Análise de Campeão – Thresh

Olá, invocador! Eu sou o Heye e o escolhido para nossa análise de campeões de hoje se chama Thresh, O Guardião das Correntes.

Acho que eu não preciso fazer longas apresentações, Thresh é sem dúvida um dos suportes mais populares do jogo, não saindo de moda mesmo quando não faz parte do meta. Se bem que… ele não sai completamente do meta. Segura aí que vamos falar mais sobre isso daqui a pouco.

O Thresh é um campeão feito pela Riot para ser jungler, mas se adaptou melhor na bot lane como suporte e foi lá que ele ficou. O campeão conta um kit forte para peel¹, pick off² e desengage³, o que o torna versátil e permite a você assumir diversas funções dentro de uma partida. Motivo pelo qual ele é tão forte.

Vamos falar um pouco sobre suas fases de jogo.

¹Peel: Protreger. É a habilidade de manter aliados vivos. Normalmente desempenhado por suportes.
²Pick Off: Matar inimigos fora de posição. É a habilidade de matar inimigos rapidamente quando estão em uma posição desfavorável.
³Desengage: Parar ou impedir uma luta.

Early Game

O Guardião das Correntes tem um early game forte. Apesar de ser fraco no controle de rota, sua maior vantagem é quando a lane está recuada.

Normalmente focando o Esfolar(E), Thresh consegue um bom harass1. Além disso, sua Sentença(Q) pode ser usada para fazer um grande zoning, sendo uma habilidade essencial. E, por fim, sua Lanterna(W) é perfeita para criar ou evitar ganks, desde que haja alguma coordenação entre os jogadores.

O controle de rota deficiente (ele não tem clear wave2) é compensado por uma forte vantagem em jogar com a rota recuada. Isso porque estar atrás dá espaço para criar jogadas usando Esfolar e Sentença. Então sempre que o inimigo puxar a lane, procure brechas para iniciar.

Uma coisa que deve ser ressaltada, no entanto, é a dependência da Sentença. Errar a habilidade retira toda a pressão de rota que ele poderia causar. Portanto, deve ser usada com sabedoria, apenas quando tiver certeza que conseguirá realizar uma jogada. Uma dica para isso é começar trocas usando o Esfolar e só depois jogar a Sentença. E também se acostume a dar predicts em habilidades como o E do Lucian e o Q da Vayne.

Outro ponto a falar de suas habilidades é o foco. Thresh é um dos heróis com o foco de habilidades mais confuso, pois dependem sempre do adversário de lane. Ou seja, contra uma Morgana deve-se focar a Sentença, enquanto contra uma Nami, o Esforlar. Uma dica que eu dou, é olhar o que proplayers fazem em cada situação através de sites como probuilds, até se acostumar a tomar a decisão sozinho.

Por fim, Thresh tem um Roaming3 muito forte. Dentre todos os campeões da rota inferior, ele é um dos que tem o Gank mais poderoso. No entanto, como carece de pressão de rota, não é sempre que vai conseguir fazer isso.

Pontos a se ressaltar

  • Push fraco
  • Harass médio/baixo
  • Zoning forte
  • Roaming forte
  • Dependência da Sentença
  • Tem vantagem com a lane recuada
  • Controlar os arbustos

 

¹Harass: É o ato de ficar incomodando o inimigo. Bater sem receber dano.
²Clear Wave: Capacidade de matar uma onda de minions rapidamente.
³Roaming: Sair da lane e gankar a lane de um aliado.

Mid Game

O Mid Game é onde o Thresh realmente brilha. Seu kit de habilidades feito para pick offs o torna perfeito para realizar rotações rápidas, invadir a selva inimiga e garantir abates em alvos desprevenidos.

Para jogar com o guardião das correntes no mid game, é preciso estar esperto e saber colocar e retirar visão. A visão avançada de certas passagens pode garantir abates fáceis e objetivos sem necessidade de luta. Enquanto retirar a visão inimiga facilita criar emboscadas.

