CaçadorGeral

Você vê, mas não observa

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje vamos falar um pouco sobre o Sherlock Holmes, ou melhor, controle de informações.

Imagine o seguinte. O jogo começa, você está tranquilo na sua lane, tem 3 minutos de partida e você acabou de pegar nível 3. Tranquilamente dá um passo para frente para farmar mais um minions e do absoluto nada sai um jungle para te matar. Você tenta fugir, mas estava muito avançado e acabou morrendo.

Você não tinha uma ward para botar, então não teve visão do Jungle, ou seja, era impossível prever o gank. E é agora que o Sherlock entra. Será que era realmente impossível?

Controle de Informações

Sei que este é um tema estranho para a maior parte dos jogadores que nunca teve acesso ao cenário competitivo. Porém, ele é muito importante e você que vai ver como o jogo fica mais simples quando você domina esta arte.

Controle de Informações nada mais é do que tirar conclusões através das informações que o jogo te oferece. Nem sempre são muitas informações, mas é sempre possível tirar algumas bem importantes.

Vamos falar um pouco sobre aquele gank ali de cima. Você acha que era impossível prever o gank? A grande realidade é que entre 03:00 e 03:30 é muito comum eles acontecerem. Nesse tempo o Jungle consegue pegar nível 3 e isso por si só é o motivo. Mas, tem um outro ponto ainda e ele se chama Leash.

Se você era o top laner, por exemplo, tudo que você precisava fazer era prestar atenção no Leash. Se o bot do time inimigo demorar chegar na lane, isso significa eles ajudaram o jungle. Logo, se alguém for tomar esse gank nível 3, provavelmente vai ser o top, porque caçador vai limpar a selva subindo.

Na prática, o controle de informações é você pegar cada ponta de informação que o jogo te dá (e você ignora) e transformar em algo útil.

Que Informações são essas?

Essa é uma boa pergunta a se fazer. Quais são essas informações? Quase qualquer uma, na verdade. Vou dar um exemplo simples. Se você é um suporte, entra na jungle do time inimigo para wardar e percebe que todos os campos estão feitos, o que isso significa? A resposta certa é que ele provavelmente está na parte de cima do mapa. O que você deve fazer, então? Avisar seus aliados, claro.

Talvez você esteja errado, mas a probabilidade de estar certo é a mais alta. É assim que você trabalha com o controle de informações.

Vamos ver uma outra possibilidade. Em cima do seu minimapa ou à esquerda da sua tela tem a imagem dos seus aliados com suas barras de vida e mana respectivamente. Que tipo de conclusão se pode tirar disso?

Imagine que você é um mid ou top laner. Em um momento a barra de vida do seu bot começa a descer, mas não chegam a morrer, apenas ficam com pouca vida e mana. A partir disso, se eles não forem para a base a grande chance é que o outro time comece a avançar a lane. Então, essa começa a ser uma boa hora para preparar um Roaming ou um Teleporte.

Outra (essa é manjada): o mid do time inimigo acabou de ir pegar o blue, logo o jungle está na parte de baixo da selva.

Existem muitas outras informações, praticamente tudo o que você olha no seu mapa te dá alguma coisa útil. A questão é o que o nosso amigo Sherlock nos disse.

Você vê, mas não observa

Como um grande fã de toda a obra de Arthur Conan Doyle, o escritor britânico que deu vida ao nosso querido Sherlock, acredito que essa frase encaixa tão bem quanto nenhuma outra.

A fala de Sherlock Holmes é direta. Você vê tudo o que está na sua tela, tudo que acontece no jogo, mas você não observa. Ou seja, você não conclui nada a partir disso, não entende o que elas significam. São informações vazias a não ser que você as use.

E, é por essa fala do Sherlock, que eu não posso chegar aqui e te dizer mais 300 informações e conclusões que você chega tirar delas. As informações mudam, o jogo muda, existem centenas, senão milhares de possibilidades diferentes. A questão toda é você trabalhar com elas.

Mais uma vez eu bato nessa tecla. Ao escrever o texto sobre “Como sair do Automático“, deixei claro que era um dos textos mais importantes já escritos. Isso não mudou.

Sem sair do automático, tudo que você leu aqui e agora será inútil. Você tem que pensar. Uma informação é uma informação, o que te ajuda a usá-la é o seu raciocínio lógico. É o seu pensamento. Você precisa ser calmo e ter consciência, então faça isso.

Sempre se lembre, a coisa mais importante do seu jogo é o seu cérebro. Depois vem o seus dedos.

Sei bem que é um pouco difícil visualizar tudo o que eu disse in game, mas você precisa se esforçar. Saber lidar com este tipo de coisa vai te ajudar muito e é um grande diferencial.

Desenvolver este tipo de habilidade te dá a possibilidade de jogar praticamente prevendo o que vai acontecer no jogo, que é um tópico que eu vou abordar mais para a frente. Então treine, saia do automático e tenha foco que você vai se tornar onisciente dentro dos Campos da Justiça!

Enfim, espero que tenha gostado do texto e, se gostou, deixa seu comentário aqui embaixo, vamos conversar! Pode pedir algum tipo de conteúdo ou me mandar algo que eu ainda não tenha notado. Sempre gosto de ter esse contato para saber exatamente que tipo de conteúdo produzir aqui para vocês.

Também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

No mais, um abraço e até a próxima!

More in:Caçador