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Os 5 Erros que Todo Jogador Comete durante a Lane Phase

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach de League e hoje nós vamos falar dos 5 erros que todo jogador comete durante a Lane Phase.

Bom, os erros que vou te mostrar aqui podem parecer coisas pequenas, mas fazem toda a diferença entre a vitória ou a derrota do Early Game, então fica ligado no resto do texto que ele pode te ajudar muito.

Vamos lá?

1.0 – Não comprar poções

Muitos jogadores voltam da base e não levam poções para a lane porque às vezes podem comprar mais um item ou acham desperdício. Isso, no entanto é um grande erro.

Você pode achar que comprar poções é um desperdício. De fato, devemos perder uns 300 de gold ou mais por partida comprando poções e, dependendo da situação, até mais. No entanto, esse ouro não é desperdiçado.

Quando não compramos poções, ficamos desprotegidos. Isso tira a nossa possibilidade de errar na Lane, assim como nos torna vulneráveis a pequenas trocas e poke. Ou seja, se o inimigo nos pressionar, seremos obrigados a voltar.

E eu sei que muitos jogadores às vezes não pensam na possibilidade de perder a troca por estarem ganhando a lane, mas um oponente inteligente vai forçar pequenas lutas, apenas para minar a sua vida.

É uma conta simples. Se você e seu inimigo tem 800 de vida, mas ele tem 3 poções e você nenhuma, ele pode até perder as trocas, porém quando você estiver com seus 300 de vida, ele estará com perto dos 700.

Portanto, é muito importante que de agora em diante, você passe a incluir as poções nos seus cálculos. À vezes é melhor levar 3 poções e uma Ward Detectora do que um item.

Se você escolher levar o item por necessidade, mas não tiver nenhuma poção, não jogue para ficar na lane. Puxe, acabe com isso rápido e volte para comprar de novo, assim que puder. Leve um item mais barato, que seja um bota, e as poções que precisar.

Dito isso, vamos ao segundo erro!

2.0 – Voltar para a base na hora errada.

Esse é um erro crasso, mas principalmente nos elos mais baixos, acontece muito.

Sabe quando você termina de matar o seu inimigo e a wave está embolada no meio da lane, então você resolve puxar, mas logo quando você acaba chega outra e aí você se sente forçado a levar essa também, só que isso demora muito e praticamente dá tempo ou às vezes até acontece do seu inimigo voltar para a lane e você não ter ido para base ainda? É disso que estou falando.

Mas claro, existem outros erros desse tipo. Muitos jogadores vão para a base quando a lane está recuada, ou seja, com os minions do inimigo embaixo da torre, e isso também é terrível, porque te faz perder experiência e ouro.

Outras vezes o que acontece é o contrário. Acabam de matar os inimigos, tem apenas uma wave que está avançando, mas em vez de puxar a lane, deixam do jeito que está e voltam para a base assim mesmo. Conclusão: o inimigo chega a tempo e consegue farmar uma wave gigante.

Bom, como você pôde ver, este assunto é um pouco mais complexo do que parece, porque existem muitas possibilidades. No entanto, eu vou dar uma dica simples para acabar com este erro.

Se você acabou de matar o seu inimigo ou ele foi para a base naturalmente, existem duas coisas que você precisa considerar:

1º – Você tem Clear Wave?

2º – Onde e como estão as Waves?

Vamos aos poucos. Primeiro você precisa saber se o seu herói tem um bom clear wave (ps: leve a mana em consideração), por exemplo, uma Xayah consegue puxar com tranquilidade uma ou até duas waves, dependendo da situação. Já uma Ashe, nem tanto. O mesmo vale para uma Orianna ou Ryze, ao passo que um Kassadin ou Katarina não tem tanta facilidade.

Sabendo disso, você vai ter apenas um trabalho agora, ver como estão as waves. É um trabalho simples.

Olhe para a tela e veja se ela parece estar parada ou puxando ou empurrando lentamente. Se a wave estiver se movendo pouco, ou seja, quase parada, seu trabalho agora é simples. Olhe para o mini-mapa e veja onde a sua wave está. Se ela estiver chegando na lane, juntando com a outra, não faça nada, apenas volte para a base. Já se a sua wave estiver longe, isto é, ainda for demorar para chegar na lane, puxe o mais rápido que puder

No entanto, existe uma segunda possibilidade. Você olha para a wave e ela está se movendo muito, ou seja, tem um lado avançando ou recuando muito de pressa porque a wave está grande. Neste caso, você precisa levar essa primeira wave de qualquer jeito. E é agora que a parte do Clear Wave entra.

Se a sua lane estiver avançando, ou seja, a maior parte dos minions forem do seu time. Você pode levar a segunda wave para fazer o inimigo perder bastante XP e farm, e, assim resetar a lane e ganhar vantagem.

O ponto é: tendo um clear wave realmente bom, você às vezes pode até abusar e tentar avançar mais as waves antes de ir para a base, mas para isso ele tem que ser muito bom. No caso do AD isso pode estar de acordo com a ajuda do suporte também.

Existe uma regra de ouro que é a seguinte: depois que seu adversário nascer, você tem 5s para dar recall.

Vamos para o próximo!

3.0 – Dar Roaming sem ter controlado a wave.

Bom, este aqui acontece muito, mesmo em elos mais altos.

