Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou jogador e coach de League of Legends e hoje nós vamos falar da Morte. Matar muito ou morrer pouco, qual o Ideal?
Esse é mais um texto da série Como Subir de Elo, se você não viu os outros, dá uma conferida que tem muita coisa maneira pra te ajudar a subir de elo.
Vamos lá!
Matar ou morrer?
Parece uma pergunta meio boba, eu sei. Obviamente ninguém quer morrer, mas o ponto aqui não é esse. Essa pergunta tem muito a ver com o nosso padrão de qualidade.
É muito comum para mim, ver jogadores com frags de 20/7/2 dizendo que jogaram muito, super orgulhosos. E sim, eu não duvido que jogaram, pegar 20 kills não é nada fácil. Mas 7 mortes é MUITO mais do que você deveria considerar aceitável.
Um frag de 20/7/2 te dá um KDA¹ de aproximadamente 3.0, o que é não é ruim. Por outro lado, um frag 5/2/3 dá um KDA de 4.0, o que já é considerado alto.
Não que o seu KDA signifique diretamente quão bem você vem jogando, mas ele é um indicador direto do seu rendimento. Um jogador que morre muito, tem menos tempo para ajudar a equipe e gera mais brechas. E normalmente isso está associado a desleixo ou falta de noção de jogo.
Você precisa equilibrar o seu padrão de qualidade. Eu costumava dizer aos jogadores que eles entravam na partida com 10 pontos e a cada morte eles perdiam 1. Se a nota no final da partida estivesse acima de 7 era bom, 7 era regular e abaixo de 7 já precisava de melhoras. Claro, isso não é tão linear, mas já serve de base. Três mortes por partida é mais do que suficiente para a maioria dos jogos.
¹KDA: Kills, Deaths and Assistances. Abates, Mortes e Assistências. É um número dado por seus (abatates + assistências)/mortes. Ou seja, um frag de 3/2/5 tem KDA ou AMA de 4.0, pois (3+5)/2 = 4.
Síndrome do Herói
Muitos jogadores começam bem as partidas, muitas vezes pegam vantagem e muitos abatates, e então tem a chamada “Síndrome de Herói”. Acham que precisam resolver tudo sozinhos, ou que são deuses. Conclusão, ficam tempo demais, entram sem o time e começam a morrer com frequência.
O curioso é que nesses casos, muitas vezes esse jogador vai colocar a culpa no time que não acompanhou, mas é preciso pensar em uma coisa. Ele está feedado, não o seu time, eles talvez não consigam acompanhar.
Conforme você fica forte, deve morrer menos, porque vai ter mais itens e mais possibilidades de fazer trocas favoráveis. Se você morre muito quando está forte, provavelmente você está errando em algum ponto. Veja se esse não é o seu caso.
Quando você está forte, a responsabilidade de ajudar o seu time a conquistar a vitória é sua, não o contrário. Você não pode errar. Jogue para o time em vez de jogar de maneira individual e vai conseguir mais resultados.
“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.” – Tio Ben
Troca de Kills
Sabe quando você vê uma situação onde você pode dar um Flash, matar, mas depois a chance de sair vivo é mínima? Então, não dê o Flash.
Não troque kills. Nunca vale a pena morrer para matar um inimigo. Você tem sempre que pensar que a sua vida é mais relevante que a dele, e não vale arriscar a sua morte. Lembre-se, enquanto está morto, você depende 100% do seu time, se eles errarem, você pode perder tudo. Você tem que ser sempre sua própria garantia.
Outro grande ponto é que morto, seja lá o que você esteja fazendo, seu time perde pressão de mapa e às vezes você desempenha uma função muito importante e insubstituível. Por exemplo, se for o único Clear Wave, talvez seu time não consiga segurar as torres.
Sempre vão aparecer brechas para pegar abates sem perigo de morrer. Aproveite essas oportunidades. Não vá quando sentir que pode morrer.
E falando em sentir…
Respeite seu 7º sentido
Sabe quando você nem sabe direito o motivo, mas tem certeza que aquilo vai dar errado? Pois é, respeite isso.
No fundo todos somos cavaleiros de Athena e temos esse sentido, sabemos, de alguma maneira, que vai dar errado se ficarmos para levar a próxima wave. Sabemos que, se tentarmos pegar aquele blue, vamos morrer. Ou que tirar aquela ward parece perigoso demais. Ou até que fazer aquele baron tá cheirando muito mal. Mas em todas essas situações nós ignoramos e continuamos.
Isso acontece porque conscientemente você não se deu conta do mid saindo da lane e indo em direção a você no meio do rio enquanto tira aquela ward. Você não conseguiu raciocinar isso. Mas o seu cérebro é muito mais inteligente do que parece. Você já morreu centenas de vezes fazendo a mesma coisa, então o que ele faz é te deixar com essa sensação de que algo está cheirando mal, porque ele reconhece a situação. Respeite isso.
Seus instintos são uma das coisas mais poderosas que você pode ter. Saiba respeitá-los. No começo vai ser difícil, mas ouça aquela voz lá no fundo que sempre tenta te impedir de fazer besteira. Alguns dizem que é a voz da consciência, outros a do bom senso. Não importa, deixe fluir.
