Geral

Uma História Impressionante Sobre Rage!

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach de League a mais de 2 anos e hoje nós vamos falar sobre Rage, o maior erro de todo jogador.

Vamos lá?

Meu amigo Bronze

Bom, há algum tempo eu conheci um menino que estava começando a jogar LoL. Ele, na época era nível 10 e ficou encantado de poder jogar comigo, principalmente depois que soube que eu era coach e dos jogadores que eu treinava.

E eu entendo, quando estava começando, lembro de ter conhecido um jogador platina e achar que ele era um Deus. O tempo passou e hoje eu não penso mais assim. Já o meu amigo… ele ainda está nessa fase.

O menino era novo, mas gente boa e sempre me chamava para jogar. Então, com o tempo ficamos amigos e ele passou a me contar algumas das frustrações dele com a SoloQ. Todo dia a mesma coisa, chegava uma hora que ele vinha reclamar que não conseguia subir.

Acontece que até umas semanas antes da season 6 encerrar, ele era bronze 4. Sabe como é, começou a jogar tinha pouco tempo, assim que pegou nível 30 fez a MD10 e caiu no bronze 5. Jogou durante alguns meses e conseguiu subir para o bronze 4, mas ficou por aí.

De acordo com ele, era impossível subir porque todos os jogos tinham trolls e davam muito rage. Então, resolvi fazer um acordo, eu iria treinar ele por 1 semana desde que ele seguisse exatamente o que eu dissesse. E ele aceitou.

Uma semana difícil

Como nós iríamos treinar por 1 semana, teria que ser uma semana bem focada para que tivesse efeito. Sendo assim, ele passou a vir jogar aqui durante parte do dia para que eu pudesse observar.

O objetivo era fazer ele sair do bronze nesses 7 dias, e acredite, essa é uma tarefa difícil. Do Bronze 4 ao Prata 5 ele precisaria de um saldo de 25 partidas positivas. E para isso, medi que ele precisaria de uns 100 jogos. Apertado, né? Mas, possível.

Sendo assim, iniciamos e olha, ele tinha razão. E vou admitir que fiquei surpreso com a quantidade de Rage e Troll que tinha no Bronze. Foi um início complicado, mas eu pedi a ele para fazer uma coisa que mudou completamente o rumo das partidas.

Jogar sem chat

O que eu disse a ele foi que desabilitasse o chat. E isso fez toda a diferença.

Apesar de eu não ser um defensor desta ideia, porque acho que a comunicação deva ocorrer, neste caso foi necessário. Sempre que meu amigo cometia um erro, ele recebia rage, e, consequentemente, dava rage. Assim como, por outro lado, quando alguém errava, ele dava rage, e o ciclo se repetia.

Quando falei para ele jogar sem chat, isso mudou. Quando ele errava, não via ninguém reclamando. Quando alguém errava e ele só tinha a mim para reclamar e eu apenas dizia para ele focar na própria gameplay.

Acredite, os primeiros dias foram complicados, mas aos poucos ele foi se acostumando e passou a lidar com os erros naturalmente. Em vez de dar rage, ele passou a tentar se acalmar e não errar mais.

As consequências disso foram:

1 – Nos 2 primeiros dias ele passou a conseguir jogar por mais tempo sem se sentir exausto.

2 – No 3º dia o map awareness dele havia melhorado consideravelmente.

3 – No 4º dia a média de farm dele já tinha subido em 2.3/min (de 112 pra 158 aos 20mins em média).

4 – No 5º dia o KDA já tinha subido 2 pontos, a média de mortes ido de 7 para 4 e ele colocava 4x mais wards do que antes.

5 – No 6º dia ele pegou prata 5 com 63 jogos. 44/19.

Surpreendente, não?

E qual foi o papel do Coach?

É claro que depois disso vou ouvir de muita gente a ideia de que “ele tinha um coach do lado para ensinar”. E sim, é verdade, eu ajudei ele, mas tudo que eu ensinei foram coisas extremamente simples.