Acho que para tratar deste assunto nós podemos falar um pouco sobre a Taliyah.

Bom, nossa querida Menina das Pedras tem um kit de habilidades que faz todo sentido para ela. Provavelmente, se ela não tivesse tanta pressão de lane, seu ultimate seria inútil durante o Early/Mid Game.

Mas, por que isso?

A Taliyah tem um ultimate completamente voltado para Roaming durante o começo de jogo. Só que, para dar roaming, antes é preciso limpar a wave.

A explicação aqui é simples. Se você tentar dar Roaming sem ter controlado a Lane, seu adversário só vai ter o trabalho de empurrar e, ou você volta, ou vai perder muito xp e muito farm, sendo este um dos grandes motivos dos jogadores perderem suas rotas. Tentam gankar, não conseguem e quando voltam para a lane estão 1 level atrás.

Para sair da sua lane, primeiro você precisa empurrar a wave, deixando a rota avançada. Só assim você vai poder sair, chegar até a metade do rio e ver se o gank vai dar certo antes de ter que voltar. Se perceber que vai dar, pode continuar, se não, ainda dá tempo de voltar e não perder muito farm.

Bonus: E como assassinos estilo Le Blanc e Fizz fazem para dar Roaming se eles não tem Clear Wave e pressão de rota?

No caso da Le Blanc, que normalmente usa Teleporte, ela usa o TP na rota para chegar primeiro e ter tempo de empurrar a wave. Sendo assim, o inimigo chega na lane e precisa segurar os minions na torre antes de acompanhar o possível gank.

Já no caso do Fizz, ele precisa esperar uma oportunidade em que a Wave fique equilibrada ou avançada, seja por conta de uma troca, gank, abate, falta de mana do adversário, não importa. Mas sabendo que o inimigo não tem como puxar tão rápido, ele deve voltar base antes.

Chegando antes na lane ele vai ter tempo de puxar e sair para dar Roaming antes do inimigo chegar na lane.

Claro, um bom adversário não deve dar muitas brechas, mas, se você for um bom jogador de FIzz, vai saber criar as suas oportunidades.

4.0 – Desperdiçar Visão

Este é um outro erro que acontece muito e que custa caro.

Hoje em dia as wards já não são mais como antigamente, que se podia comprar dezenas e sair jogando pelos arbustos. Por conta disso, precisamos ser mais cautelosos em como vamos usar, se não ela se torna uma visão inútil.

Por exemplo, você está no top com a lane avançada, por conta disso, sabe que precisa wardar para ficar seguro. No entanto, o Jungle do time inimigo está aparecendo no seu mapa gankando o bot e o mid inimigo está no mid.

Existe necessidade de colocar alguma ward?

Se você respondeu “Não”, você acertou.

Você deve tentar usar as suas wards quando realmente precisar se proteger, porque neste caso, por exemplo, se você wardar enquanto o jungle inimigo está no bot, a hora que ele for top, a ela já pode ter acabado. E aí… já sabe, né?

Pois é, para evitar este tipo de situação, tente pensar um pouco se existe realmente o risco de alguém ir te gankar. Olhe para o mapa e veja se realmente existe algum risco ou se você está pondo aquela ward apenas para ver os matinhos da jungle mais claros.

5.0 – Avançar Sem Feitiços

Até em elos altos cometem este erro.

Muitas vezes você está em uma lane que tem vantagem na troca, mas por algum motivo você perdeu os Feitiços de Invocador. Até aí tudo bem, o problema é que neste caso, ninguém se preocupa se pode ou não empurrar a lane.

Bom, amigo, tenho más notícias. Empurrar a lane sem feitiços é um grande erro.

Apesar de ter vantagem, você não pode simplesmente empurrar a wave até a torre adversária. Pode ser sim que não aconteça nada, mas pode ser que o jungle do time inimigo chegue para um gank, assim como o mid ou o suporte, ou até o adc, não importa. Pode ser que alguém venha te gankar.

E aí que mora o perigo, sem feitiços, as chances de você ser pego e morto são muito grandes, mesmo estando bem posicionado. Então, não arrisque.

Se você estiver sem feitiços, se posicione da maneira correta, fique do meio para trás da lane, sempre o mais recuado possível e só avance se o seu jungle for lá gankar.

Conclusão

E bom, Invocador, acho que por hoje é isso. Esses são os 5 maiores erros que se comete durante a Lane Phase. Espero que você tenha curtido o texto e, se ele te ajudar e você achar que deve, compartilhe com os seus amigos para nos ajudar a alcançar cada vez mais jogadores.

Além disso, se ainda tiver restado alguma dúvida, pode deixar aí nos comentários que eu vou responder!

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Página: @HeyeOficial

Grupo: Grupo Escola de Invocadores

Um abraço e até amanhã!

Heye

 

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Heye
Hey, meu nome é Guilherme Thompson, mas sou conhecido como Heye no cenário. No meu dia-à-dia trabalho diretamente com jogadores de elos entre o Mestre e Challenger e, depois de vários anos como coach, criei o Escola de Invocadores para compartilhar um pouco desse conhecimento que parece tão inacessível. Afinal, só vamos melhorar o cenário quando todos se ajudarem e tiverem acesso a um conteúdo de qualidade. Espero que tenha curtido o post!

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