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Controle de Wave — Básico

Controle de Wave – Do Básico ao Avançado

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre controle de Wave.

Este é o primeiro post de uma série em que vamos explorar mais profundamente os conceitos do controle de wave. Então, se ainda tem algum problema com esse fundamento, fique atento que nós vamos estar postando mais nos próximos dias.

Vamos lá?

O que é Controle de Wave?

A pergunta pode parecer boba, mas ela é um tanto mais profunda do que nós imaginamos. Controlar a Wave é, provavelmente, o conceito mais básico quando começamos a falar de League of Legends em alto nível. Afinal, praticamente qualquer outra coisa no jogo depende disso.

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Mas o que é Controle de Wave?

De maneira resumida, Controle de Wave é a habilidade de controlar as ondas de minions com o objetivo de adquirir algum tipo de vantagem em relação ao seu oponente.

E que fique claro, essa vantagem pode ser para absolutamente QUALQUER aspecto do jogo.

Segurança para você, para o seu Caçador, para o seu time, farm, vantagem de recursos como XP, ouro ou mana sobre o oponente, controle de visão, roaming, reset, etc. Praticamente qualquer ação do jogo depende do Controle de Wave.

É claro, você continua podendo jogar sem saber o que ele é, mas a chance de cometer um erro que comprometa o seu jogo é grande.

Surgimento do Controle de Wave

Lá nos primórdios de Summoners Rift, quando os jogadores começaram a se aprimorar, foi se tornando cada vez mais necessário encontrar maneiras de ganhar vantagem. Então, aos poucos, foi percebido que, em algumas situações, certas plays aconteciam com mais facilidade e outras davam errado.

Então começaram a se perguntar: “por que quando a wave está de um jeito isso dá certo e quando está de outro dá errado?”

Com essa pergunta, o controle de Wave começou a ser construído.

Foi a maneira que os jogadores encontraram de adquirir cada vez mais vantagem sobre os seus adversários.

Conceitos Básicos do Controle de Wave

Vamos ao que importa. Neste post eu não vou falar das situações da wave porque ficaria muito grande, então isso vai ficar para o próximo. Aqui nós vamos aprender a base para o controle de wave. Ou seja, aquilo que você precisa saber para começar a entender.

Sendo assim, pegue essa parte e comece a aplicar imediatamente nos seus jogos. Quanto antes você entender o que está acontecendo, melhor.

Agora vamos aos dois conceitos primordiais do Controle de Wave.

Vantagem Numérica

Para controlar a wave, você precisa olhar sempre para a onda aliada e adversária. Você precisa identificar qual delas tem mais minions e qual o tamanho dessa vantagem.

Isso é muito importante. Uma wave com 1 minion a mais vai avançar em uma determinada velocidade. Uma wave com 5 minions a mais, vai avançar muito mais rápido.

Porém, tem um outro ponto a se levar em consideração. Se os minions estão com pouca vida, talvez eles não contem como 1 minion e sim como 0,5 ou 0,25, talvez até menos. Afinal, eles vão morrer mais rápido.

É por conta da complexidade de entender se esses minions com menos vida vão ficar vivos por mais ou menos tempo, por exemplo, que o Controle de Wave se torna algo tão complicado de masterizar.

As situações possíveis são infinitas e você precisa decorar os padrões que vão te ajudar a entender o que vai acontecer.

É fácil ser bom em Controle de Wave. Mas ser muito bom é muito difícil. Se você quer saber qual a diferença entre um jogador Prata ou Ouro e um jogador Diamante 2 à Challenger na lane, apesar de existirem várias, essa é a mais gritante.

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Sendo assim, comece a olhar para as suas waves e pensar nos minions como números.

A Wave com mais números quase sempre avança.

Vantagem do Defensor (nos hambúrgueres)

Esse conceito vem do Starcraft II, mas ele é mais simples do que parece.

Antes ir para o mundo dos jogos, vamos pensar na vida real.

Imagine que você está em casa e resolve pedir hambúrgueres de duas lanchonetes diferentes para experimentar.

Você pede um da Lanchonete do Seu Zé, que fica a 5 minutos daí e exatamente ao mesmo tempo pede outro da Lanchonete Hamburdelícia, que fica a 10 minutos daí.

Quando o lanche da Lanchonete do Seu Zé chega, você come super rápido e gosta tanto que pede outro naquele segundo. 

Algum tempo depois, o hambúrguer da Hambúrdelícia chega e, junto com ele, o segundo hambúrguer da Lanchonete do Seu Zé.

