DicasSuporteTop

5 Dicas para Vencer jogando de Tanker

Olá, Invocador, eu sou o Heye, sou Coach e hoje eu vou te dar 5 dicas para vencer jogando de Tanker!

Quando a gente fala em carregar uma partida, nos vem a cabeça campeões como um Twitch, Fiora, Kai’Sa, entre outros. Entretanto, um Malphite tem cara de ser bem mais forte, não acha? Ok, desculpe a piada. Hoje eu vou te mostrar que jogar de tanker não tem que significar ser um escravo.

Um bom escravo?

Principalmente quando eu estava trabalhando em organizações, esta era a frase que eu mais ouvia: “Não aguento mais jogar de escravo, por favor, me dá outra coisa”. É algo que todo top laner diz em algum momento da vida. É o que, para muitos, significa jogar com tankers, mas vamos desmistificar isso.

Você tem sim que ajudar o seu time e jogar em volta de outros jogadores, mas isso não significa que você não tem autonomia, pelo contrário. Você pode sim ser o jogador decisivo e eu vou te mostrar como fazer isso.

Vamos às dicas!

1 – Não perca a Lane

Eu não sei por que, mas vejo muita gente com a ideia de que não precisa vencer a lane. Se você pensa isso, está errado, meu amigo. Tankers são campeões que talvez não tenham tanta força de troca no Late Game, mas no Early eles são bem equilibrados. Um Ornn consegue brigar com muitos tops, assim como um Sion, então não se dê por vencido desde o começo.

Um ponto importante é saber que tankar também é vantagem. Se você fica muito parrudo logo de começo, dificilmente o inimigo vai te matar. Ele precisa de itens para isso, ele precisa crescer. Você, por outro lado, fica bem tanker bem rápido desde que não comece perdendo.

Ah, o Farm é muito importante, não se esqueça disso. Para tankar você precisa de itens. É normal perder recursos depois, porque você joga mais o mapa que o seu inimigo, mas só depois. O começo tem que ser equilibrado, se não de que adianta um tanker sem itens para tankar?

2 – Dê “Roaming”

Depois de um certo ponto do jogo, se manter na rota é perder tempo. Tanker são os heróis do nível 6. A partir desse ponto eles fazem a mesma coisa independente do momento do jogo. Seja com 10, 30 ou 60 minutos de partida, um Ornn vai fazer a mesma coisa desde que esteja com sua ultimate.

O mais interessante disso tudo é que as pessoas vêem como um lado ruim, mas não é. Os tankers, para compensar a sua falta de talento para as trocas 1×1 costumam ter habilidades muito fortes para lutas. Ou seja, não tem por que você se segurar. Ficar muito tempo na lane é bom para Carrys, não para tankers.

Um TP no flanco para acompanhar uma troca, um Gank chegando por trás. Nenhum campeão nível 6 tem um ult tão impactante quanto um Malphite, Ornn ou Maokai. Olha o que esses campeões são capazes de fazer! Ao mesmo tempo, uma Fiora não consegue fazer nada nesse comecinho de jogo.

PS: acho importante frisar que não estou dizendo para largar a lane, mas sim para aproveitar oportunidades de forçar o seu inimigo e fazer objetivos. Avançar uma rota e sair da lane, para você, vai ser algo muito vantajoso, mas a dica número um permanece. Você precisa de recursos, vulgo XP e Ouro, então não largue a rota para lá. Um Carry free farm também é um problema.

3 – Não demore para vencer

Apesar de você se tornar uma pedra, alguns campeões crescem mais que você, como é o caso das nossas amigas Kai’Sa e Vayne, por exemplo. Elas, sem dúvida, são os melhores exemplos de campeões que crescem e depois desfazem os tankers como se fossem de papel (Olá, Kog). É triste, de fato, então é melhor se prevenir.

Sempre tome cuidado ao jogar contra um hyper carry. Você precisa vencer antes que ele vire um monstro. E, vou te dizer, esse é um erro que muitos jogadores cometem, então não se deixe levar. Está de tanker? procure oportunidades de fazer objetivos, avance. Você é a front line, você tem que ir na frente, você é quem aguenta botar a cara, então você chama o seu time. Lembre-se disso.

4 – Procure lutas

Para a grande maioria dos tankers, a incapacidade de trocas 1×1 é compensada com uma ótima Team Fight. Um Malphite acertando 4 ~ 5 na ult é capaz de acabar com uma TF, assim como um Sion fazendo um Engage lá Sibéria até a base inimiga também. Ou seja, lute.

Você não foi feito apenas para se fingir de estátua na frente do seu adc. Seu papel é procurar as jogadas corretas para fazer uma boa luta e ganhar para o seu time. Pense assim, o que uma Fiora faz em uma luta 5×5? Nada, ela só morre. Um Maokai para o time inimigo todo e ainda trava, de novo, alguém que tentar pegar o ADC dele.

5 – Se posicione corretamente

Existe um termo chamado triangulação, que é muito importante para o cenário competitivo quando falamos de lutas. A ideia é que você e outro tanker do seu time estejam sempre à frente do seu adc e ele, que atrás, seja a ponta de um triângulo. Para ficar mais visível, dê uma olhada nessa jogada do Uzi:

Perceba como o Galio se posiciona a todo momento tampando a passagem do Alistar e Urgot para que a Vayne consiga bater livre. E, quando o Tahm Kench percebe que o Uzi está atrás junto com Xiaohu tentando bloquear os dois, ele volta e tenta ganhar tempo também.

Enfim, a ideia é fazer uma espécie de escudo de corpo com dois tankers para dar o espaço que o ADC precisa para bater. Claro, se não tiverem dois, fazer o que, né? Aprenda a se posicionar de modo a deixar o seu adc livre para bater, assim você ganha tempo e ele acaba com a luta.

Vencer com tankers é uma arte. Poucos jogadores sabem realmente como impactar o jogo com eles. Mas, eu posso dizer com segurança que, um tanker bem jogado pode ser melhor do que muitos carregadores. Então, não tenha preconceito, adicione alguns a sua champion pool.