Caçador

A Rota da Jungle para Pegar Nível 3 em 3 Campos

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach e hoje nós vamos falar sobre algo que o Karsa, Jungle da RNG, fez durante a partida contra Vitality no dia 3 da fase de grupos do mundial.

Com o formato atual da Jungle, é necessário fazer pelo menos 4 campos para pegar nível 3, além de haver uma grande briga pelos aronguejos, que estão dando muita visão, XP e ouro. Sendo assim, a maior parte dos caçadores tem feito a sua rota dentro da selva em função deles. O que nós vamos ver agora é como o Karsa ignorou tudo isso para dar vantagem ao Uzi.

Vamos?

A Jungle

Da última vez que a Riot mexeu na jungle, a mudança foi bem grande e nós tivemos que nos readaptar. Os aronguejos passaram a dar bem mais XP e gold, além de ser um recurso de visão importante no mapa. Sendo assim, nos dias de hoje não é incomum vermos os caçadores brigando pelo monstro, que se tornou um divisor de águas para a selva no começo da partida.

Outro ponto de mudança importante foi a quantidade de XP entregue pelos campos. Atualmente a maior parte das rotas da jungle te obriga a fazer 4 campos para pegar nível 3. Isso, por si só, já atrasa bastante o começo de jogo dos caçadores, porque muitos deles precisam de 3 habilidades para poder fazer um gank efetivo. E, outro ponto importante é que, agora, quem começa atrás tem mais problemas para se recuperar. A vantagem de começar na frente está sendo bem maior do que era antigamente.

E é por todos esses motivos que o que Karsa fez foi tão interessante e abre tantas possibilidades. Mas, antes de continuar, vamos entender por que ele fez isso.

A RNG

Como um dos times mais clássicos da história, a RNG foi a casa do Uzi por muito tempo. Hoje, com ele de volta ao time, ela está sendo cotada como a grande favorita ao mundial. E, claro, isso tudo graças ao ADC, que é a grande estrela do time, mas não só.

O Uzi sempre sempre foi um dos maiores jogadores da história, um ADC brilhante, que destrói quem passa pela frente e nesse mundial ainda não enfrentou uma bot lane que se iguale. O Sneaky, tadinho, ficou até triste. Com esse gigante no bot, a equipe sempre monta um plano de jogo para rodar em volta dele. E, o que vimos hoje foi a prova de que isso vai mais longe do que parece.

Dito isso, vamos ver a jogada que demorou cerca de 1min para acontecer.

Level 3 em 1 minuto

Preste bem a atenção no Gragas e no caminho que ele faz no mapa. As Acuaminas nascem aos 01:30. Aos 02:30 ele já está nível 3 e aos 02:48 já saiu o First Blood no bot. No momento em que o Thresh morre, os Kindred nem pegaram nível 3 ainda. Dá uma olhada.

Bem legal, né? A rota foi Acuaminas > Red > Krugues. Aos 02:30, antes de terminar o último campo, ele já estava nível 3.

Isso só é possível porque os Krugues são o campo que está dando mais XP na jungle. Ele é o único que destoa, porque também é o mais demorado para se fazer, além de dar muito dano. Ou seja, fazendo ele você consegue chegar nível 3 com apenas 3 campos.

Mas ok, o que essa rota tem de bom? Como você pôde ver, o Gragas pegou nível 3 antes das lanes. Ele era o jogador com mais nível, no momento do gank e isso é muito forte, porque você ganka uma lane estando muito à frente dela. Então, para muitos campeões a chance de kill é altíssima.

Só tem um problema, isso deixa a parte de cima da sua jungle completamente aberta, então vamos falar sobre os lados positivos e negativos dessa tática.

Vantagens e Desvantagens

Como os Krugues ficam do outro lado do mapa, demoram e te deixam com pouca vida e mana, você acaba não tendo muito como contestar o seu blue, caso seu adversário invada. Então, se torna uma faca de dois gumes. Você pode usar para dar snowball no bot ou no top, mas isso pode te deixar atrás do seu adversário. Sendo assim, é perigoso utilizar essa estratégia aleatoriamente.

Por outro lado, do lado vermelho do mapa, é possível que se use dela até para fazer uma invasão ao invés de gankar top. Se estiver com um campeão que faça a selva com velocidade, como um Xin Zhao, por exemplo, pode fazer os 3 campos e tentar invadir o blue inimigo. Assim, se tudo correr bem, você pode pegar uma kill e a jungle inimiga, mas não é certo, porque depende do caminho que ele vai fazer. Ou seja, novamente uma faca de dois gumes.

A grande questão mesmo é você conseguir vantagem para uma rota com um gank certeiro. Então, é bom se assegurar de que o gank não vai falhar, porque, se errar, pode acabar ficando atrás.

Outro grande ponto dessa estratégia é saber se o jungle adversário vai te invadir ou não. Porque se a resposta for não, então você não perde muito em utilizá-la.

Uma forma de lidar com isso é wardar no começo do jogo para saber onde ele vai começar e, assim, se preparar. Sabendo onde ele começa e para onde vai você já sabe como reagir dependendo da situação.

Um texto relativamente curto, mas com um assunto interessante. Uma nova rota da jungle é sempre algo a se levar em conta. Sendo assim, pense bem, essa pode ser uma ótima forma de dar um gás na sua condição de vitória e, se o seu inimigo utilizar, você já sabe o que precisa fazer!

No mais, gostaria de pedir a sua opinião sobre o texto, então, se puder, deixe um comentário aí embaixo dizendo o que achou. É muito importante para nós!

Ah, e também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy