Guias – Mage Controlers

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar dos Mage Controlers!

Esse é o primeiro post de uma série de guias que estão vindo por aí, então fique atento para não perder nada!

Você sabe o que são Mage Controlers? Não? Vou te contar um segredo, eles são, provavelmente, uma das formas mais fáceis de subir de elo no League of Legends.

Quer descobrir por que? Só continue lendo x).

O que são Mage Controlers?

Magos controladores. Basicamente, magos que tem alguma habilidade ou um conjunto delas que o torna capaz de controlar a rota.

Pense em heróis como Azir, Anivia, Karthys, Orianna, Syndra, Taliyah. São todos Mage Controlers.

Se perceber, em geral são campeões que tem um early game mais lento, porém seguro, que escalam bem para o mid e late game, onde realmente brilham.

São muito utilizados por serem considerados uma rota garantida, quase impossível de perder. Assim, por mais que a situação não esteja boa, pode-se usá-los como forma de pressionar o time inimigo e conseguir vantagem.

Outro ponto é que, como eles tem o controle da rota, não só por um bom clear wave como também uma capacidade de trocas razoável, conseguem empurrar bem a wave e assim são muito bons com jungles agressivos.

Quando o jungle inimigo for um carry, pode ser legal ter um mage controler no mid. Assim, você pode utilizar a pressão para tirar mapa dele e permitir que o seu jungle invada e ganhe vantagem.

Para ser sincero, mage controlers caem bem em quase qualquer situação. Eles só costumam ter problemas quando são muito pressionados por um assassino do outro lado.

Vamos entender agora o motivo real pelo qual Mage Controlers são tão bons. Vamos dar uma olhada neles.

Quem são os Mage Controlers?

Imagine um herói que tem um começo de jogo seguro, mas que conforme o tempo passa se torna uma bomba relógio. Pois é, esses são os mage controlers.

Syndra, Orianna, Azir (esse hoje em dia nem tanto, tadinho). São heróis que tem um começo de jogo forte, seguro, mas quando chega o late game, são capazes de vencer o jogo praticamente sozinhos.

Os mages controlers são uma das classes mais seguras para subir de elo porque, tendo conhecimento da sua mecânica, é possível manter um nível de jogo altíssimo. Em relação a estratégia, é preciso pouco para se sair bem com eles.

Mantenha um early game seguro, farme muito e quando tiver 4 itens force lutas. Pronto, você tem o segredo da vitória, além de serem campeões com muita facilidade de segurar o jogo pelo seu alto clear wave.

Definitivamente, uma classe fora do comum.

Mas, é importante dizer, não é assim tão fácil jogar com eles. Os Mage Controlers sofrem bastante contra assassinos e não tem muita movimentação. Se parar e pensar que eles ficam avançados boa parte do jogo, isso pode ser um problema.

Controle de visão e Map Awareness são características essenciais para ser bom com mage controlers.

Além disso, eles são muito punidos por ficarem mau posicionados, então é necessário estar sempre atento. Normalmente os Jungles vão adorar ficar em cima de você.

No entanto, ao dominar essas habilidades, você se torna uma maquina de vitórias, capaz de virar mesmo as partidas mais improváveis.

Agora vamos explorar um pouco mais a forma correta de se comportar em suas fases de jogo e quais os seus reais pontos fortes e fracos.

Early Game

Apesar dessa ser sua fase mais complicada, porque ele não vai ter dano para destruir o jogo, ele domina a rota com certa facilidade. Com bom clear wave, o early game fica garantido, pois ele pode decidir se puxa ou recua a rota, o que explica seu nome.

Os magos de controle costumam ter um Early Game mais lento, porque precisam de itens e normalmente são dependentes de mana. E aí entre um segundo ponto, o Blue.

Enquanto a lane phase é um momento complicado, o blue é a salvação. Para heróis que gastam muita mana para controlar a wave, a mana é um grande problema antes de ter alguns itens fechados, então garantir o blue é importante.

Se você é jungle e não dá um blue para um mage controler, está dando um tiro no próprio pé, mesmo que ele esteja perdendo a lane. Isso porque, se ele está atrás, aí que ele precisa mesmo do blue, porque vai ter que usar mais habilidades para farmar de longe.

Seu objetivo no início do jogo não deve ser outro além de pressionar o adversário e garantir farm. Com um bom farm, que pode ser excelente, porque nenhum herói é melhor para isso que um mage controler, você pode se colocar muito a frente dos seus inimigos. E, assim, garantir uma boa transição para o mid game.

Então, se você quer aprender a jogar com Mage Controlers, aprenda a farmar perfeitamente, pois é essencial.