Por outro lado, com suas habilidades utilizadas de maneira defensiva, ele também se torna extremamente capaz de salvar aliados que caiam em armadilhas, sendo uma faca de dois gumes.

O Thresh no mid game é capaz de definir o jogo garantindo objetivos e dando muita vantagem para seu time.

Pontos a se ressaltar

  • Pick off fortíssimo
  • Necessidade de controlar a visão avançada e recuada
  • Permite invasões por conta da lanterna
  • Ganks fortes
  • Forte desengage

 

Late Game

No Late Game a vida do Guardião das Correntes começa a complicar, porque nesse ponto ele não deve conseguir mais tantos pick offs em alvos mal posicionados e nem abates tão rápidos quanto antes. No entanto, uma sentença certeira pode definir o jogo.

Ao chegar nesse ponto do game, Thresh pode se portar de várias maneiras. Sendo um iniciador, tentando fazer pick offs. Sendo um Tanker e fazendo linha de frente. Sendo um peeler e ficando atrás para defender a back line.

Aqui é que toda a sua versatilidade se torna sua força ou sua fraqueza. Vai ser critério do jogador entender que posição o time precisa que ele tome, e então exercê-la da melhor forma. Todavia, se não souber reconhecer seu papel, pode por o jogo todo a perder, pois diferente de outros suportes, não basta ficar atrás soltando magias.

No entanto, algo está do lado dele. Se o controle de visão for bem feito, uma sentença em um dos carregadores do time inimigo pode significar fim de jogo. Portanto, é como ter a chave da vitória nas mãos. Claro, nem sempre dá certo, mas é uma possibilidade.

Outro ponto que deve ser bem explorado aqui é a capacidade de desengage. O Thresh consegue evitar lutas se for inteligente no uso de suas habilidades, e isso pode ser muito útil.

E lembre-se, a sentença ainda é uma habilidade importante, então não deve ser utilizada à toa.

Pontos a se ressaltar

  • Pode definir o jogo com uma boa sentença
  • É muito versátil
  • Tem um desengage muito bom
  • Precisa jogar com visão avançada
  • Ainda é capaz de fazer pick offs

Prós e Contras – Thresh

Agora vamos falar um pouco dos prós e contras do nosso querido amigo Thresh. Isso vai esclarecer os pontos fortes dele, onde ele deve ou não ser pickado e por que ele desapareceu um pouco do competitivo, mas que isso não significa que ele “saiu do meta”, ao menos não completamente.

Prós

O Thresh é um personagem com muito mais prós que contras, ele tem um Kit muito bom e, com as runas certas, é capaz de dar um harass considerável durante a fase de rotas. No entanto, esse é só um pequeno ponto de tudo que ele apresenta. Vamos lá.

Pick Off

No early game/mid game, sua maior força é a capacidade de pick off. Por ele não ter um bom clear wave, é relativamente normal que o inimigo puxe a lane. Por esse motivo, o Thresh simplesmente se adianta um pouco e, se acertar a sentença, a morte do inimigo é praticamente certa.

Roaming

Pelo mesmo motivo, ele é muito bom dando roaming. Uma vez que a lane está ganha, ele pode ajudar o seu adc a dar zoning e puxar a rota, para então rotacionar e gankar o mid, ou ajudar o jungler a pegar visão avançada e quem sabe roubar um buff ou matar o jungler inimigo.

Para todas as horas

Ao fim da fase de rotas, a força de Thresh se converte no quão bem ele vai saber se adaptar as situações que aparecerem. Ao mesmo tempo que ele pode ser um iniciador e decidir o jogo com uma sentença, ele pode por tudo a perder indo na pessoa errada ou no momento errado. É importante perceber que, muitas vezes, é melhor ficar recuado dando peel para o adc, já que o kit dele é tão bom para parar a movimentação de adversários.

