O que podemos esperar da Escalada do CBLOL?

A escalada!

E aí, pessoal, aqui é o Zero e hoje vou falar um pouco sobre o que eu acho que vai acontecer na escalada de acordo com o nível de jogo dos times atuais e possibilidade de melhora até a data dos jogos, além dos fatores positivos e negativos de ser um dos últimos a jogar na escalada.

Pra quem não sabe, a escalada é um estilo de playoff onde a posição do time na fase de grupo determina o seu lugar na escalada. Ou seja, o time com a melhor colocação, ficará na última fase da escalada, na final. O segundo, na penúltima fase, a semifinal. E assim por diante até a primeira fase, onde se encontram o quarto e o quinto colocados da fase de grupos.

Atualmente a escalada do CBLOL se encontra da seguinte maneira:

Os times que estão no começo da escalada, IDM E Vivo Keyd, disputam a oportunidade de seguir para a próxima fase da escalada. E, então, enfrentar a CNB que terminou na terceira posição da fase de grupos e passou direto para a segunda fase da escalada. Sendo assim, podemos perceber que é um sistema bem interessante para aqueles que assistem e ainda mais para aqueles que jogam!

Uma campanha de um time saindo do quinto lugar e vencendo de todos os adversários é um grande show dentro e fora do Rift. E, um time que vai para final e faz um 3×0 é um time que comprova sua superioridade comparado ao resto dos times da região. Isso faz com que seja um ótimo sistema para o entretenimento, mas não posso dizer que o mesmo é perfeito em questões de competitividade, pois também há pontos negativos.

Vantagens e Desvantagens da Escalada

Primeiramente, gostaria de falar das vantagens dos times que já estão em fases finais, como na semi e na própria final. Esses times têm a chance de assistir 6 até 15 partidas do seu adversário, facilitando o processo de scouting¹. Devido às datas apertadas, os times tem que utilizar todo seu repertório estratégico em um final de semana. E, então, criar ou melhorar as coisas durante uma, ou no máximo duas semanas. Assim, os times não possuem tempo para renovar totalmente o seu leque de estratégias ou criar coisas novas com constância.

Desta forma, os times que estão no topo da escalada, tem uma extrema facilidade para ler os times inimigos e preparar estratégias para counterá-los. E, além disso, entender melhor como o time inimigo se movimenta e seus pontos fracos e fortes.

Já para quem está no começo da escalada, a sua principal vantagem é o ritmo de jogo. Ou seja, eles vão entrar na série já tendo a vantagem de ter jogado várias melhores de 5 antes. Assim, jogam com uma adaptabilidade mais afiada, sem nervosismo nenhum, mas, como desvantagem, não terão nenhuma leitura do adversário.

Vejo que é extremamente mais fácil você jogar nas fases finais da escalada direto. Então, times como Flamengo e Kabum terão muita vantagem em relação a seus adversários por seu scouting ser extremamente fácil. Essa que é uma situação proporcionada pelo próprio sistema de escalada. Mas, isso também é beneficial ao entretenimento, pois é extremamente normal os times que estão “subindo” a escalada, em fases finais surpreenderem com picks diferentes e inovadores para conseguir confundir um pouco o inimigo e diminuir essa vantagem de scouting dos times que estão no topo.

¹Scouting: É o ato de recolher informações de outro time. Muito comum em outros esportes, é baseado em assistir as partidas da outra equipe para entender a forma como ela joga.

Mas eaí, quem será que ganha?

1º Lugar – Kabum E-Sports

Mesmo colocando a KABUM como 4º lugar no meu power ranking no começo desse split, com a entrada do novo Head Coach, Hiro, o time se modificou e voltou a jogar ainda melhor que a Kabum do primeiro split. Vindo com 3 vitórias seguidas,  se mostraram tendo um Macro muito acima dos outros times além de ótimas atuações individuais, como na primeira etapa.

Vejo eles atualmente como o principal candidato para campeão do CBLOL. Enquanto outros times se reencontram, como a CNB, e outros ainda mostram pontos fracos, como o Flamengo, a Kabum costumas ter planos de jogo sólidos e uma execução ótima, seguido de um macro extremamente afiado. É possível ver um pouco mais disso na minha última análise da partida entre Kabum x CNB

2º Lugar – Vivo Keyd

Sim, eu acredito que a Vivo Keyd ficará no segundo lugar da escalada novamente e cairá no final. No começo desse split eu apostava como uma supremacia da Keyd, inclusive colocando eles como primeiro lugar. Mas, semana após semana o time não competia com as expectativas colocadas na line-up mais vencedora que o Brasil já teve, mostrando jogos caóticos com decision making muito ruim e falhas individuais.

