o Top

Vamos começar falando do top, porque é lá em que essa combinação é predominante, apesar de ser utilizada em outras posições também.

A Top Lane, por ser distante do resto do mapa, necessita de uma certa autonomia. Você não pode depender de ajuda o tempo todo, então é importante conseguir se manter vivo. Sendo assim, uma combinação de runas começou a se tornar predominante comum.

Para começar, quase todos os Top Laners começam usando a nossa querida poção corrupta, já que ela dá hp, mana e tem uma passiva que dá dano por segundo ao contato quando está ativa. Ou seja, é um ótimo item para uma rota que vai trocar o tempo todo. Mas aí surge uma questão, ela tem 3 cargas e você só pode começar com ela. Se a sua acabar antes da do inimigo, o que acontece?

Como deve ter imaginado, você fica em desvantagem e, assim, começamos a chegar no nosso ponto. Sustain¹ no top é algo muito importante. Portanto, vamos ao que realmente importa, as runas que nos dão esse sustain.

¹Sustain: Capacidade de se sustentar na rota/Capacidade de recuperar vida, principalmente. Ex: Nami, Vlad, Soraka, etc.

“Biscoito Tônico”

Uma coisa muito importante do Early Game são as poções. Será que vale a pena dar 200 de  dano no inimigo e gastar 160 de mana para isso? Depende, quantas poções ele tem? Se forem 3 e você não tiver nenhuma, provavelmente não, porque talvez você fique sem mana para um All In¹, por exemplo. Até certo ponto, a rota com mais poções salvas no começo do jogo está na frente na lane. Então, qual é o real impacto disso na partida?

Quando se está no top ou no mid, ser forçado a sair da rota é algo péssimo, porque certamente você vai perder muitos minions ou até a torre, dependendo da situação. Ou seja, quanto mais tempo lá, melhor. Então, foi aí que a nossa árvore de inspiração entrou.

Dê uma olhada:

All In¹: Quando os dois jogadores usam tudo que tem na intenção de matar um ao outro.

Tônico de Distorção no Tempo

Por conta dos “elixires”, a frase tinha que ser escrita com “duram 20% a mais” e não algo como “tem 20% mais efetividade”. Além de que, de fato, eles duram 20% mais tempo. Mas, na prática, isso significa que a regeneração é 20% maior, seja de vida ou mana. E o que isso representa para nós?

A Poção Corrupta, que tem 3 cargas de 125 de vida e 75 de mana, ou seja, recupera um total de 375 de vida e 225 de mana, vai recuperar um total de 450 e 270 de vida e mana respectivamente. São 75 HP e 45 de mana a mais. Isso fora 2,4 segundos de duração adicional a cada ativação da poção, que contam para o dano por segundo ao contato. Em um primeiro momento pode parecer pouco, mas até o nível 3 isso é mais de 10% da sua vida.

Além disso, a runa também dá 5% de velocidade de movimento a mais. Considerando que nenhum campeão tem menos de 300 de MS, o aumento vai ser de no mínimo 15 pontos (16, na verdade). Ou seja, é MUITA coisa. Na hora de fugir ou acertar um gank ou chase¹ esse número faz toda a diferença. Para você ter noção, Celeridade só aumenta em 1,5% e caminhar sob as águas dá 25 de MS, mas apenas no Rio. Parece bom, né?

Bem, eu sei que está legal, mas, claro, não acaba por aí. Se fosse só isso, não se justificaria ser tão usado. A árvore de inspiração ainda nos guarda um ótimo presente.

¹Chase: perseguir um inimigo

Entrega de Biscoitos

Agora a coisa realmente começa a ficar legal. Se você já tinha a poção que estava dando 75 de vida e 45 de mana a mais, com os biscoitos a coisa entra em um novo patamar.

15% de vida e mana perdidas, mas com um adicional de 20% na duração são 18% a vida e mana perdidas. Em números, (esta conta é mais complexa que isso), se você perdeu 500 de vida e 300 de mana, o biscoito vai recuperar 90 de vida e 54 de mana.

Se nós somarmos os biscoitos com a poção, são 165 de vida e 99 de mana. Na prática, onde a maior parte dos campeões tem 600 ~ 750 de vida, isso significa a dominação total da rota e a chance de fazer mais um combo da habilidades, ou seja,  mais dano no inimigo.

Ok, mas ainda a resta saber onde vamos usar isso.

Em quem funciona?

Na prática essa combinação vai funcionar para qualquer herói que comece com poção corrupta e esse é um dos motivos do Aatrox não fazer uso. Além disso, pode ser usado no mid ou no top, mas nem sempre a combinação vai ser escolhida completamente.

No mid, onde é mais difícil controlar a wave, muitas vezes os Biscoitos vão precisar ser substituídos pelo Pulverizador de Tropas. Mas, quando o push da lane não for problema, os biscoitos são utilizados normalmente. E eu sei que sempre fica a pergunta. Vale a pena usar o tônico sem o pulverizador?

Sim!

Vale a pena sim, porque o além da cura, o buff na velocidade de movimento é muito grande e isso faz muita diferença. Ou seja, é uma runa super forte.

Bom, resumindo, você pode usar em quem quiser, mas de preferência um campeão que use a poção corrupta. Não importa se é AP ou AD, não importa se é Ranged ou Melee, a ideia é usar sempre que você sentir que pode ser muito pressionado e não tiver nada muito importante para colocar no lugar. Lembrando que essas duas podem ser usadas como secundárias.

Conclusão

Acho que é sempre interessante trazer esse tipo de conteúdo, principalmente sobre uma árvore de runas que as pessoas ignoram, mas que tem se mostrado bem forte para certas situações. Então, se você achar realmente interessante, me diz aí, estou pensando em trazer mais textos desse tipo.

Portanto, se puder, deixe um comentário aí embaixo dizendo o que achou. É muito importante para nós!

Ah, e também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.