FLA X KBM – CBLOL 2018 FINAL 2º SPLIT

FLA X KBM

E aí, pessoal, Zero aqui e hoje iremos falar um pouco mais sobre a final do nosso querido CBLOL, que ocorrerá no dia 07/09, às 13 horas, entre KABUM e FLAMENGO.

Hoje eu pretendo fazer uma comparação focada mais nos números lane by lane, um pouco diferente do convencional, onde foco no time como um grupo em geral. Vamos seguir assim, principalmente porque é difícil fazer uma análise precisa após tantas semanas sem assistir a Kabum e com as inúmeras mudanças de patchs desde seu último jogo!

Jisu X Zantis

Podemos perceber dando uma rápida analisada nas estatísticas dos toplaners, que o Jisu possui um caráter de suporte ao time muito maior que o do Zantins. Este último, no geral, usou mais campeões individuais, que preferem o rota a rota e o split. O top do FLA possui uma média de 5.9 assistências por partida, enquanto o da Kabum possui apenas 3.5, uma diferença considerável.

Apesar do caráter individual de Zantins, seu rota a rota no começo do jogo perde para o de Jisu, que já foi fortemente criticado no passado pela sua fraca fase de rotas. Zantins possui, em média, -171 de GOLD e -91 de XP aos 15 minutos, enquanto Jisu possui em média -81 de Gold e +80 de XP. Neste caso, apesar da proximidade dos números, vemos que o top do FLA,  mesmo dando muito do seu recurso para o time e visando auxiliar a equipe em todos os momentos, consegue também superar seus adversários na fase de rotas.

Selva

Shrimp X Ranger

Na selva, já temos algumas distinções mais aparentes, pois como podemos perceber o Shrimp é um dos grandes carregadores do Flamengo e, argumentalmente, o melhor caçador no solo brasileiro. Pode se questionar, mas suas estatísticas comprovam isso.

O Shrimp possui o maior CSM ( CS por minuto ) entre todos os caçadores de oficio (6,9 de CSM) enquanto seu oponente Ranger possui apenas 5,6.

O Shrimp é lider em quase todas as estatísticas, Gold Por Minuto, maior % de participação em kills de todos os caçadores, maior Dano Por Minuto entre os caçadores, na média de ouro aos 15 minutos também está a frente de todos os outros caçadores, na média de XP aos 15 minutos também e na média de CS aos 15 minutos também.

Já podemos perceber o brilho que ele está tendo nessa etapa, por isso coloco como um grande desafio a Kabum neutralizar o Shrimp e seu impacto na selva e nas lanes!

MEIO

Goku X Dynquedo

É interessante perceber que, na rota do meio, as estatísticas são exatamente o contrário. O meio da Kabum se consagra em todas as mais relevantes, menos a de média de assistências por partida, onde seu adversário, Goku, possui a média de 7,5 e ele apenas 5,1.

Em DPM, % de Dano, XP@15, GD@15, CS@15, e CSM, o meio da Kabum é visivelmente superior. Mas, isso se deve ao fato de que o Flamengo dificilmente foca seus recursos no Goku, o que leva o jogador a possuir um caráter mais passivo e procurar auxiliar mais o seu time do que ser um carregador primário.

Porém, isso pode ser uma desvantagem! Uma vez que o Dynquedo é um dos grandes carregadores da Kabum, esse “ponto fraco” na rota do meio pode ser explorado!

Atirador

Titan x BrTT

Nesse confronto de aprendiz e professor, imaginei que veríamos um mar de estatísticas muito próximas, mas uma em particular me intrigou, o atirador da Kabum possui em média por partida 32,1% do dano da equipe, enquanto brTT apenas 24,2.

Mas não se engane, não é o número do BrTT que é baixo e sim do Titan que é muito, muito alto. Com isso, facilmente podemos ver qual a maior arma da Kabum e seu ponto mais forte. O jovem atirador é o principal carregador do time e o ADC que dá mais dano no CBLOL, com incríveis 612 de dano por minuto.

Já na fase de rotas, o atirador do Flamego se destaca com 418 de gold a mais em média aos 15 minutos e 415 de XP a mais em média aos 15 minutos, sendo o primeiro lugar em ambas as estatísticas!

Suporte

EsA x Ryiev e Wos

É extremamente difícil julgar suportes por suas estatísticas, pois grande parte do seu trabalho é “invisível” dentro dos holofotes.

Mas, nesse caso algumas ficaram bem escrachadas. O suporte do Flamengo é líder em quase todas as estatísticas do CBLOL(entre suportes). No caso desse confronto, a única vantagem nos números está na média de assistências por jogo onde o Ryiev sai com 9.5 enquanto o EsA apenas 8.6.

Por outro lado, em todos os placares de visão o EsA esta em primeiro, visão colocada, visão retirada, placar de visão, wards por minutos, realmente um destaque!

Os números refletem o que acontece dentro de jogo!

Eu acredito veementemente que os números estudados acima dizem muito sobre como ambos os times jogam dentro da partida, seus principais carregadores e suas principais forças na fase de rotas, assim como suas estrelas. Então, já fica a dica para mantermos o olho no Titan a todo momento, no BrTT na fase de rotas e, principalmente, na SELVA!

E você, acredita que essas estatísticas são um espelho do que foi mostrado na fase de grupos do CBLOL?