Entretanto, na última semana, a Vivo Keyd mostrou uma série exemplar, esperada de um time que compete para ser campeão, contra o atual 3º colocado, a CNB. Os guerreiros fizeram uma MD3 limpa e de certa forma fácil, com um 2×0 bem rápido.

Somado a essa recuperação dos Guerreiros, o time sempre foi conhecido por ter fases de Playoff extraordinárias, sendo um time que cresce muito em melhores de 5 pela sua experiência e adaptabilidade, o que me leva a apostar minhas fichas que no mínimo chegarão a final.

3º Lugar – Flamengo E-Sports

Uma das minhas apostas de rebaixamento, o Flamengo renovou seu estilo de jogo com Shrimp, que se tornou o destaque da equipe trazendo um ás de agressividade e referência. Isso sem falar da incrível melhora do Jisu, que teve um circuito desafiante muito abaixo das expectativas, sendo visto até como o ponto mais fraco da equipe!

Hoje, Jisu é um toplaner sólido que consegue cumprir seu papel de forma excepcional mesmo com pouquíssimos recursos. Com a troca de caçadores, a selva se tornou extremamente agressiva e pode até se tornar um ponto de referência na composição da equipe. Coisa que foi feita no seu último jogo da fase regular, com um pick diferenciado de Nidalee por parte do Shrimp.

Com uma line-up com múltiplos pontos fortes e muita experiência, o Flamengo pode facilmente chegar até as finais. Porém. é um time muito instável em relação a suas estratégias e estilo de jogo, além de ter sido explorado por equipes mais frágeis por toda a etapa. Por exemplo, das 7 séries, o Flamengo disputou as 3 partidas em 5 delas, e dentro dessas 5 series, ganhou apenas 3 delas.

4º Lugar – CNB E-Sports

Os reis da CNB tiveram um inicio de CBLOL absolutamente à frente de todos da região, com um 4-0 em series convincentes. Porém, após a mudança de patch e com um bom scouting dos times à cerca de sua estratégia principal, a CNB se mostrou um time extremamente fragilizado, sem plano de jogo consistente, com muitos pontos fracos e confuso em sua escalação e possibilidades.

Das 7 seríes, a CNB ganhou 4 e perdeu 3, mas perdeu literalmente contra o meu top 3 do CBLOL: Kabum, Flamengo e mais recentemente a Keyd.

Por isso, acho difícil a CNB passar da Keyd na escalada (se a Keyd vencer sua MD5). Vejo esses 3 times com um Macro mais consistente e um estilo de jogo mais definido e menos confuso. A única vantagem da CNB é conseguir assistir os jogos da Keyd e terem 2 semanas para melhorar e estabilizar seu jogo.

5 Lugar – IDM GAMING

Os macacos foram uma grata surpresa nesse split, eram minha aposta para o rebaixamente direto e atualmente estão na parte de cima da tabela!

Acreditava que o nervosismo e inexperiência de alguns membros poderiam demonstrar os pontos fracos do time. Mas, pelo contrário, os jogadores inexperientes como o Cariok e Anyy roubaram a cena e foram destaques em suas posições. Principalmente o Any, que eu acredito que se configura como o terceiro melhor midlaner do país atualmente, atrás apenas do Sky da rebaixada Red e Dynquedo da finalista Kabum.

Apesar de serem uma surpresa, ainda é um time novo em melhores de cinco, onde enfrentarão exatamente o time que mais tem XP nesse CBLOL. Apesar de isso ser um pequeno ponto, acredito que o time da Keyd apresentou na última semana um jogo muito mais consistente que o da IDM, que se classificou após um embate longo e estrategicamente confuso contra a INTZ.

Conclusão

Agora, você já entende bem como funciona a escalada, as vantagens e desvantagens de estar no topo e no começo e também conheceu um pouco mais sobre a minha opinião sobre as equipes.

Mas, vale ressaltar que essas são apenas as minhas idéias e o que eu acredito que acontecerá. Entretanto, o sistema da Escalada dentre todos os tipos, é provavelmente o sistema mais surpreendente entre todos. Então, não fiquem esperando séries tranquilas, ou que as coisas mais “óbvias” aconteçam, porque provavelmente veremos muitos upsets e muitas decepções nas próximas semanas!

E você, o que acha desse sistema e pra quem está torcendo?

 

Vinicius “Zero” Pereira acompanha o cenário nacional e internacional competitivo de LOL há mais de 5 anos e atualmente trabalha como analista na LDL E-Sports.

Além disso, atua no Escola de Invocadores criando conteúdos relacionados ao CBLOL e análises em geral.