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É possível vencer sem lutar?

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje vamos falar um pouco sobre como vencer no League of Legends!

Lutar no League é uma coisa bem comum, mas será mesmo que essa é a melhor forma de vencer partidas? Se pararmos para analisar o cenário profissional, vamos ver que existe mais de uma teoria para isso, mas na minha opinião a resposta é simples. Definitivamente não!

Vamos entender o motivo disso?

Objetivos do Jogo

Para falar disso, precisamos entender qual é realmente a coisa que te faz vencer no League of Legends. E, eu sei que pode parecer bobo dizer isso, mas para vencer precisamos destruir o Nexus, só isso. Em momento algum matar os inimigos ou lutar é um objetivo. Tudo o que precisamos é destruir a base adversária.

Para muitos jogadores pode parecer uma coisa bastante óbvia, mas a verdade é que não temos a noção real disso. Você sabe de fato para que servem as lutas no cenário profissional grande parte das vezes? A resposta é: levar objetivos. Ou seja, chegar mais perto do Nexus adversário.

Preste bem a atenção, normalmente após uma luta, um objetivo sempre é feito, seja com torres para avançar no mapa, ou com monstros épicos para ficar mais forte.

Mas então, é mesmo preciso lutar para isso?

Lutas no Cenário Competitivo

Historicamente, as regiões evoluem seu estilo de jogo e não raro algumas regiões acabam adotando um formas de jogo extremamente lentas. Isso quer dizer que eles evitam lutas ao máximo e jogam através de conceitos de macro game, ou seja, “jogam o mapa”.

Isso é algo tão comum que, principalmente na Europa de alguns anos atrás, não era raro vermos partidas com 30mins e 4 abates. Esse cenário só começou a mudar quando a Riot fez uma série de mudanças para movimentar o jogo e forçar os times a lutar, coisa que ela ainda faz com frequência, porque esse estilo de jogo continua sendo muito comum.

Portanto, se tornou função da empresa forçar os times a lutar, porque em suma, já não era mais necessário fazer isso para vencer uma partida.

Mas como fazer o mesmo?

SoloQ Nível Avançado

Bem, no cenário profissional as coisas são muito diferentes e mais complicadas, porque o outro time está preparado para você. Entretanto, na soloQ nossa de cada dia, não é nada tão complexo assim, só é preciso um pouco de treino e paciência.

Em um dos textos mais lidos do site, o “Como sair do automático“, eu falo da sua capacidade de pensar durante o jogo e você vai precisar disso se quiser ter algum resultado usando esta técnica.

Bem, vamos lá. Em 2015, após a paiN voltar do mundial, uma coisa que ouvimos muito nos áudios deles in game foi o Kami falando “calma, galera, os minions vão ganhar para a gente”. E é aqui que pensar se torna importante.

Os minions são a maior força do jogo, porque eles causam muito dano, tankam muito e nascem de 30s em 30s, ou seja, são eles que podem ganhar o jogo para você.

Apesar de no Brasil isso ser bem ignorado, na Coreia até em níveis não tão altos os jogadores já tem essa noção e usam muito bem o controle de wave e slow push. E é por isso que lá, subir de elo é algo tão… complicado.

Mas e aí, como fazer isso de fato?

O Poder das Waves

Vamos entender uma coisa chamada pressão de mapa. Na Lane Phase, todas as vezes que você avança uma wave para a torre do seu inimigo, você ganha espaço no mapa. Sabe por quê? Porque ele precisa ir farmar aqueles minions, então ele não pode te seguir nem tentar te matar. Sendo assim, o simples fato de avançar uma wave já é suficiente para que você possa sair da lane, seu jungle possa invadir a selva inimiga e seu time possa dominar a visão, por exemplo.

Essas coisas são simples, mas vamos aos poucos. Imagine que você avança a lane e todas as vezes os minions começam a bater na torre, assim como você dá alguns hits também. Aos poucos a vida dela vai descendo, descendo, descendo até que… ela cai. Então você começa a dominar a visão avançada e avançar a wave ainda mais.