Outro ponto é a pressão de kill na rota. Apesar deles serem feitos para destruir o jogo no mid e late game, não são passivos a ponto de não terem pressão de kill. Pelo contrário, apesar de não terem um burst tão grande quanto um assassino, podem sim matar o inimigo.

O Poke e leitura de padrões são seus aliados. Se quer uma dica quanto a isso, leia o meu texto com 6 Dicas para fazer predict. Ele definitivamente vai te ajudar a melhorar o seu nível de jogo com os mage controlers durante a fase de rotas.

É importante tentar não ficar muito atrás, mesmo que comece perdendo. Se estiver tendo dificuldade nas trocas, pode focar completamente no farm, porque é suficiente para garantir seu jogo.

Por fim, tome cuidado com assassinos, eles são seu maior pesadelo. Enquanto você é feito para avançar a rota, eles vão tentar usar isso para te matar, pois você acaba ficando muito avançado. Então, cuidado com Le Blancs, Fizz, Talon e companhia. Você consegue pressionar bastante no começo, mas se der mole, eles acabam com você depois.

Então, fazendo um bom Early Game, podemos avançar para o Mid Game.

Mid Game

Se tivermos conseguido farmar bastante no começo, agora é o nosso momento de começar a brincar. Com 2 itens grande fechados o seu dano deve começar a machucar os inimigos.

Nesse momento, pressionar a lane em si já não é mais suficiente. Você deve fazer isso sim, tentar deixar o seu inimigo atrás e impedir que a sua torre caia, mas agora você deve procurar lutas oportunas.

Apesar de ainda não ser o seu pico de poder, nesse momento o seu crescimento já está despontando. O seu farm continua sendo essencial, mas é bem mais fácil de mantê-lo, porque você já tem mana e dano para limpar as waves com apenas uma habilidade.

Ou seja, seu trabalho agora é manter a sua rota puxada, controlar a visão ao redor e procurar boas oportunidades de kill. Mas lembre-se, não se desligue do farm, porque você ainda não está no seu pico de poder.

Agora, se o seu early game não foi bom, você precisa estar bem concentrado voltar para o jogo. Seu maior objetivo vai ser farmar o máximo que puder, colocar visão ao redor e tentar acompanhar a movimentação do outro mid, mas sempre tomando cuidado com o seu posicionamento.

Quanto mais experiência você conseguir pegar sozinho, melhor.

Seu objetivo é tentar adiantar o late game o máximo possível. Porque nele, você define o jogo sozinho.

Enfim, terminando o Mid Game, vamos para o real momento de brilhar.

Late Game

Agora é a hora de fazer a festa. Aqui você define o jogo sozinho.

Quando um mage controler fecha 4 itens, ele se torna capaz de acabar com a partida em uma única boa jogada. Dê uma olhada no que o Faker fez com a KT sem ter nem isso.

Bonito, né? No Late Game essa situação seria ainda mais destrutiva. E não pense que é exclusividade da Orianna, outros mage controles causariam um estrago parecido.

Contra mage controlers, não se pode lugar junto. Nunca, pois o resultado é desastroso.

E, basicamente, o seu foco vai ser aproveitar esses erros dos oponentes. Você agora é ótimo para zoning em objetivos e consegue forçar lutas favoráveis com muita facilidade. Dentro da Jungle, então, é tudo o que você precisa.

Claro, existem Mage Controlers de vários tipos, mais focados em dano em área, controle de terreno, burst de alvo único, etc, mas todos se saem bem nesse tipo de situação. Lutas. Foi para isso que eles foram feitos.

Nesse momento você funciona quase como um assassino, se souber usar suas habilidades perfeitamente. Uma Orianna com 4, 5 itens, pode dar insta kill em um Kog’Maw, usando corretamente sua ult.

O maior problema aqui é que nem todos são tão simples e precisam de uma mecânica razoavelmente avançada, como é o caso da Taliyah. Diferente dos assassinos, o combo de habilidades não é tão simples ou intuitivo. Fora a Syndra, mas ela não conta, né?

Seu principal medo agora é com Assassinos, você é vulnerável a burst, então tem que tomar cuidado. Um Zhonyas pode não ser suficiente para te salvar. Além disso, seu posicionamento deve ser perfeito. Você é peça chave do seu time.

Como a movimentação dos Mage Controlers costuma deixar a desejar, é melhor não se expor demais. Fique atrás e espere por boas oportunidades para acabar com o jogo. Esse deve ser o seu foco. Sempre buscando Team Fights onde possa impor sua pressão.

