O Motivo pelo qual você não sobe de Elo – Surrender

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre Surrender. Vale a pena se render?

O Surrender é a ferramenta da Riot para evitar que jogadores fiquem até o final em suas partidas que tiveram um começo trágico. Mas será mesmo que vale a pena dar surrender aos 20? Ou melhor, aos 15?

Ah, e se você não leu o artigo sobre Sair do Automático, dá uma olhada lá. Ele está bem legal e é muito importante.

O Surrender vale a pena?

A ideia de dar surrender é economizar tempo, porque algumas partidas, apesar de estarem praticamente perdidas, podem se arrastar por mais 10 ou 15 minutos, e isso faz com que o tempo seja “jogado fora”.

Mas será que é perda tempo jogar essas partidas?

Como coach, eu diria que não. Mesmo as que acabam em derrota. Isso por 3 motivos.

1º – Excluso altos níveis, como Mestre e Challenger, a quantidade de erros é absurda. Tanto que mesmo em MUITA desvantagem é possível chegar à vitória, ainda que após 1h de jogo.

2º – Jogar atrás é ótimo para aprender.  Quando se está atrás, é necessário ser inteligente e não se pode errar. Tentar vencer uma partida perdida é ótimo para fazer o cérebro trabalhar.

3º – Dar Surrender é prejudicial para o seu Mindset. Eu ainda vou falar mais sobre isso, o que você precisa saber agora é que o ideal é tentar vencer SEMPRE. Independente de como esteja a partida (mas sem se estressar, hein).

Ou seja, dar surrender “economiza tempo”, mas te atrapalha bastante quando o assunto é o seu aprendizado.

Será que as partidas estão mesmo perdidas?

Agora vamos entrar em outro mérito. Quantos erros você acha que existem no seu elo? No Challenger a quantidade de erros é enorme. Então independente do seu elo, mas principalmente do Platina para baixo, 90% das partidas que dão surrender poderiam virar.

Eu digo isso por experiência própria, quando comecei a subir de elo lá atrás e saí do bronze, parei de aceitar surrender. E sabe o que é mais legal? A maioria das partidas acabavam em vitória, tanto que isso virou estilo de jogo.

Me especializei em Mage Controlers e segurava as partidas até os 50mins, se necessário. Assim, independente da vantagem do inimigo, eu segurava até meu time chegar no mesmo nível. E funcionou, viu?

Claro, às vezes não vai ter jeito mesmo, mas ainda assim, dar surrender é uma péssima maneira de começar.

Quantas partidas GANHAS não são completamente entregues em campeonatos oficiais. PaiN, Red, a CNB, todas as equipes tem partidas assim, tanto a favor quanto contra. É o Famoso SEDEX.

Se tem dúvida disso, dá uma olhada nessa partida. Quarto jogo entre Marines e TSM, se a Marines vence, teria se classificado em cima de TSM de forma histórica, e tinha tudo para vencer, mas… bom, veja você mesmo. A série toda foi muito legal.

E os Trolls/AFK

É, eu sei, eles sempre vão nos atormentar. Mas, não deixe isso te abalar. Quando se está em elos muito baixos, é mais frequente, mas também é possível segurar o jogo por mais tempo. E, às vezes, até vencer um 5×4.

Você precisa ter em mente que a ideia é você jogar, mesmo atrás. Às vezes parece que não tem saída. Só que muitas vezes o cara do seu time só caiu, e quando ele volta, vocês conseguem segurar e virar.

Mesmo com Trolls, Ragers e AFKs, seja paciente, você não pode perder a cabeça. Encare tudo como um grande desafio e não desista das partidas. A perseverança é importante e é uma característica que ajuda muito no meio profissional.

Conclusão

Não dê surrender. Trabalhe consigo mesmo para usar essas partidas a seu favor. Temos muito o que aprender e esse é um ótimo exercício até para a paciência.

Eu tenho certeza que você venceria MUITAS partidas das quais deu surrender. Um número perto de 20%, que já é suficiente para tirar você seu elo atual e subir umas 3 ou 4 ligas. Ou seja, dar surrender pode estar te prendendo no seu elo.

Bom, Invocador, espero que este texto tenha te ajudado e esclarecido que dar surrender é uma péssima ideia. Este também é mais um texto da nossa série sobre Como subir de Elo e, se você não leu os outros textos, aconselho fortemente que faça isso agora.

No mais, um grande abraço!

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.

2 thoughts on “O Motivo pelo qual você não sobe de Elo – Surrender

  1. Poderia fazer um guia de mage controls para ajudar ?
    Estou gostando Bastante de todos os Guias, Só vai faltar pegar lvl 30 e depois de um Tempo Treinando Jogar Ranked.

    1. Está anotado, vou fazer um guia de Mage Controlers, pode deixar!

      E que bom que está gostando, tem muita coisa legal vindo por aí.

      Um abraço!

Comments are closed.