ADCCaçadorMidSuporteTop

Controle de Visão — Básico

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre Controle de Visão. Este é o primeiro texto de uma série de post sobre este tema, então, se quiser aprender mais sobre, fique ligado que logo mais terão outros.

No mais, vamos falar sobre Controle de Visão.

O que é Controle de Visão

Controle de Visão é a habilidade de posicionar e retirar sentinelas do seu adversário com o objetivo de conseguir ou negar informações sobre uma determinada área do mapa.

Isso serve para uma infinidade de situações, desde evitar um gank à facilitar uma luta em equipe.

No entanto, existe uma regra que deve ser levada em conta para que uma Ward seja considerada efetiva. Guarde isso.

Toda Ward bem posicionada deve modificar o comportamento dos jogadores de alguma maneira.

Como assim?

Pense o seguinte, ter uma sentinela avançada vai permitir que você fique mais seguro por saber que o Caçador adversário não está lá.

>> Aqui você pode ver O Infográfico Sobre Visão

Ter sentinelas no rio em um momento de luta por Dragão faz com que o seu time tenha controle da movimentação adversária. Assim, vocês não pegos desprevenidos e conseguem vencer a luta com mais facilidade.

Custo-Benefício das Wards

Aqui nós vamos entrar em um assunto um pouco mais complexo, mas eu vou não vou tratar com números. O importante é entendermos o que muda quando uma Ward é bem posicionada e como isso impacta o jogo.

Para começar, imagine o seguinte: você está do lado Azul (inferior), no Mid, e o seu Bot é formado por uma Leona e uma Tristana contra uma Vayne e uma Nami. Se tudo ocorrer bem, a Leona e a Tristana pulam na cabeça das duas e matam 25 vezes até os 6 minutos.

Porém, elas não têm visão do Caçador adversário e por isso não podem fazer a jogada.

Agora imagine que você, sabendo disso, usou a sua pressão do Mid para colocar uma Ward avançada nas galinhas da selva adversária. Assim, depois de 30s, o Caçador adversário passa por lá e vocês veem.

O que acontece?

Várias coisas, mas dá uma olhada nas mais básicas.

  • O seu Bot pode dar all in.
  • O Top laner aliado e você no Mid se preparam e se posicionam para não tomar gank.
  • O Caçador do seu time se prepara para responder um gank ou invadir a selva adversária.

E essas foram só as mais simples.

Se levarmos em conta tudo o que influencia, as possibilidades são infinitas, mas todas são positivas para o seu time.

Mas ok, quais são os conceitos que eu devo usar para wardar?

Conceitos Básicos para Wardar

Sabendo que uma boa Ward muda o comportamento do seu time, o que você vai buscar é fazer com que isso sempre aconteça.

Por exemplo, digamos que você precise ter visão no Dragão. Você vai até lá e coloca uma Ward dentro do covil, colada na parede. Essa é uma boa sentinela?

Não, definitivamente não. Ela vai ser útil se alguém começar o Dragão, mas fora isso, ela não te ajuda em nada.

Já uma sentinela no meio do rio, em frente ao pit, tem muito mais utilidade. Você ganha visão das passagens pelo rio e isso influencia a movimentação de todo o seu time.

Então, como fazer para que isso sempre aconteça?

Pague o Preço das Wards

E eu não estou falando só de ouro. Muitas vezes você deixa de colocar uma Ward mais avançada por 1 segundo a mais de movimentação. É claro, nem sempre você tem pressão o suficiente, mas acredite, colocar uma Ward mais profunda pode mudar tudo.

Colocar uma Ward recuada que só te avisa quando o Caçador adversário está indo gankar é muito menos relevante que uma mostrando onde ele está na selva.

A sentinela avançada vai te dar mais informações e com antecedência, permitindo que você tome decisões melhores do que tomaria se tivesse só 1 ou 2 segundos para fugir de um gank. Isso pode economizar seus feitiços de invocador e manter a sua lane estável, além dos outros benefícios pelo resto do mapa.

Ou seja, pague o preço, ponha a Ward um pouco mais a fundo, sempre que puder.

Coloque as Wards Sempre com um Propósito

Digamos que o Caçador adversário acabou de aparecer Top e você está no Bot. Sabendo disso, por qual motivo você colocaria uma Ward no Bot ou mesmo no Dragão?

Não tem motivo, entende? Nada de relevante vai acontecer por ali. Você deve guardar as suas Wards para os momentos em que algo importante vai acontecer.


>> Aqui você pode saber mais sobre Controle de Informações

Controle os Objetivos

Esse assunto está relacionado ao tópico anterior, mas é um pouco mais específico. Aqui nós falamos de todos os momentos decisivos do jogo.