Ensinei o que era map awareness e falei para jogar seguro. Ensinei a focar mais no farm do que em kills e que a vitória da partida estava em fazer objetivos. Mostrei que para avançar a lane era necessário wardar. E, falei para que ele sempre ficasse tranquilo com as derrotas, pois teria uma partida depois daquela.

Pode parecer muito ou pouco, depende do seu ponto de vista, mas a questão é que enquanto ele estava dando Rage, nada disso fazia diferença. Antes de ele vir treinar comigo, eu já tinha passado tudo isso. Mas, nada mudava.

E, sim, isso é por causa do Rage. Toda vez que ele não prestava atenção no próprio erro porque estava dando Rage, ele não melhorava. E isso foi o que fez a diferença quando ele treinou aqui.

Toda vez que ele tentava reclamar comigo, eu apenas dizia para focar no jogo e nos próprios erros, e, sem o chat, ele não tinha o que fazer além de jogar.

Mas, por que isso acontece?

O Rage é uma reação emocional muito forte e isso, sem dúvida alguma, quebra seus hábitos primordiais dentro do jogo, além de cortar a sua concentração. E, aí, o resultado é o que você já sabe…

Se um bom jogador, bom mesmo, como Kami, Takeshi, Revolta, Micão ou qualquer outro, mesmo internacional está sujeito a passar por isso, nós também estamos, dentro da nossa soloQ. É o que acontece com times ou jogadores que tem um bom desempenho o ano todo e “tiltam” na final.

Claro, o tilt nesse caso não é por Rage, mas por outras emoções. No entanto, ele não deixa de acontecer.

Acredito que o caso mais famoso e conhecido deste tipo de problema, seja a KT Rolster, que mesmo com um time muito bom, não consegue vencer a SKT. Sempre que a KT vai para o quinto jogo, é possível ver na face de cada jogador que não estão bem.

E, esse é o grande motivo pelo qual se investe tanto em psicólogos quando se trata de cenário profissional. Jogadores sem capacidade de lidar com emoções podem ser muito bons, mas ter rendimentos variados.

Portanto, se quiser melhorar seu gameplay, é melhor começar a estabilizar as suas emoções.

Conclusão

Muitos jogadores acham que para melhorar no League é preciso estudar muito, focar e jogar por horas e horas. E, não se engane, isso é verdade, mas nem sempre o jogador em questão está usando tudo o que sabe. Ou seja, ele joga, mas só faz 50% do que poderia fazer.

Então, se você quer subir de elo, a primeira dica que eu te dou é não dar Rage. E, claro, aprender a lidar com o Rage que você recebe. A minha forma de lidar com isso é usar o humor amigável, mas essa é uma coisa muito pessoal.

Não importa como, tente amenizar as suas emoções dentro de jogo. Quanto mais emocional, menos concentrado.

Bom, Invocador, eu fico por aqui, mas espero que você tenha gostado do texto! E, se gostou, compartilhe com seus amigos que também querem subir de elo. Quanto mais gente jogando bem, melhor!

Ah, e, caso ainda tenha alguma dúvida ou sugestão de texto, pode deixar nos comentários que eu vou responder!

Por fim, Invocador, eu gostaria de te convidar para curtir a minha página e entrar no grupo do Escola de Invocadores.

Discord: Convite Escola de Invocadores

Página: @HeyeOficial

Grupo: Grupo Escola de Invocadores

Um abraço e até a próxima!

Heye

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0
Heye
Hey, meu nome é Guilherme Thompson, mas sou conhecido como Heye no cenário. No meu dia-à-dia trabalho diretamente com jogadores de elos entre o Mestre e Challenger e, depois de vários anos como coach, criei o Escola de Invocadores para compartilhar um pouco desse conhecimento que parece tão inacessível. Afinal, só vamos melhorar o cenário quando todos se ajudarem e tiverem acesso a um conteúdo de qualidade. Espero que tenha curtido o post!

    You may also like

    Comments are closed.

    More in:Geral