Cooldown – A Melhor Forma de Ganhar Trocas

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach de LoL e hoje nós vamos falar sobre um assunto que pode mudar a sua Lane Phase, o Cooldown.

Aqui no Brasil Tempo de Recarga, o Cooldown (CD) é o tempo que os itens, habilidades e feitiços de invocador ficam inutilizados. E, como eu já falei um pouco sobre isso no texto sobre Time Awareness. hoje nós vamos dissecar este assunto que pode mudar completamente o seu jogo.

Vamos lá?

Até onde vai a Lane Phase?

Quando falamos de Lane Phase, estamos nos referindo aos primeiros 10 à 15 minutos de partida. Isto é, o momento em que todos os jogadores estão nas suas rotas, apenas farmando e tentando se matar.

Este momento clássico de toda partida, tem por objetivo permitir que cada Role¹, inclusive o Jungle e suporte, pegue o máximo de recursos que puder pelo mapa. Assim, quando o mid game chegar, vão estar fortes para acabar com a partida.

Ou seja, ganhar a fase de rotas é o primeiro passo para a vitória. E, claro, isso não necessariamente fácil. Uma das coisas que ajuda é farmar mais que o adversário, mas isso por si só já não é fácil, então conseguir um abate pode ser considerado um luxo.

E é por causa disso que estamos falando de Cooldown. A melhor forma de conseguir vantagens na Fase de Rotas, é através de trocas. Pequenas trocas ou mesmo all ins², são o que mudam a lane phase. Sem isso, ficamos apenas farmando, e o que acontece? Ninguém pega vantagem.

¹Roles são funções dentro do jogo: Top, Jungle, Mid, ADC e Suporte.

²All In é uma expressão comum no poker quando um jogador utiliza todas as suas fichas em uma rodada. No LoL é utilizada para dizer que alguém vai usar tudo o que tem para atacar.

E como o Cooldown pode influenciar a Fase de Rotas?

Imagine a seguinte situação: você está jogando contra um Blitz e ele sai correndo para cima de você, mas erra o puxão. Se ele vier para cima de novo logo em seguida, o que vai acontecer? Bem, como ele acabou de usar o puxão, ele só vai apanhar.

E é disso que estamos falando aqui. Saber ir abusar de seus inimigos quando estiverem sem suas habilidades principais.

Não é preciso saber exatamente o CD de cada habilidade, no entanto, devemos ter alguma noção. Afinal, o tempo de recarga de habilidades como Puxão do Blitz e Escudo de Feitiços da Sivir, é alto. Então, tendo uma noção de que são mais de 20s, podemos abusar disso.

Portanto, sempre que seu adversário jogar uma habilidade importante e você tiver uma brecha, ataque. Pode ser o Pulverizar do Alistar, a Bolha da Nami, a Sentença do Thresh, não importa. Ataque assim que puder.

E, claro, isso vale para todas as rotas. O Zed usou a sombra ou as Shurikens? Você pode fazer uma pequena troca sem que ele devolva dano. E isso vale para qualquer herói. Principalmente se a habilidade em questão for a Ult.

Portanto, a partir de agora, fique atento e comece a tentar gravar o tempo de recarga das habilidades mais importantes de cada herói da sua Role. Acredite, o jogo fica muito mais fácil depois disso.

Force as habilidades dos seus adversários

Esta aqui é outra dica simples, mas que faz toda a diferença. Muitas vezes você precisa que o seu adversário utilize certa habilidade antes de começar uma troca. O Pulo do Gnar pode ser um exemplo, mas como fazer ele gastar?

Bom, você pode forçar uma troca sem tentar nada de verdade, só para assustar. Pode fingir estar mal posicionado e desviar das habilidades depois que ele for para cima. Ou seja, você deve criar uma situação em que o seu inimigo precise usar aquela habilidade.

O ideal, claro, é que isso também não te custe uma habilidade importante. Afinal, se você tiver que trocar, precisar estar em vantagem ou ao menos em pé de igualdade.

Sendo assim, sempre que puder forçar seu inimigo a usar alguma habilidade essencial sem ser punido, faça. Isso vai te dar brechas para atacar.

O outro lado da Moeda

Mas, claro, isso também vale para você. Sabe as habilidades que podem virar uma troca a seu favor, como a Sentença do Thresh ou a Sombra do Zed? Você, de forma alguma, pode ficar usando essas habilidades o tempo todo, à toa. Se fizer isso, vai estar vulnerável, ou sem pressão de rota.

Então, se quer jogar em alto nível, precisa usar estas habilidades estritamente quando elas forem necessárias. E, precisa acertar, porque do contrário, elas estão sendo jogadas fora. Portanto, treine muito bem a sua mira e o seu reflexo, mas não jogue habilidades essenciais fora.

Além disso, tome cuidado para não cair em baits¹, porque se gastar as habilidades à toa, pode ter certeza que outro jogador vai se aproveitar. Isso, claro, se ele ler o Escola de Invocadores, se não, talvez ele não aproveite hehe.

¹Baits são armadilhas onde outro jogador se faz de isca para que você vá para cima e gaste habilidades ou seja morto por inimigos.

Bom, Invocador, como pôde perceber, ter os Tempos de Recarga das habilidades do inimigo em mente é algo muito importante. Assim  como não utilizar as suas habilidades à toa também. Afinal, fazer uma troca sem ter isso em mente pode ser muito ruim. Portanto, tome sempre muito cuidado!

No mais, espero que tenha gostado do texto e que ele te ajude quando o assunto for Lane Phase. Então, se realmente achar interessante, compartilhe com um amigo e, se não, deixe um comentário sobre o que eu posso melhorar!

Discord: Convite Escola de Invocadores

Página: @HeyeOficial

Grupo: Grupo Escola de Invocadores

Um abraço e até a próxima!

Comments are closed.

More in:Geral