Você sabe o que é Ladder Anxiety?

Ladder Anxiety, você já ouviu esse termo? Eu sou o Heye, sou Coach de League e hoje nós vamos falar um pouco sobre Ansiedade.

Vamos?

Ladder Anxiety

Então, você já teve medo de começar uma partida? Seja por conta do estresse, do resultado, da pressão por jogar bem ou qualquer coisa do gênero?

A primeira vez que ouvi falar de Ladder Anxiety foi no texto no Kami sobre soloQ, que vou deixar linkado no final do post, caso queira conferir (vale a pena). O termo vem do Starcraft 2 e se refere ao medo de clicar no tão famigerado botão “jogar”.

> Segue o texto: SoloQ com paiN Kami Razer

É algo muito comum, para ser sincero, e afeta principalmente jogadores iniciantes. Mas, não só. Muitos jogadores que alcançam posições de destaque e tem medo de perder para não cair (D5 com 0 pontos), acabam sofrendo com esse mal. E sim, é um mal, porque se você tem medo de jogar, acaba caindo naquela questão que eu falo no texto sobre frequência de jogo e, portanto, não evoluiu.

>>> Veja: Por que Frequência de Jogo é Essencial para Subir de Elo

Ou seja, o nervosismo te atrapalha e ficar sem jogar também. Então hoje vamos aprender uma técnica para você vencer este medo. Sim, uma técnica, que, por sinal, pode ser aplicada em diversos ponto do jogo e da sua vida, no geral.

O que Antoine Griezmann pode nos ensinar?

O francês de nome diferente foi um dos grandes protagonistas da sua seleção na final da Copa do Mundo. Quando o jogo estava 1 x 1 entre França e Croácia, ele sofreu e cobrou o pênalti que colocou seu time na frente.

Depois da partida, em entrevista (se eu achar vou linkar, ok?), recebeu uma pergunta interessante de um dos jornalistas.

“O que passou pela sua cabeça na hora de cobrar o pênalti?”

E a resposta não poderia ter sido melhor.

“Nada.”

Pode parecer estranho que um jogador em uma final de copa do mundo, em um momento tão importante, não pense em nada. Mas, é exatamente por isso que ele precisa estar com a mente limpa. Imagine se ele fosse andar em direção à bola pensando que o peso da vitória ou da derrota de 67 milhões de franceses estava nas suas costas. Imagine se ele pensasse em tudo que poderia acontecer quando batesse. Por mais preparado que estivesse, essa é a pressão que te desestabiliza, que te faz errar, que te trava.

Quando ele andou para a bola, ele foi lá para fazer o que tinha treinado centenas de vezes e que sabia fazer como ninguém. Então, foi e fez, sem pensar em nada.

E essa é a dica que eu vou te dar.

Não pense

Muitas vezes, principalmente quando nós vamos jogar, colocamos peso demais em cima de nós mesmos ainda antes da partida começar, e isso nos trava. Então, limpe a sua mente. Pensar demais te trava, e isso vale para qualquer coisas.

>>> Veja: O que é Jogar no Automático e Como Isso Te Prejudica

Pense todas as vezes que você precisava fazer algo que não queria. Pode ser algo simples, como arrumar o quarto. Se você começar a pensar, vai começar a encontrar um monte de razões para te desmotivar mais do que motivar, a não ser que haja uma razão incrível para fazer isso. Mas, no dia a dia, tenho certeza que essa é uma batalha perdida.

Então, se você se sente inseguro ao jogar, apenas pare de pensar nos resultados, no que pode acontecer. Limpe a mente, vá lá e faça. Isso vai te dar movimento, porque eu tenho certeza que você sabe o que precisa fazer.

Muitas vezes precisamos tomar uma atitude que é muito difícil. Nesses casos, é melhor não pensar demais, porque acabamos mudando de ideia e isso vale tanto para o LoL quanto para a vida. Não deixe o Ladder Anxiety te atrapalhar!

Espero que você tenha gostado do texto e, se gostou, deixa um comentário aí, fala conosco, me conta o que está achando!

Ah, e me segue lá no Facebook, vou começar a colocar conteúdos exclusivos lá também! É só clicar no link abaixo!

Um abraço!

Facebook: @Heye