Estilos de jogo
Muitos jogadores justificam um alto número de mortes dizendo que faz parte de um estilo de jogo agressivo. E isso é besteira.
Estilos de jogo diferenciados vão interferir na quantidade de mortes ao final das partidas, mas um alto número de mortes nunca pode ser justificado por isso. Devemos nos ater ao fato de que estilos agressivos costumam correr mais riscos, mas também ter mais recompensas. E para jogar de forma agressiva, é preciso ter mais conhecimento e habilidade.
Independente do estilo, seu padrão de qualidade não deve mudar. Passar das 4 mortes dentro de um jogo, significa que tem muito o que melhorar ali.
Quem não arrisca, não petisca
Essa é uma verdade antiga e eu preciso deixar isso claro. Não é para se tornar um jogador pacato que não faz nada. A ideia é evitar todas aquelas situações onde a morte é óbvia e você só vai para morrer, seja com o time, seja sozinho.
Em determinados momentos você vai precisar se arriscar para fazer grandes jogadas e assim pegar grandes vantagens ou nem tanto. A ideia é que você saiba avaliar quando isso é uma possibilidade e quando está apenas entregando um abate à toa.
Fazer um Triple Kill de ADC sozinho é complicado, mas se você perceber que já está depois da Fight, tem dano para matar o Talon antes dele virar em você, consegue desviar das skills do Blitz e sabe que o Dr. Mundo não vai ter dano para te matar sozinho, quem sou eu pra tirar seus méritos de Deus Kalec? Flash pra frente e boa sorte. E claro, se você fizer isso e tomar o puxão do Blitz logo em seguida, aí o erro é todo seu, lide com as consequências.
O fato é que para haver boas jogadas, precisamos nos arriscar. O único ponto é que você precisa saber calcular quando elas podem realmente acontecer, usando a sua percepção, e não se jogar quando for apenas uma “tentativa”.
Aprenda com os seus erros
Não morra pelo mesmo motivo duas vezes.
Nós precisamos estar sempre aprendendo para subir de elo, isso é essencial, então sempre que você morrer, não se conforme e tente nunca mais cometer o mesmo erro. Você provavelmente vai errar de novo, mas então continue tentando. Assim, em algum momento vai parar.
Isso é importante principalmente para erros como morrer sem usar Zhonya ou a bandana para sair de um CC. Encontre os motivos de suas mortes e tente não repetir. Quando não encontrar durante os jogos, procure no replay, isso pode ajudar muito.
Conclusão
Mortes são inevitáveis, elas vão acontecer sempre que nós cometermos algum erro, mas temos o dever de sempre tentar evitá-las e reduzir ao máximo a sua incidência. Quanto menos mortes, mais tempo passamos em jogo, ou seja, mais pressão de mapa, mais farm, mais gold e consequentemente mais chances de vitória. Trabalhe seus erros e assim será vitorioso.
Bom, Invocador, espero que esse texto tenha dado para você uma visão um pouco diferente a respeito das mortes e abates dentro dos Campos da Justiça.
Como eu disse lá no começo, se você não viu nenhum outro texto da nossa série, dê uma olhada em Como subir de Elo.
No mais, um abraço!
Heye
Imagem por: Robyn Natalie Lau
“Fazer um Triple Kill de ADC sozinho é complicado, mas se você perceber que já está depois da Fight, tem dano para matar o Talon antes dele virar em você, consegue desviar das skills do Blitz e sabe que o Dr. Mundo não vai ter dano para te matar sozinho, quem sou eu pra tirar seus méritos de Deus Kalec? Flash pra frente e boa sorte.”
Cara, isso me lembra demais uma ranked na season passada em que eu estava jogando de jinx, ja estava com IE, runnan, PD, BT e havia fechado malho congelado como último item e estava exatamente na mesma situação, tinha acabado uma TF, meu time estava praticamente todo morto, somente eu vivo, por instinto comecei a bater nos minions que estavam vindo para mim recuperar um pouco de vida, então veio o um talon louco pra me matar com yomuu ativa, comecei aquele kitting maluco sem nem piscar, nisso que matei ele veio um blitão mandando flash+grab, dei o passo para o lado e equanto matava ele veio um mundo querendo ser o herói de tudo, nisso ativei o Q, matei o blitz, voltei pra metralhadora e comecei novamente aquele kitting até ele morrer finalizando com a ult
Jogo com final fantástico esse, mas focando agora, eu preciso e muito melhorar nesse aspecto, pois em muitas partidas do gold termino com 30 kills mas morro 7/8/9x, mas uma pergunta, tipo, se eu estou de vlad contra uma lb por exemplo, eu tenho a vantagem de ter um scale muito maior que o dela, não seria vantajoso a troca de kills no caso dela gastar flash+ignite para me matar enquanto eu consigo pegar uma kill em cima dela gastando somente minha ult? Pois eu teria ainda meu combo de Flash E+R+Q quando o CD da ult resetar, enquanto ela tera o flash (apesar que sapraga não necessita tanto disso) somente daqui 5 min?
Ah, e quando terão novos conteúdos? descobri a pouco tempo o site e gostei demais de todo o conteúdo do site