Você sabe qual é a verdadeira função do Jungle?

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach e hoje nós vamos falar um pouco sobre o jungle e a sua função dentro do jogo. A ideia aqui é mostrar qual é o verdadeiro papel do caçador dentro da partida!

Sempre que eu pego algum jungle para treinar eu gosto de dar os parabéns, porque ele escolheu a role mais difícil para jogar. Não à toa, são as aulas com mais conteúdo também, porque eu acabo precisando tocar em muitos tópicos diferentes a todo momento. Sendo assim, acho justo explicar um pouco mais a fundo a real função do caçador dentro do jogo. Vamos lá?

Amigo do Medo

Quando nós falamos em jungle, nós falamos em algo que deve causar medo. O Jungle deve ser calmo, calculista e sempre usar a mente do adversário contra ele.

Sempre que você não aparece no mapa, você não está em apenas um lugar, mas em vários. Quer dizer, você pode estar no mid, no top ou bot, ninguém sabe. Isso é usar a mente. Às vezes, não aparecer é melhor do que tentar um gank que pode não dar certo. Isso te dá poder, te permite jogar em cima da mente do inimigo, porque se ele avançar, quem sabe você não estará lá?

Algo muito importante no cenário profissional é o posicionamento do Jungle. Quando você tem uma rota dominante, com muita pressão de kill, mas não pode dominar a visão, você também não pode avançar. Isso acontece porque o caçador pode estar por lá e aí já viu. Avançar pode significar morrer.

Assim, em jogos profissionais, sempre que o caçador aparece as rotas que querem lutar passam a ter mais espaço. Isso porque não tem mais o medo do jungle chegar e tentar parar a jogada no meio. Portanto, a jungle é um local para usar o medo acima de tudo. É uma pressão natural e invisível.

Um jogo de pressões

Já que estávamos nesse assunto, vamos continuar nele. O caçador auxilia e depende da pressão para fazer o jogo funcionar. No texto Como jogar DUO Mid e Jungle eu falo bastante sobre esse assunto. Não é questão de ser ou estar forte, mas de ter vantagem de mapa.

O jungle não serve para ficar gankando e matando o tempo todo, ele serve para dar vantagem ao time, seja ela como for. E, a primeira forma de fazer isso é tirando recursos ou aliviando pressões do time inimigo.

A ideia é que você deve dar tranquilidade para as suas rotas jogarem sem se preocupar, porque você está no controle do resto, eles só precisam farmar e, se der, matar o adversário. É dar segurança.

Ou seja, você não deve jogar focado em quem será o seu próximo alvo, mas quem você deve defender primeiro. E isso acontece porque fazer essa defesa normalmente é mais importante e mais simples do que matar algum alvo.

Visão acima de tudo

Nada como falar um pouco de uma das coisas mais importantes do jogo, não? A visão e o Caçador andam de mãos dadas, porque, no começo do jogo, ele carrega essa responsabilidade acima de tudo. Ele é o controlador do mapa, seja ofensivo ou defensivo.

No nosso infográfico sobre visão, mostramos um pouco do que deve ser posto em prática pelo jungle, mas, essencialmente, o trabalho dele é outro. Ele deve, além de saber onde wardar, saber o porquê wardar em determinado lugar. Quem você vai defender? Quem você vai deixar seguro?

O jungle é a defesa das rotas. Ele deve saber exatamente onde colocar a sua ward, porque no começo do jogo esse é um recurso escasso. A visão é o que dá ao caçador controle da sua selva e das rotas. É o que permite a ele fazer objetivos e ganks, então ela é essencial, mas deve ser posta no lugar certo.

É sempre importante pensar onde deve colocar as suas wards. Elas são uma combinação dos posts de Win Condition e Visão. Você deve sempre pensar no melhor local possível para colocá-las, porque podem parar um gank inimigo, mas também podem te ajudar a responder um gank forçando um 2×2. Você precisa pensar e concluir o que é melhor.