Será que com um inimigo preso na T2 é mais fácil ou difícil fazer um dragão ou arauto? E se o seu bot estiver fazendo a mesma coisa?

Até agora nenhum dos dois lutou, só avançaram waves e ganharam espaços. Mas, com isso, já puderam fazer um dragão e um arauto, o jungle está com mais farm e tem controle de visão, além de duas torres. Agora já está na hora de começar a fazer o jogo rodar, não?

Por que o ADC não vai para o bot, mata só os 3 minions maguinhos da wave e sobe para ajudar o mid e depois o top? Sabe o que acontece se fizer isso? Você vai stackar uma wave. Isso significa que daqui a alguns minutos vão haver uns 20 minions batendo na T2 do bot inimigo e eles vão estar ocupados defendendo o top. E aí, amigo, os minions mostram o famoso “Unidos venceremos” e “bye bye” torre.

Ah, mas e se alguém for defender? Bom, nesse caso, vocês vão ter 5 jogadores na parte de cima do mapa e eles só vão ter 4. Sendo assim, a vantagem é sua para levar um objetivo por lá.

Da mesma forma, qual é o melhor jeito para levar um barão? Avance as waves do mid e do top, controle a visão avançada e faça. Você vai ter vantagem se tentarem contestar. Se conseguir fazer, vai ter lugares para ir, porque vai ter uma wave perto da torre do mid e do top, então vai ter torres para levar e assim por diante.

Ou seja, o jogo gira muito mais em torno da pressão de wave que os jogadores colocam do que de qualquer coisa. Jogadores que lutam muito tendem a ignorar isso e, por este motivo, tem problemas para vencer e finalizar partidas que às vezes parecem ganhas. É o caso de “esquecer o mapa”. Joga demais para si mesmo e não vê o jogo como um todo.

Além disso, temos outro ponto. A maior parte dos jogadores não sabem nem que é possível vencer o jogo dessa forma, quanto mais como fazer. Portanto, jogar assim dá ampla vantagem, mas é preciso paciência e, novamente, sair do automático.

Mas não tem nenhum porém?

Visão

Bem, eu sei que ficou parecendo isso, mas eu não disse para jogar avançado o tempo todo. Você tem uma série de questões para considerar, inclusive se você consegue avançar ou se isso não te põe em risco. Porém, uma das mais importantes é a visão.

A maior parte das match ups não são tão ruins, ao menos de início, mas se você não controlar a visão, vai receber 35 ganks em 5mins e vai estar 0/todos antes de conseguir fazer alguma coisa. Portanto, se quer jogar com pressão de mapa, wards detectoras são essenciais, assim como as normais, além de, como já disse, estar fora do automático para prestar atenção em onde o jungle inimigo está.

Sendo assim, compre wards, jogue focado e pensando no que está fazendo, porque é muito importante.

Conclusão

Jogar através de waves e pressão de mapa, sem lutar, é uma arte. É lindo de ver, juro, não tem coisa mais bonita para um coach, mas também é algo difícil. Então, ainda esta semana eu vou fazer um post específico sobre isso para ensinar várias coisas. Mas, até lá, você pode começar a aprender sozinho com o que eu já falei aqui. Tem muitos posts que podem te ajudar, como o infográfico de visão e outros, dê uma olhada!

Bem, espero que tenha entendido que nem sempre é preciso lutar para vencer uma partida.

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Um abraço e até a próxima!

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Heye
Hey, meu nome é Guilherme Thompson, mas sou conhecido como Heye no cenário. No meu dia-à-dia trabalho diretamente com jogadores de elos entre o Mestre e Challenger e, depois de vários anos como coach, criei o Escola de Invocadores para compartilhar um pouco desse conhecimento que parece tão inacessível. Afinal, só vamos melhorar o cenário quando todos se ajudarem e tiverem acesso a um conteúdo de qualidade. Espero que tenha curtido o post!

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