Descubra a maneira correta de Assistir Replays

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre a maneira correta de Assistir Replays.

Este post é um complemento a um outro post, o Qual a Importância dos Replays?, então se você ainda não leu, este é um bom momento!

Vamos lá, você sabe como fazer para um replay render? Não vale a pena ficar assistindo o replay de todas as suas partidas, isso demoraria muito tempo, então como extrair todas informações necessárias de apenas um?

O que você vai aprender agora é como fazer uma análise dos seus jogos. Assim, não vai ter problemas em reconhecer seus erros e encontrar onde melhorar.

Vamos lá!

O que devo buscar nos meus replays?

Quando falo sobre os replays, digo que eles ajudam a nos dar dimensão dos nossos erros. Fica mais fácil descobrir o que realmente aconteceu, mas para isso precisamos saber o que buscar.

Muitos jogadores tem problemas ao assistir os próprios replays porque não sabem exatamente para o que devem olhar.

O grande ponto é: não existe um padrão. Cada partida e cada jogada vão proporcionar algo diferente, então é necessário ter paciência e procurar entender como cada jogada aconteceu.

Sempre que você vir que algo saiu errado, se pergunte porque e volte a jogada até entender o motivo. Pode ser uma ward, um pequeno encontro na jungle possibilitando o crossmap, uma falha de map awareness, qualquer coisa. Você precisa ser crítico.

Ou seja, se você morreu no top, procure entender o que estava acontecendo e por que você morreu. Como o jungle inimigo chegou lá e você não se deu conta?

Sempre que:

  • Um objetivo for feito pelo inimigo
  • Você morrer
  • Um aliado morrer

Se pergunte como e por que isso aconteceu. Então volte o quanto for necessário para entender.

Encontre a raiz dos seus erros

Existe uma vantagem muito grande em assistir os próprios replays que é o autoconhecimento. Você sabe exatamente o que você faz durante o jogo, então você pode entender o motivo de estar errando.

Muitas vezes a raiz de um erro como não wardar é foco demais nas trocas da lane. O jogador fica tão focado no microgame que não sai para colocar wards. Isso é um erro frequente.

É importante perceber que o que fica visível é que o laner esqueceu de wardar e por isso morreu. Qual o erro? Falta de visão. Mas o que ocasionou? Concentração demais no microgame, deixando o macro de lado.

Entender essas coisas facilita muito na hora de evitar cometer os erros de novo. É uma árdua batalha, mas fica muito mais fácil quando sabemos o motivo de nossos erros.

Sempre se pergunte essas duas coisas:

> Qual o meu erro?

> O que ocasionou o erro?

Entendendo a dimensão dos erros

Ao assistir o replay, para ter bom proveito, é necessário procurar pela real dimensão dos erros cometidos.

Muitas vezes vamos encontrar um pequeno erro, como um gank inimigo com TP atrás que resultou em um dive 4×2 e acabou com 2 kills para o time que fez o dive.

Aparentemente é um erro inocente, mas normalmente ele começa com um setup muito grande.

Para entender o que realmente aconteceu, às vezes é preciso voltar cerca de 2, 3 minutos e observar o desenrolar do jogo atentamente.

Um exemplo simples de como a situação acima pode ter acontecido: 4 minutos antes houve um encontro entre jungles e por um erro de crossmap o jungle inimigo conseguiu gankar o bot. Não pegou kills, mas tirou o flash do adc e suporte, invadiu a jungle, pegou visão avançada e forçou a bot lane a voltar para a base.

Esse foi o primeiro erro.

Mas o fato da bot lane estar sem feitiços e ter uma ward avançada permitiu o dive mais tarde, que pode ser observado pelo top laner do time inimigo fazendo muito mais pressão do que estava fazendo antes para ter vntagem de wave e conseguir dar o TP.

O segundo erro foi deixar que o top inimigo não fizesse pressão e não limpar a visão inimiga.

Claro, essa situação hipotética não costuma acontecer na SoloQ, mas é uma forma de ver que um pequeno erro de rotação pode gerar uma grande bola de neve, onde um erro gera brecha para outros e assim por diante.

Não seja preguiçoso

Algumas jogadas vão exigir tempo, vão exigir que você volte, assista com a visão do jogador, depois sem as sombras, com as sombras, etc. Você precisa ter paciência para poder entender o que de fato está acontecendo.

Se você não tiver paciência de fazer isso, vai deixar de entender as melhores e mais reveladoras jogadas. Não seja preguiçoso, tenha foco no objetivo e faça o possível para observar cada detalhe das jogadas.

Isso vai te dar uma base muito boa das suas forças e fraquezas, além de aumentar consideravelmente o seu conhecimento de jogo.

Faça anotações

Eu normalmente pulo essa parte, mas me sinto obrigado a dizer, porque se eu não digo, não fazem.

Faça anotações. Isso é essencial. Um papel e uma caneta, anote os erros mais gritantes e que você quer melhorar.

Às vezes 5 minions a menos que o inimigo são suficientes para ele voltar para lane com 2 poções e você sem nenhuma e então você ser pressionado até morrer. É um erro básico de farm e compra de itens, você precisa anotar, porque faz toda a diferença. Nunca mais vai voltar para a lane sem sustain, mesmo que não feche o item.

Encontre padrões

Fazendo as anotações, você vai ter uma base, depois de uns 10 replays, que vão levar 10 dias para ser vistos se você vir 1 por dia, para encontrar seus maiores erros.

Muitas vezes você vai começar a ver que, apesar de ser mecanicamente um Deus de Katarina, farma muito mal e sofre demais no começo do jogo, o que te deixa em uma situação complicada e dependente de erros do inimigo ou situações específicas para você virar o jogo.

Ou seja, você vai ter a base que precisa para definir qual deve ser o foco do seu treino. Que no caso seria, Early Game e farm.

Conclusão

Esse foi um post simples, mas que faz toda a diferença, porque assistir replays e buscar pelos próprios erros é uma ótima forma se preparar para sair do automático.

Sempre tenha a paciência de repetir o vídeo o quanto for necessário para entender o que realmente aconteceu. Isso vai te ajudar muito, acredite. Entender seus próprios erros é uma ótima forma de começar a melhorar.

Outro ponto legal é que, se quiser ter base, entre em canais como o Pro Replays KR ou Pro Replays normal. Analisando esses jogos você vai ter um bom conteúdo para se basear.

Por fim, Invocador, eu gostaria de te convidar para curtir a minha página e entrar no grupo do Escola de Invocadores, onde eu tiro dúvidas e você fica por dentro de todas as novidades.

Página: @HeyeOficial

Grupo: Grupo Escola de Invocadores

Um abraço e até amanhã!

Heye

 

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.