Geral

Aprimoramento Glacial é Inútil?

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje eu quero falar com você sobre uma runa bastante injustiçada. Vamos falar sobre o Aprimoramento Glacial!

Bom, esse é um texto um pouco diferente, mas acho interessante trazer este conteúdo para mostrar algo que está mudando consideravelmente o jogo. Acredito que vá ser um tópico bem interessante.

Vamos lá?

Aprimoramento Glacial

Dentre todas, essa é, provavelmente, a runa menos utilizadas do jogo. Quando a mudança se season chegou, ela foi cogitada para alguns campeões, como Gnar, mas logo se viu que não funcionava tão bem. Com o tempo a coisa só foi ficando pior e ela acabou completamente esquecida. Hoje, alguns bons meses depois, começamos a encontrar uma utilidade para a dita cuja. Sendo assim, vamos dar uma olhada no que ela faz.

Explicando: Na primeira parte ela funciona como um Malho Congelado e, a cada hit, dá um slow que aumenta com o tempo. Na segunda, no entanto, ela funciona como uma Manopla Glacial que ativa com itens de slow e não com skills. Depois de acertar o alvo, se cria uma área no chão dando bastante slow.

A primeira vista a runa parece muito boa. Diminuir a velocidade de movimento de 30% a 40% por 2s é algo muito bom, é mais slow que a manopla! Imagina kitar com isso?! O problema vem quando vemos o tempo de recarga. De 7s a 4s por unidade… É um tempo muito alto para kiting, até a runa voltar você já morreu. “Ah, mas tem a parte que ativa com itens de slow! Se eu fizer uma manopla vou ficar invencível!”. É, mas ela não ativa com manopla, só com itens ativos.

Então, para que diabos eu vou usar essa runa?

Todo mundo se fez essa pergunta durante muitos meses, porque ela não encaixava com nada. O slow é bom, seria interessante em uma team fight, mas nenhum suporte faz os itens que ativam, ninguém se beneficia desse tipo de build e aparentemente nada funciona bem com ela.

Foram longos 11 meses, mas finalmente começamos a encontrar espaço para o Aprimoramento Glacial em campeões consideravelmente improváveis. E aposto que você vai ficar surpreso com o quão OP isso pode ser!

Vamos falar mais desses campeões.

Vel’Koz

É, o Vel’Koz, na verdade, não me surpreende muito, porque ele sempre foi um campeão estranho. O estilo de jogo dele é muito diferente da maioria e, por conta disso, acaba não me incomoda tanto, mas dê uma olhada em quantos jogos estão tendo.

Partidas de Vel’Koz por jogadores profissionais nos últimos 3 dias.

Parece brincadeira, né? Todo mundo está jogando com isso! E mais, fazendo um build toda estanha! Por que?!

O nosso “Olho do Vazio” é um campeão de dano massivo. Se você assistiu a final do CBLOL viu o que aconteceu quando ele conseguiu ficar um pouquinho mais forte do que deveria. Mas, ele tem um problema que balanceia o campeão: é muito difícil acertar todo o seu combo. Ele depende bastante de acertar o seu E para poder acertar as outras habilidades e fazer isso é complicado. A habilidade demora para cair e tem uma área pequena, então é preciso bastante paciência. Porém, isso mudou.

>>> Veja Também: Quer aprender a Wardar Melhor? Dá uma olhada no nosso Infográfico de Visão!

As pessoas descobriram que Aprimoramento Glacial consegue ser uma das coisas mais roubadas possível para o Vel’Koz. Isso tudo porque ele é o tipo de campeão que só precisa acertar as habilidades (o E principalmente) no alvo e voilà, você pegou a kill. O grande problema, claro, é acertar o combo todo. E é aí que entra a nossa runa rejeitada.

Lembra que o Aprimoramento Glacial funciona com itens de slow? Se o alvo estiver com a velocidade de movimento reduzida em 60% por 5s, fica absurdamente fácil acertar qualquer habilidade. Então, descobriram que Sombras Gêmeas era o item perfeito. Por que? Vamos dar uma olhada no item!

Sombras Gêmas

Um item que foi muito famoso no passado, quando era ativado pelo amuleto do suporte, mas acabou caindo no esquecimento, porque não valia a pena fazer apenas pela passiva. Os 90s de CD eram demais. Vamos ver o que de fato ele faz.

A partir do momento que ele é ativo saem 2 espíritos que caçam os inimigos próximos. Praticamente não dá para fugir. Não é necessário ter visão do alvo. Dá AP, CDR e é um dos itens mais baratos do jogo, o que te traz um spike muito cedo.

A consequência é que com 11 minutos de jogo você já tem o item fechado e a partir daí você tem uma habilidade targetada (não precisa mirar) que te permite acertar todo o seu combo de skills. No caso do Vel’Koz, acertar todo esse combo significa matar quase qualquer outro mid laner com bastante facilidade. Sem falar da força que o item tem para controle de visão no mid game e pick offs.

Ou seja, ele torna o Vel’Koz uma máquina de abates e um campeão extremamente chato de se jogar contra (como se já não fosse).

Enfim, acho que você já entendeu essa parte, mas a coisa fica pior. Depois de ler isso, você consegue adivinhar qual o próximo campeão da nossa lista?