Digamos que o Barão esteja vivo e não tenha Dragão. Onde você deve colocar as suas Wards? Exato, na parte de cima do mapa, próxima ao Barão.

Isso pode parecer bobo, mas é um erro bem frequente. Você sempre deve colocar as suas Wards em volta dos objetivos que o seu time está buscando.

Se não tem Barão, Wards em volta do Dragão. Se não tem Dragão, mas tem Arauto, Wards em volta do Arauto.

Use Wards com Consciência

Ainda batendo um pouco na mesma tecla, você precisa ter consciência do que quer fazer com as Wards que puser no mapa.

Toda Ward deve ter um motivo e você precisa pensar nele. Por que você está pondo esta Ward?

Vai colocar uma Ward no meio da lane? Por que? Para impedir que o laner adversário saia para gankar sem que você veja? Para que seja mais fácil de desviar de habilidades como o Q do Xerath?

Qual o motivo da sua Ward?

É ver a movimentação dos jogadores entrando e saindo da selva? Descobrir onde o Caçador adversário está? Se defender de um gank? Evitar um flanco? Permitir um TP do seu time? E então, por que está wardando?

Comece a se fazer essa pergunta e as suas Wards serão muito mais eficientes.

Sentinelas Detectoras (Pinks)

As sentinelas detectoras são um recurso de visão importantíssimo que você sempre deve ter ativo.

Ou seja, sempre tenha uma no mapa ou nos seus itens.

“Ah, mas vai faltar ouro para fechar tal item”.

Certo, mas o quão importante é esse item? Se ele não for extremamente essencial para você neste momento, leve a Ward.

Na verdade, comece a considerar sempre o ouro dos seus itens junto com ouro da Ward. Ela deve fazer parte das suas contas desde sempre.

Sentinelas do Amuleto

Para finalizar, tente seguir essas orientações.

Se você for Mid ou Top, evite gastar as das Wards do amuleto de uma vez. Quando você faz isso, as duas Wards acabam e você fica sem visão por um certo tempo. Este tempo pode ser devastador, então tome este cuidado.

Além disso, também não deixe que as duas Wards fiquem paradas no amuleto. Isso significa que você está perdendo tempo de uso e elas estão deixando de “gerar vantagem” para o seu time.

Sendo assim, vamos à próxima questão, quando trocar o amuleto para a Lente Detectora ou o para a Alteração Vidente (o amuleto azul)?

Quando suporte, você troca assim que completar a missão do item de Ward.

>> Aqui você pode ver A Melhor Rotação de Visão para Suportes

Já o Caçador deve trocar logo cedo para a lente, porque ele precisa dela para poder fazer os ganks e garantir que não está sendo visto.

Para o Adc, Top ou Mid, você deve pensar que, a partir dos 20 minutos de jogo, dar a cara em moitas para colocar a Ward fica perigoso, então usar a Alteração Vidente se torna muito útil. Além de que, ajuda a manter a visão no Barão.

No caso do Top laner, se estiver jogando no split push, em rota lateral, talvez seja uma boa ideia manter o Amuleto da Fada com as Wards normalmente, assim pode se proteger de ganks.

E, por fim, em raros casos onde você está com um Mid laner que jogue através de emboscadas, usar a lente detectora pode ser a melhor ideia.

Conclusão

Controle de Visão é um tema grande e complexo, mas desde o básico ele precisa ser aplicado com maestria, porque mesmo os pequenos erros comprometem o desenvolvimento da partida.

Lembrando, aqui nós só pincelamos o começo, mas nos próximos posts nós vamos tratar sobre o tema de forma mais profunda e mostrar como sair para wardar e quais as melhores Wards para cada situação.

Segue com a gente na linha de aprendizado que o seu controle de visão vai evoluir muito.

Finalmente, muito obrigado por ter lido até aqui e, se tiver alguma dúvida ou quiser pedir algum tema, deixa aí nos comentários que nós vamos responder.

No mais, um grande abraço e até a próxima!

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Heye
Hey, meu nome é Guilherme Thompson, mas sou conhecido como Heye no cenário. No meu dia-à-dia trabalho diretamente com jogadores de elos entre o Mestre e Challenger e, depois de vários anos como coach, criei o Escola de Invocadores para compartilhar um pouco desse conhecimento que parece tão inacessível. Afinal, só vamos melhorar o cenário quando todos se ajudarem e tiverem acesso a um conteúdo de qualidade. Espero que tenha curtido o post!

    You may also like

    More in:ADC