Peel

Sempre que seu adc for um hyper carry, o ideal é tentar protegê-lo durante a team fight e deixar que ele acabe com o jogo. Lembre-se, o seu peel, a sua capacidade de proteger aliados, é muito bom. Se você souber usar, pode evitar muitas mortes no seu time, por isso deve estar sempre de olho no mini mapa.

Combos

Thresh também comba muito bem com campeões assassinos ou campeões que vão em muita profundidade, como Olaf ou Shyvana por conta de sua capacidade de reposicionar aliados através da lanterna. Assim, não tem limite para as incursões do seu time, você pode sempre trazê-los de volta.

Já com os assassinos a ideia é acertar a sentença e deixar que eles sejam o carrasco. Você acerta, eles matam, então é só partir para o objetivo.

Desengage

O Guaridão das Correntes também tem uma ótima capacidade de desengage, parando muito facilmente investidas em locais fechados, ou até mesmo abertos, por conta da caixa e do esfolar.

Cancelamento de Habilidades

Não tem nada mais gratificante que cancelar determinadas habilidades do inimigo utilizando o Esfolar ou até mesmo a Sentença. Juro, é uma sensação muito boa, porque além de serem jogadas lindas, normalmente acabam muito bem para você.

O Thresh tem a capacidade de cancelar MUITAS habilidades. Veja no vídeo abaixo:

PlayMaker

É bem difícil encontrarmos suportes que podem realmente carregar o jogo. Além do Blitz, temos o Thresh, que pode com uma boa jogada, definir a partida. Claro, a maioria dos suportes é capaz de fazer isso, mas não da forma como eles fazem. As oportunidades são muitas durante a partida. Uma sentença na hora certa, no local certo e você pode garantir o jogo.

Contras

É muito mais difícil falar de contras para o Thresh do que de prós, mas ele tem alguns que podem ser bem explorados e são determinantes para os desaparecimentos do competitivo que ele costuma ter. Vamos lá

Falta de Clear Wave

Apesar do Kit de habilidades do Thresh ser muito forte, falta a ele clear wave. A falta de uma habilidade em área com alto dano a tropas faz com ele seja muito pressionado na lane, o que dificulta um pouco a sua vida durante a fase de rotas e no jogo em si. Esse é um dos motivos pelos quais o Thresh desapareceu do competitivo.

Dependência da Sentença

Outro contra muito forte que o Thresh tem, é a dependência da sentença. Apesar do Kit dele ser, como um todo muito forte, a sentença é a habilidade principal, então se o jogador não for capaz de usá-la corretamente, e com isso não digo apenas acertar, mas sim usar nos jogadores certos e nos momentos certos, ele perde muito do seu potencial.

Lembre-se, apesar de ter um bom peel, o Thresh é um Playmaker, ele está ali para fazer jogadas, não para ficar embaixo da torre. É por isso que ele não é pickado contra Malzahar e Zyra. Além de ser muito chato acertar a sentença por entre plantas e bichinhos, esses dois campeões ainda conseguem parar o seu avanço se reagirem rápido.

Por conta disso, não é aconselhável ficar usando a sentença durante a fase de rotas. Cada vez que você errar a sentença, o seu inimigo vai ter uma brecha para te bater sem que você possa fazer nada. Então não use a sentença à toa. Guarde-a para momentos em que você tem certeza que vai acertar. Quanto maior o elo dos jogadores MENOS vezes eles usam a sentença do Thresh.

Dano Baixo

Pois é, apesar do Thresh ter uma boa quantidade de dano para um suporte considerado Tanker, o conjunto de habilidades dele causa muito pouco dano, o que torna ele 100% dependente do time.

Outros suportes como Malzahar, Zyra e Karma tem um dano altíssimo se comparado com o dele, e por isso ele acaba sendo deixado de lado.

Mobilidade Baixa

Isso não é exatamente um problema, muitos suportes são assim, mas quando você quer jogar tão pra cima quanto as vezes vai querer de Thresh, tem que tomar cuidado para não entrar em situações complicadas de sair. Depois de ir na sentença, a única forma de voltar é com o Flash.

