A Melhor Rotação de Visão Para Suportes

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje vou te mostrar uma rotação muito boa para se fazer de suporte. Ela vai te permitir ganhar uma visão muito importante de forma simples e rápida!

Quando jogamos de suporte, parece que temos pouca influência no jogo, mas isso não é verdade. O suporte tem algumas das funções mais importantes possíveis. Entre elas, o domínio de visão. Portanto, o que eu vou te ensinar hoje é uma rotação que permite aliviar o mapa todo e ainda fazer muitas jogadas e objetivos. Sendo assim, leia até o fim, que você não vai se arrepender.

Visão

A visão é um dos pontos mais importantes do jogo, sem dúvidas. Apesar de ser caro, de certa forma, é um dos recursos que melhor se paga. Sem boas wards é impossível ganhar partidas em elos mais altos e é por isso que os suportes precisam estar atentos. Quando as oportunidades surgirem, eles devem saber fazer o seu papel.

Sendo assim, preste atenção a um detalhe. Se você voltou para a base, compre detectoras. E perceba que eu falei no plural, não no singular. Elas vão visíveis e fáceis de tirar. Você precisa ter Detectoras reservas para colocar em caso de necessidade. No alto nível nenhum suporte fica com menos de 2 wards entre os itens.

Dito isso, vamos aprender um pouco sobre a sua efetividade.

Visão Avançada

A visão serve para uma grande infinidade de coisas, mas vamos citar um ponto sobre a visão avançada da Lane Phase. O que exatamente uma ward bem posicionada pode nos dar?

Vamos ver da seguinte forma. Se você está passando pelo rio e vê o jungle inimigo com 150 de vida fazendo as acuaminas, é uma boa oportunidade para pegar um abate, não? E se você estiver querendo fazer uma jogada no bot, não souber onde está o jungle do time inimigo, mas viu que ele acabou de passar para o top, te dá segurança para forçar a jogada, certo? E você estiver com uma Match Up de Xin Zhao vs Kindred na jungle? Saber onde os Kindred estão pode dar o que o Xin precisa, não concorda?

Prevenir baits, dar segurança para as rotas, fazer jogadas pelo mapa, um monte de coisa pode ser feita com a visão de duas wards. A questão é a forma de fazer isso. Colocar uma ward avançada é algo perigoso. Se você não estiver com tudo certo, pode acabar sendo fechado e morto. Então, vamos aprender o que é esse “tudo certo” e que wards são essas.

As Wards!

Vamos lá, vamos falar das wards. Eu vou te mostrar onde elas ficam e depois eu começo a falar sobre como colocá-las, então confere aí. Ah, só lembrando, essa configuração é para o caso de você estar jogando do lado vermelho, ok? Então tenha isso em mente, você é do time vermelho.

Wards do Trinket e Detectora (é a vermelha, não tinha a detectora de verdade)

Bom, essas duas wards te permitem, ao mesmo tempo, defender o bot de quase qualquer rotação que o jungle inimigo faça por dentro da selva, proteger o mid, pegar o tracking¹ do caçador inimigo, fazer objetivos, entre outras coisas. Ou seja, ela é muito forte. Dá uma olhada.

¹Tracking: é o posicionamento e a rota da jungle que o caçador está fazendo.

Rotações Prevenidas

As linhas verdes representam a movimentação do Caçador inimigo dentro da Selva.

Legal, né? Essa configuração de wards é simples, mas muito eficiente, então vamos aprender o que é preciso para colocá-la em prática?

Pressão

Acredito que eu já tenha dito isso antes. LoL é um jogo de pressão. Quem tem mais pressão consegue fazer mais coisas no mapa, então vamos pensar um pouco sobre isso. O que você precisa fazer para essa jogada dar certo?

Para começar, se você é suporte, o bot é a sua casa. Então, claro, precisamos de pressão no bot. Mas o quanto de pressão? Se você quer ir tão fundo na selva do seu inimigo, você precisa de muita. O máximo possível. Então, quando fazer isso?