Gankar é preciso

Se o seu bot está perdendo, mas a lane está avançada, eles devem morrer de novo. Então, é melhor você se preparar para gankar e, provavelmente, vai ser melhor ir pela lane, porque normalmente é o melhor local para responder ganks.

Mas os ganks não servem só para isso. Ir até um lane é algo que precisa ser muito bem estudado e planejado, porque você vai entregar a sua posição e isso é algo muito valioso. Então, para que exatamente devemos usar os ganks?

Garantia, snowball e retirar ou ganhar a pressão de rota são as respostas. Exemplos: garantir uma rota que já é sua é uma possibilidade. Snowballar uma lane que pode carregar o jogo é outra. E retirar pressão seria o caso que eu falei no começo deste tópico.

Vamos imaginar uma rota onde o seu top laner começou perdendo e agora o inimigo está freezando. Ele não consegue ir até wave, não consegue farmar ou acabar com o freeze para poder sair daquela situação. Então, quem você acha que deve ajudar ele? Exatamente, o Jungle!

O gank em si não é para matar o inimigo, a não ser que ele dê mole. A ideia é apenas ajudar o laner a arrumar a wave para voltar a “ter jogo”. Você só quer que ele consiga voltar a farmar e pegar experiência, nada a mais.

Os objetivos, claro

Se eu não colocar aqui, tenho certeza que vão me crucificar depois. O jungle é o principal responsável por chamar objetivos. Ele é o jogador que deve ter atenção para onde o time deve rodar, o que deve ser feito no momento e quando vai poder ser feito. É o caçador quem define se pode ou não fazer um objetivo, afinal, o smite nas suas mãos.

É uma grande responsabilidade fazer esse tipo de chamada no começo do jogo, porque pode significar um snowball do seu time ou do time inimigo, então é preciso atenção. E, claro, me refiro principalmente aos monstros da Selva, mas o jungle também costuma ser o responsável pelas primeiras torres do jogo. Um bom gank na hora certa e você consegue além de alguns abates, uma torre de brinde.

E, complementando o tópico anterior, um outro ponto importante sobre ganks é esse. Facilitar objetivos. É com pequenas jogadas, mesmo que sem abates, que se conquista torres, dragões ou arautos. Ou seja, o jungle é o responsável por movimentar a partida. Sem ele o jogo tenderia a ser extremamente parado.

E assim chegamos ao último tópico.

Anular o outro Jungle

Eu sei que parece óbvio, mas é importante dizer. Além de ajudar as rotas, o jungle precisa vencer no um contra um. Ele tem a obrigação de anular a presença do adversário dele enquanto faz tudo o que eu já disse acima.

Não é uma questão de matar o adversário, mas sim de ser mais esperto. Fazer tudo que eu falei melhor que o outro, sem deixar ele jogar. Roubar campos, colocar mais visão, tirar visão, não deixar ele gankar, entre outras coisas.

Quanto mais o outro caçador consegue jogar, mais complicado se torna o jogo para o seu time. Então, anular ele significa ao menos manter a partida, no mínimo, “empatada”. Portanto, tome bastante cuidado em manter o jungle inimigo longe das suas rotas, sempre tire a sua visão e anule a presença no jogo.

Se tiver feito tudo certo, seu jogo vai florescer com mais tranquilidade do que você imagina.

Conclusão

Ser um bom jungle é algo realmente complicado, mas o primeiro passo é entender o seu papel dentro do jogo. Sendo assim, leve o que eu disse aqui para dentro das suas soloQ e pense bastante a respeito, porque certamente vai te ajudar bastante.

Enfim, espero que este texto te ajude a caçar seus adversários de maneira mais eficiente. Então, se puder, deixe um comentário dizendo o que achou. É muito importante para nós!

Ah, e também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

No mais, um abraço e até a próxima!

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.