Falta de Buffs

Novamente isso não é exatamente um contra, é algo que realmente não faz parte da classe do personagem, mas está aqui porque outros suportes podem abusar disso contra ele.

O Thresh não faz mágica como outros suportes, isto é, ele não dá velocidade de movimento, cura, aumenta o dano, etc. O kit dele envolve muito mais ele do que aliados. Por conta disso, se não conseguir se sair bem com as suas habilidades, ele não é como uma Soraka que pode se esconder lá atrás e ficar apenas curando. O Thresh precisa botar a cara.

Dificuldade alta

Esse é nosso último contra e ele é realmente relevante. Não é fácil jogar com o Guardião das Correntes. Por mais que o Kit seja muito forte, ele vem acompanhado de um nível de maestria muito mais alto que o da maioria dos personagens do jogo.

Para jogar bem com Thresh é necessário muito tempo e muitos erros até que se masterize o campeão. Maestria 7 não significa masterizar ok? Eu vou deixar um vídeo abaixo que vai mostrar algumas das jogadas que são possíveis de se realizar com o campeão para que você entenda realmente do que eu estou falando.

Conclusão

Bom, Invocador, se você leu aqui, pôde perceber que o Thresh é sem dúvidas um campeão muito forte e bom para quase todas as horas. As ressalvas que eu tenho a fazer são poucas.

Apesar do campeão ser forte, lembre-se que eu deixei avisado: ele é um campeão difícil de se jogar. Se você ainda não sabe usar corretamente a sentença, não o escolha em partidas rankeadas, ok?

Quanto mais você joga com ele, mais vai aprender sobre como usar suas habilidades da melhor forma possível. Nem sempre aquilo que parece que deve ser feito é o melhor para cada situação, então aconselho a iniciantes procurarem partidas completas de profissionais jogando com ele para poder entender um pouco mais sobre o campeão. Se quiserem dicas, aconselho Mata, Meiko, ou, entre os jogadores do “BR”, temos o Dioud, que joga muito bem com o campeão.

Por fim, adapte seu estilo de jogo ao que você aprender com vods e jogue bastante até começar a acertar. Existe um ponto, nem muito para onde jogador está e nem muito para o lado onde você deve jogar a sentença para acertar. Lembre-se, a maioria dos jogadores vão tentar desviar. A dificuldade do campeão está em adivinhar o lado para onde o inimigo vai e entender quando ele vai tentar desviar e quando ele não vai.

É isso, Invocador! Espero que tenha gostado. Se eu errei em algum ponto, você concorda ou discorda de algo ou tem alguma dúvida, deixe aí nos comentários, vamos conversar sobre.

E se você quiser afinar ainda mais as suas habilidades, recomendo ler nosso texto 15 Dicas para trocar dano no Early Game,

Espero que eu tenha te ajudado.

Um abraço!

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.

4 thoughts on “Análise de Campeão – Thresh

  1. Parabéns pelo site e pelo trabalho! Estou acompanhando e curtindo muito. Se puder fazer um pedido gostaria de uma análise do Ivern. Gosto muito de jogar com ele mas acho que não consigo impactar tanto no jogo. Ainda uma dúvida, se vc não pensa em fazer vídeos.

    1. Muito obrigado! É muito bom ler isso depois de todo o trabalho que dá produzir esse conteúdo.

      Pode deixar, tá anotado, vou fazer uma análise do Ivern sim, ele é um campeão forte, mas muito diferente do normal, vale a análise.

      E quanto a sua pergunta, sim, eu penso eu fazer vídeos. Tem bastante coisa que quero fazer em vídeo, apesar de gravar e editar custar bastante tempo, eu com tudo planejado. Só não tem nada ainda porque eu não estou muito bem de saúde nas últimas semanas e não pra gravar hahaha. Mas, logo logo vamos ter conteúdo em vídeo sim, pode aguardar!

      Abraço e novamente, obrigado pelos elogios!

Comments are closed.