Ahri

Se você disse Ahri, acertou. Ela é o outro campeão e, nesse caso, tem uma força que consegue ser até maior que a do Vel’Koz e vamos ver o motivo disso. Mas, antes. dê uma olhada em quanto jogadores tem feito essa build.

Partidas de Ahri por jogadores profissionais nos últimos dias.

Surreal também, né? Agora eu te pergunto, consegue entender o motivo?

No fim das contas ele é bem parecido com o do Vel’Koz. A Ahri é um campeão que precisa acertar o seu Charm para poder matar o adversário. Ou seja, depende de uma habilidade bem difícil de acertar. Com o Aprimoramento Glacial, se torna muito fácil fazer isso.

>>> Veja também: Tá com dificuldade de vencer? Você pode estar errando na sua Win Condition!

Por volta dos 11 minutos de jogo ela fecha o item, volta para a lane, aperta um botão e assiste os fantasminhas tirarem as chances de fuga do adversário. Ou seja, fica MUITO forte.

Mas ainda tem uma coisa que precisa ser dita. Você provavelmente percebeu que além das Sombras Gêmeas os jogadores também estão fazendo o Hextec GLP-800 (o item do gelinho, para os íntimos).

Hextec GLP-800

Outro item caído no esquecimento, que provavelmente só era feito pelo Rakin e mais alguns doidos testando builds por aí. Ele não fazia nenhum sentido nos campeões, mas agora tem um motivo para ser feito além do que você está pensando. Vamos dar uma olhada.

Caso você não conheça, esse item joga vários projéteis de gelo para frente que dão slow. E isso tem uma interação incrível com a nossa runa.

Uma coisa que não fica explícita na descrição é o fato de que a runa tem tempo de recarga de 7s – 4s, mas esse tempo de recarga é individual para cada campeão. Ou seja, ela funciona como o E do Yasuo ou a Passiva do Jarvan. Você pode ativar em quantos jogadores quiser, mas precisa esperar para ativar nesse mesmo jogador uma outra vez.

Bom, se você ainda não entendeu o que isso significa, deixa eu te mostrar.

É, meu amigo, é exatamente isso que você está pensando. Você pode ativar esse item junto com a passiva do Aprimoramento Glacial em mais de um jogador. Ou seja, você consegue criar uma área de slow gigante!

Isso, em uma team fight é absurdamente forte! Ter um slow em área dessa dimensão e com uma duração de 5s é extremamente desproporcional. Imagina o quão fácil não fica para o seu time fazer um mega estrago?

E calma, parece que acabou, mas tem mais.

Caça Ardilosa

O grande problema dessa build era depender de itens com tanto CD, porque as sombram gêmeas tem 90s de CD e o GLP 40s (já é baixo). Mas, claro, temos uma runa já muito conhecida da árvore de Dominação. Sim, estou falando da nossa querida Caça Ardilosa.

15% de CDR + 5% por acúmulo. A não ser que seu time perca de lavada, suas chances de encher isso bem rápido são altas e a consequência é alcançar 40% de CDR nos itens. Assim, seus Tempos de Recarga chegam a ser maldosos.

As Sombras Gêmeas ficam com 54 de CD, enquanto o GLP chega a incríveis 24s de CD. A quantidade de vezes que você vai poder combar com o Aprimoramento Glacial não está no gibi.

Bem, acho que você pôde perceber o quão forte ficou toda essa combinação, certo? Será que funciona em mais campeões?

Outros campeões

Essa build e modo de jogo com Aprimoramento Glacial, por enquanto, não estão sendo tão explorados. Acontece que ela é muito diferente e tem suas fraquezas, como manter o mid laner muito dependente de blue no começo, o que é ruim. Mas, ainda assim é muito forte e merece atenção, porque em alguns campeões chega a ser imoral.

O que eu aconselho é sempre o mesmo. Se acha que funciona em algum campeão, teste. Vai que dá muito certo e o seu estilo de jogo começa a pegar? A maior parte dessas novidades vem da SoloQ e muito comumente vem do Low Elo, então não se acanhe, se acha que dá certo, é melhor testar.

Conclusão

Bom, Invocador, eu acho que esse texto foi bem diferente do que eu costumo postar aqui, mas é certamente um texto interessante e é sobre algo que eu gosto muito. Runas, itens e modos de jogo diferentes são coisas muito legais e, muitas vezes, te dão uma grande vantagem em partidas solo ou competitivas, então vale a pena aprender sobre.

Enfim, espero que tenha gostado do texto e, se gostou, deixa seu comentário aqui, vamos conversar! Pode pedir algum tipo de conteúdo ou me mandar algo que eu ainda não tenha notado. Sempre gosto de ter esse contato para saber exatamente que tipo de conteúdo produzir aqui para vocês.

Também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

No mais, um abraço e até a próxima!

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Heye
Hey, meu nome é Guilherme Thompson, mas sou conhecido como Heye no cenário. No meu dia-à-dia trabalho diretamente com jogadores de elos entre o Mestre e Challenger e, depois de vários anos como coach, criei o Escola de Invocadores para compartilhar um pouco desse conhecimento que parece tão inacessível. Afinal, só vamos melhorar o cenário quando todos se ajudarem e tiverem acesso a um conteúdo de qualidade. Espero que tenha curtido o post!

    You may also like

    More in:Geral