1º – O primeiro ponto avançar a rota até ela chegar na torre inimiga.

2º – O segundo ponto é tirar a visão da “Trimoita”. Seu inimigo não pode te ver entrando lá.

3º – O terceiro passo seria, literalmente, ir lá, mas ainda tem um porém. E se o jungle inimigo estiver lá?

Então, você não pode sair entrando assim, antes precisa ter noção do posicionamento do Caçador inimigo. Você precisa ter visto ele pela parte de cima do mapa.

4º – O quarto passo é o Mid. O seu mid não pode estar sendo muito pressionado. Se isso acontecer, você pode ser fechado também!

5º – O quinto passo, por fim, depois de ter tomado todos esses cuidados, é escolher a rota mais rápida possível para entrar e qual a rota de saída e, só depois, entrar. Então vamos dar uma olhada nisso.

Entrando e Saindo

Por sorte, para nós, entre 05:00 e 05:30 nascem os Pinstouros atrás do Dragão e Barão. Então, sempre que possível, nós vamos usar deles para sair da Selva inimiga. Veja a rota:

Azul = Entrada // Vermelho = Saída.

Como pode ver, é uma pequena “missão”, direto ao ponto e sem perder tempo. Você vai colocar wards e não quer perder XP, nem se dar a chance de ser morto de bobeira, então não fique dando bobeira.

E sim, aquela ward deve ser posta por cima da parede. É só ir ali no cantinho e botar, não é difícil, olha:

Mas, claro, existe sempre a possibilidade de você não achar o pinstouro, e aí? Aí você vai tatuar essa frase pálpebra para não esquecer: “Se você entrou em um lugar perigoso, precisa encontrar a saída mais segura e não a mais rápida”. Dito isso, você vai estar sempre de olho nas lanes e vai sai pelo lado que for mais seguro. Aquele que você tiver a certeza de que ninguém vai te pegar pelo caminho.

PS: se você não achar o pinstouro, também pode aproveitar para gankar o mid, já que vai dar a volta de qualquer jeito. E mais, nesse caso a rota para colocar as wards muda, veja:

Azul: Rota de Entrada e Saída // Amarelo: Rotas de Gank ou Retorno

Legal, né? Nesse caso você passa sempre por trás do Red e só põe a ward quando está saindo, porque isso evita que você precise ir tão fundo na jungle inimiga. Ou seja, é mais seguro.

Se você tiver feito tudo direitinho, esse é o resultado que vamos ter:

Apesar de não ter visão das Acuaminas, você consegue ver o Caçador inimigo fazendo, caso ele tente. A única visão que falta é a dele indo para o red, mas, nesse caso, a próxima ward revela.

Apesar de, como na primeira, não dar visão do red em si, você consegue ver se ele está ou não está fazendo. A única forma de passar pela parte de baixo da Jungle sem ser visto ir pela lane até os Krugues.

Conclusão

Apesar de ser um conjunto de wards simples e com muito potencial, acredito que a maior parte dos suportes não colocam em prática. Uma coisa boa de ressaltar é que em outros momentos você também tem abertura para colocá-las em jogo. Um desses momentos é após um bom gank do jungle ou uma volta para a base. Existem possibilidades, diferentes. Saber quais são as wards já é suficiente para você fazer um bom uso dessas situações.

Outra coisa importante de se dizer. Aquela Detectora costuma demorar para ser destruída, então muitas vezes você pode ter que tirar ela de lá antes do previsto, porque vai precisar usar detectoras em outros pontos. O ideal é outra pessoa, como talvez o Jungle colocar aquela ward. Mas, como bem sabemos, se até os suportes mal wardam, imagina os outros.

No mais, põe em prática aí e depois me conta como foi.  Deixe um comentário aí embaixo dizendo o que achou. É muito importante para nós!

Ah, e também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.