O único problema é que você já tinha comido um hambúrguer, então não está com tanta fome quanto antes. Mas como os hambúrgueres estão ali, você não vai desperdiçar, né?

Mas sem fome, a probabilidade de você gostar mais da Lanchonete do Seu Zé é maior, já que ele chegou primeiro e você estava com o apetite do Tahm Kench.

No LoL é quase a mesma coisa. A Wave que está mais perto chega primeiro, por conta disso tem vantagem e consegue mandar mais tropas mais rápido, porque a velocidade delas pode ser a mesma, mas o caminho é menor.

Vantagem do Defensor (no Controle de Wave)

Agora vamos voltar ao LoL.

Imagine que você está a com a onda de minions recuada, bem perto da sua torre. Quando a próxima onda vier, a sua vai chegar antes, porque ela está mais próxima da sua base.

Mas qual a diferença que isso faz?

Basicamente, se os seus minions chegam primeiro, eles começam a bater antes e, consequentemente, causam mais dano, fazendo a wave avançar.

Agora imagine que isso se une ao fato de que a sua onda pode já ter mais ou menos minions que a do seu adversário. O que vai acontecer?

A resposta dessa pergunta é o Controle de Wave.

É o equilíbrio entre a Vantagem Numérica e a Vantagem do Defensor é o que fazem o controle de wave funcionar.

Vantagem Numérica + Vantagem do Defensor

Bom, mais pra frente nós vamos falar sobre Freeze e outros conceitos, mas aqui vamos entender como isso funciona.

Quando duas ondas de minions se encontram sem a interferência de ninguém, no meio da rota, a tendência é que isso continue. Elas vão ficar lá no meio até que, eventualmente, uma delas começa a ganhar e avança.

Então, se quando existem 6 minions de cada lado chegando no meio da rota elas tendem a ficar paradas, o que acontece se nós juntarmos isso com a vantagem do defensor?

Imagine que você está na lane e esses mesmos 6 minions de cada lado se encontrem na lane ao mesmo tempo. Mas, desta vez, eles não estão no meio e sim perto da sua torre, só que sem serem atacados por ela. O que vai acontecer?

Num primeiro momento eles vão ficar equilibrados, mas…

Quando a próxima wave chegar, esse equilíbrio do 6×6 vai ser quebrado. Isso porque, como a onda de minions está próxima a sua torre, os seus minions vão chegar antes e começar a bater primeiro.

Sendo assim, agora os seus minions deram mais dano e vão avançar na rota.

Mas o que isso significa na prática?

Pense comigo, se a vantagem numérica que um dos times tiver for grande o suficiente para compensar exatamente a vantagem do defensor do outro lado, ela vai ficar parada.

E assim nós formamos o Freeze, por exemplo.

A partir daqui qualquer outro conceito parte dessa relação entre Vantagem Numérica e Vantagem do Defensor. Dá uma olhada:

Slow push: vantagem numérica sempre um pouco maior que a vantagem do defensor.

Fast push: vantagem numérica significativamente maior que a vantagem do defensor.

Bounce: quando a wave bate na torre e a vantagem numérica começa a perder para a vantagem do defensor, gerando uma vantagem numérica para o outro lado e a wave volta.

Bom, podemos ficar aqui descrevendo o que acontece em cada uma das situações, mas não seria útil.

Entender essa teoria é importante porque as waves nem sempre vão estar dentro dos padrões que nós estabelecemos e, por conta disso, você precisa saber se virar. E, para a grande maioria das situações, entender esses padrões vai ser útil.

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Conclusão

Entender Vantagem Numérica e Vantagem de Defensor é um grande divisor de águas no que diz respeito ao Controle de Wave. Sabendo esses dois conceitos, você está pronto para começar a aplicar todo o resto.

No nosso próximo post, vamos abordar os padrões mais básicos da wave, como slow push, fast push, freeze, etc e o que você precisa fazer para que isso aconteça.

Para finalizar, meu conselho é que você vá jogar algumas partidas e preste atenção em como cada um desses aspectos funcionam em jogo. Isso vai te ajudar bastante a entender o que vem a seguir.

No mais, muito obrigado por ter lido aqui e um grande abraço! Até a próxima.

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Heye
Hey, meu nome é Guilherme Thompson, mas sou conhecido como Heye no cenário. No meu dia-à-dia trabalho diretamente com jogadores de elos entre o Mestre e Challenger e, depois de vários anos como coach, criei o Escola de Invocadores para compartilhar um pouco desse conhecimento que parece tão inacessível. Afinal, só vamos melhorar o cenário quando todos se ajudarem e tiverem acesso a um conteúdo de qualidade. Espero que tenha curtido o post!

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