Qual a importância dos Replays?

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre a importância dos Replays.

Eu sei, este assunto já está um pouco batido, mas muita gente não se dá conta do quão relevante pode ser assistir a um replay ou como ele pode influenciar o jogo.

Portanto, esse é o nosso assunto de hoje. Qual a importância dos replays no meu treino?

Qual a Importância dos Replays?

Quando estamos dentro das partidas, temos uma visão muito parcial do que está acontecendo, principalmente antes de sair do automático. Nós não somos capazes de dar atenção a tudo que está acontecendo e por isso, não vemos nossos próprios erros.

Através dos replays, nós vamos ter uma visão mais ampla do jogo. Vamos conseguir parar e voltar para ver exatamente qual foi o erro que cometemos e como poderíamos ter evitado. Coisa que durante as partidas, não conseguimos ver.

Os replays nos dão dimensão dos nossos erros

Muitas e muitas vezes, enquanto estamos dentro de uma partida, até encontramos um erro, como um mau posicionamento. No entanto, só dentro dos replays que vamos ter a real dimensão deste erro.

Não foi apenas uma ou duas vezes que o “erro de posicionamento”, na verdade foi um erro de map awareness. E, poderia ter sido evitado com 10 ou 15s de antecedência.

Replays nos obrigam a pensar sobre o jogo

Quando estamos jogando e encontramos um erro, não nos damos conta da dimensão dele logo de cara. Não temos como parar para analisar o erro e entender como ele aconteceu.

Quando vamos para o replay e tomamos noção do erro, como poderia ter sido o caso do map awareness, naturalmente pensamos em uma solução possível para a aquele erro. E isso faz toda a diferença, porque quando entrarmos no jogo, querendo ou não já vamos ter noção do que fazer para evitar que aconteça novamente.

Ou seja, ver o nossos próprios replays nos ajuda a consertar nossos erros naturalmente.

Além disso, muitos jogadores não pensam a respeito do jogo, eles apenas dão play e jogam, sem preocupar com mais nada. Isso é um problema porque não desenvolve o pensamento crítico a respeito das tomadas de decisão durante o jogo.

E essa falta de pensamento crítico acaba gerando aqueles erros como “acabei indo demais e meu time recuou”. Que são erros básicos, mas costumamos culpar o time em vez de entender o ponto. Enquanto vemos um replay, podemos perceber que foi um erro nosso e chega a ser engraçado.

Replays nos mostram oportunidades perdidas

Quando assistimos a um replay, temos a oportunidade de ver onde foi que cometemos erros, mas também onde perdemos oportunidades. Muitas vezes nós erramos por não ver que poderíamos ter feito mais.

Ao assistir um replay precisamos estar atentos a tudo aquilo que fizemos e também ao que poderíamos ter feito. Cometemos muitos erros bobos, mas às vezes poderíamos ter vencido o jogo se tivéssemos feito a iniciação no momento em que o adc ficou mal posicionado. Mas, não fizemos.

Portanto, precisamos ter atenção não só para consertar o que fazemos de errado, mas também aquilo que não fazemos. Muitas vezes aprender a fazer coisas novas pode ser tão importante quanto deixar de cometer alguns erros.

Mas…

Quantos replays eu devo assistir?

Se fosse possível, eu diria que deveríamos assistir os replays de todos os nossos jogos, mas isso é inviável. Além de ser muito cansativo, não seria tão produtivo assim. Portanto, se for possível assistir e analisar um replay por dia, já está bom.

Depois que fizermos a nossa maratona diária, podemos escolher aquela partida mais fora do comum. Pode ser uma partida que fomos muito mal, ou uma que fomos muito bem. Se tiver uma que fomos muito bem, mas perdemos, melhor ainda.

Quando jogamos bem e mesmo assim não conseguimos vencer, é porque cometemos algum erro grande. E falo isso por experiência. Quando conto a minha história, falo que caí no bronze e não conseguia subir. Só que o mais curioso é que meu nível de jogo, mecanicamente falando, estava muito acima do meu elo.

Eu perdia partidas 20/3/5 de ADC. E, claro, isso era inacreditável para mim naquela época. Não fazia sentido jogar “tão bem” e não conseguir vencer. Mas, quando comecei a subir, entendi quais eram os meus erros e tudo fluiu.

Algum tempo depois, como coach, descobri que este é um problema recorrente. Muitos jogadores do bronze para os quais dei aula, tinham mecânicas melhores que alguns jogadores do ouro. Mas, cometiam muitos erros estruturais por falta de conhecimento.

E, a melhor forma de consertar estes erros é adquirindo conhecimento, coisa que você está fazendo neste exato momento ao ler o Escola de Invocadores, e assistindo seus próprios replays.

Só assim você vai conseguir encontrar e consertar estes erros que te impedem de subir de elo.

Conclusão

Assistir Replays é uma coisa muito importante e que muitos negligenciam. Nem sempre subir de elo vai ser fácil, algumas vezes precisamos parar de bater a cabeça e usar ela para pensar. Não adianta só jogar e jogar e jogar, temos que parar para pensar no que estamos fazendo.

Espero que eu tenha passado um pouco da importância deste trabalho, um tanto cansativo, eu sei. Nada que eu nunca tenha feito muitas e muitas e muitas vezes. Mas vale a pena. Dá uma visão diferenciada do seu próprio jogo.

No mais, espero que tenha gostado.

Um grande abraço!

Heye

Guilheme “Heye” Thompson é coach há mais de 2 anos e já trabalhou em equipes de todos os níveis. Depois de dar uma pausa na carreira, criou o Escola de Invocadores, onde administra e cria conteúdo para jogadores que queiram melhorar no Summuner’s Rift.

5 thoughts on “Qual a importância dos Replays?

  1. Show! Eu até assisto replays dos meus jogos, mas é bem raro. Vou começar a aplicar mais essa teoria!!

    Vlw as dicas!!!

  2. Cara, eu assisto mas assisto pouco. Até o momento que eu consigo enxergar meu principal erro (ultimamente era de map awereness). Mas na moral, eu acho muito cansativo ver meus replays, da sono literalmente 🙁

    1. Hahahaha, acontece. Eu também não gostava quando comecei. Aí passei a colocar uma música legal enquanto assistia aos replays e isso me ajudou.

      E outra, se não quiser, não precisa ver todos os dias. Separa aquelas partidas que foram as melhores ou que te deixaram intrigado. Já vai ajudar bastante.

      Um abraço!

Comments are closed.