Agora é a sua hora de brilhar, lembre-se disso e confie no seu dano. Foque em tirar as fontes de dano do time inimigo da luta. Se os ADCs e APCs errarem no posicionamento, você deve punir. Você conseguindo matar um ou os dois, vai, provavelmente, garantir a luta para o seu time.

Prós e Contras

Agora vamos falar um pouco sobre os prós e contras dos Mage Controlers para esclarecer onde eles devem ou não ser escolhidos e por que são tão visados no cenário profissional.

Prós

Existem, de fato, muito mais prós do que contras, mas entender quais são eles é essencial para saber como se portar de Mage Controler.

  • Se saem bem em todas as fases do jogo
  • São ótimos para segurar partidas quando o time está atrás
  • Têm um crescimento ótimo para o Late Game
  • Se encaixam muito bem em quase qualquer tipo de composição, especialmente Siege
  • Têm uma fase de rotas segura e forte
  • São ótimos para Team Fights
  • Podem definir o jogo com uma única boa jogada.

Contras

Apesar desses contras serem mais sutis, fique atento, porque são a melhor forma de tirar um mage contoler do jogo.

  • Baixa capacidade de Roaming (em sua maioria, Taliyah e Ekko são ótimos nisso)
  • Dependência de mana/Blue.
  • Se ficam para trás, vão demorar muito até se tornarem relevantes.
  • Não conseguem lidar sozinhos com assassinos.
  • Em geral são 8 ou 80. Se errar alguma das habilidades importantes, joga fora a Team Fight.

Ou seja…

Desde que você não fique muito atrás no começo do jogo, não tem perigo. Vai se sair bem.

A melhor forma de acabar com um Mage Controler é pegando um assassino e deixando ele muito atrás no começo. Lembre-se, se um mage controler ficar atrás, ele vai precisar passar os próximos 20mins farmando para se recuperar. Em 20mins você fecha o jogo.

Do contrário, se mantendo estável, a partir do mid game ele tem vantagem para lutas em equipe e a partir daí só cresce.

Mas tomem cuidado, pela baixa movimentação é muito fácil tomar pick offs se andar por aí desavisado, então controlar visão é essencial.

Conclusão

Mage controlers são uma classe extremamente forte e que, em geral, dão o maior retorno por serem masterizados. Quando se joga bem com eles, fica fácil subir de elo, porque são muito seguros.

Em jogos profissionais eles são muito usados por serem um ponto de segurança muito forte e controlarem as lanes com certa facilidade. Geralmente mid laners, podem ser utilizados em outras rotas também, mas isso já é assunto para um outro post.

Eu espero que você tenha gostado e que esse post tenha te ajudado!

Por fim, Invocador, eu gostaria de te convidar para curtir a minha página e entrar no grupo do Escola de Invocadores. Faça parte dessa família e suba de Elo!

Página: @HeyeOficial

Grupo: Grupo Escola de Invocadores

Um abraço e até amanhã!

Heye

 

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.

8 thoughts on “Guias – Mage Controlers

  1. Como sempre ótimo post, Fico feliz que saúde tenha melhorado e voce volte a postar mais artigos e dicas que nos ajudam demais na nossa jornada do lol
    Bom trabalho Heye!

      1. Muito obrigado! Eu espero poder continuar ajudando.

        Posso dedicar um artigo a isso, vou adiciona a lista. É complexo demais para falar rapidamente hehe.

        Abraço!

    1. Hahaha, ele é um assassino, mas pode ser usado como Mage Controler. Apesar da sua especialidade ser entrar na TF, explodir um alvo e sair, ele consegue fazer esse papel de Mage Controler muito bem por conta do seu Q, que após o primeiro back limpa a Wave muito facilmente.

      É mais ou menos o caso da Le Blanc, com a diferença de que ela vence a rota desde os primeiros minutos, o que foi o grande motivo para ela ser tão Pick ou Ban por tanto tempo.

      Famoso 2 em 1.

  2. Recentemente spammei syndra nas minhas partidas, aproveitei que tenho a dia nevado dela, além de ser linda a skin, é divertido jogar de Syndra, do mesmo jeito que vc escreveu
    – Quando um mage controler fecha 4 itens, ele se torna capaz de acabar com a partida em uma única boa jogada – eu fiz isso sem querer, usei Q W E pra limpar a wave, eu acertei 4 inimigos dando 1600 de dano verdadeiro (Balanceado) pena que entreguei o jogo pelo posicionamento, a falta de mobilidade me pegou.
    é divertido jogar de mage controler ainda mais quando se fecha o primeiro item.

Comments are closed.