Vale a Pena Ser Mono Champion?

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach de League of Legends e hoje nós vamos falar sobre ser Mono Champion.

Bom, é difícil encontrar o campeão correto para subir de elo e, muitas vezes, quando achamos, bate a dúvida: será que devemos jogar só com ele?

Vamos fala um pouco sobre isso.

High Elo Mono Champ

Não é novidade que existem muitos jogadores High Elo que são Mono Champ. Mas, esse “High Elo”, é questionável. Apesar de estarem em nível alto, a maioria não chega à elos como o Mestre ou Challanger.

No entanto, temos alguns casos de jogadores que chegaram a elos muito altos e bastante fama. Entre eles, temos o BoxBox, um Mono Riven que joga MUITO. Sem brincadeira, ele é absurdo. Vou deixar um vídeo Montage para você ter uma noção.

Como pode ver, ele é um deus de Riven. Simplesmente um dos melhores jogadores do LoL com a campeã. E por muito tempo foi Challanger. Mas, será que é assim tão simples?

Nos textos que eu escrevi sobre Como Aumentar a Champion Pool e Quais Os Melhores Campeões para Subir de Elo, eu explico porque isso acontece. A ideia é que ele fica tão confortável com ela, que se torna fácil prestar atenção no resto do jogo.

Mas, será que é só isso?

Os dois lados da mesma moeda

Jogadores Mono Champion, como o BoxBox, muitas vezes dominam muito bem o seu campeão. Mas, ao custo de se tornarem jogadores limitados quando não estão com o seu main.

Em termos gerais, ele é muito bom de Riven, de verdade. Mas, com outro campeões, não rende nem perto do que deveria. Então, será que vale à pena?

Isso acontece porque quando jogamos muito, acabamos ficando condicionados à lidar com a mecânica do campeão. É como um cozinheiro que aprende a manusear facas. Ele sabe usar facas muito bem, mas se você der um outro instrumento, que ele quase nunca usa, vai ter mais dificuldade não vai se comprar à faca.

Então, você se torna um monstro com algum personagem, mas com uma enorme fraqueza. A sua dependência. Sem ele você não é nada.

Por conta disso, ser mono champion não é de todo ruim, te ajuda a subir de elo. Mas, não vai te ajudar se você quiser jogar sério ou jogar em times, mesmo que por diversão. É para soloQ, quase como “forfun”.

E não é fácil

E, se você está pensando que é fácil, pode tirar o cavalinho da chuva. Não é nada simples se tornar um jogador de alto nível, mesmo sendo mono champion.

O BoxBox, por exemplo, jogou mais de 1000 jogos de Riven através das Seasons para ser o que ele é hoje. Assim, claro, ele tem um conhecimento absurdo do campeão, mas foi a muito custo.

Não se engane em pensar que jogando um pouco, em 2 ou 3 meses você vai estar um mestre. Conhecer um campeão a ponto de desbalancear o jogo leva tempo. Não é de uma hora para a outra que se começa a fazer super plays e mandar para o youtube. É preciso muito esforço.

E mais. Jogar sempre com o mesmo campeão requer muito amor, porque para a maioria dos jogadores fica enjoativo. Ou seja, deixa de ser prazeroso, assim como pode deixar de ser desafiador.

O lado ruim

Apesar de vermos muitos jogadores em alto nível jogando assim, para a maioria de nós isso não é tão simples. Não nos encaixamos tão bem com um campeão, e o período de adaptação é difícil.

Aprender a jogar contra counters, lanes ruins, entender todos os momentos de jogo, são coisas difíceis. E, até saber lidar com tudo isso, você se torna um jogador muito limitado.

Comumente vocês vão me ver dizendo que uma champion pool pequena é ideal para subir de elo. Mas pequena não é de 1 herói. É ter um herói para jogar em cada posição e ter até dois substitutos para os casos em que ele estiver banido ou a lane for ruim.

Ter uma champion pool vasta é bom e importante, mas como eu digo em Como Aumentar a Champion pool, não adianta tentar jogar com tudo, nem com um de cada vez. Tem que ir aos poucos, mas aumentando sempre, para que em qualquer mudança de meta ou Rework você não seja completamente anulado.

Este foi um texto mais curto e simples, mas ontem eu recebi muitas perguntas a respeito disso, então acho que é válido falar um pouco sobre. Temos muitos campeões bons e divertidos, jogar apenas com um acaba tirando um pouco da magia do jogo, né?

Bom, Invocador, espero que este texto tenha te ajudado de alguma forma. E, se você acha que merece, mande para um amigo que é mono champ. Vai que ele muda de ideia, ou não, quem sabe?

E você, já jogou com algum mono champ muito bom? Deixa aí nos comentários.

Um abraço e até a próxima!

Discord: Convite Escola de Invocadores

Página: @HeyeOficial